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segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Economia: Pesquisa revela hábito de compras da classe média paulistana

Segundo a pesquisa, 14% dos entrevistados vão gastar o dinheiro extra  do salário a mais para compra de presentes


Luís Alberto Caju


 O natal está cada vez mais próximo e para entender o consumidor paulista, a Hibou empresa de pesquisa e monitoramento de mercado, realizou uma pesquisa feita em campo e online, com 540 pessoas da classe média paulistana (BC), entre os dias 2 e 5 de dezembro em toda a capital de São Paulo. “A idéia desta pesquisa era entender como o paulistano está vendo este final de 2013, o que fará com o 13º salário e como as comemorações afetam o seu bolso”, explicou Lígia Mello, sócia da Hibou e Coordenadora da Pesquisa.

 Segundo o estudo, em relação ao 13º Salário, o paulistano está se segurando mais. A primeira pergunta da pesquisa era sobre o 13º salário. 20% dos entrevistados responderam que irão quitar dívidas em atraso. Já 15% irão viajar e curtir, seguido de 14% que preferem usar o dinheiro a mais para equilibrar as finanças e comprar presentes agora no final do ano (14%). Apenas 1% investirá em rendimentos bancários ou próprios. Outro dado importante é que 39% dos paulistanos pretendem gastar¼ do 13º em presentes, bens de consumo da época e festas de fim de ano.

Quanto à quantidade de pessoas que serão presenteadas este ano, 11% dos entrevistados não pretendem presentear ninguém, 35% presentearão até três pessoas, 29% até cinco pessoas, 16% até 10 pessoas, já 6% deles presentearão 15 pessoas e apenas 3% devem presentear mais de 15 pessoas. 

“Percebemos que a forma de presentear do paulistano está mudando, optando por produtos melhores a simples lembranças, mas, ao mesmo tempo, ele está sendo mais seletivo na lista de presenteados, diminuindo assim o número de presenteados”, diz Ligia. “No início de dezembro, 51% dos entrevistados disseram que já haviam comprado ao menos um presente de natal, reforçando que 11% deles não comprarão nenhum presente,” complementou Lígia.

                                                              Hora das compras
 Neste natal as “lembrancinhas” de menos de R$ 30,00 perderam a força de consumo. Apenas 7% dos entrevistados gastarão entre R$ 10,00 e R$ 30,00. Por outro lado, 65% comprarão presentes entre R$ 30,00 e R$ 100,00. Com relação ao vale presente, os paulistanos são categóricos: 43% acham totalmente impessoal para se presentear e 31% dos presenteados pensam a mesma coisa.

 “Estávamos também curiosos para sabermos para quem seria o presente mais caro, e vimos que, o namorado/a marido/esposa é a preferência dos paulistanos (35%) seguido de filhos (20%) e mãe (11%)” descreveu.

Com a praticidade da internet ficou mais fácil e cômodo comprar sem sair de casa, presentes, ingressos, vestuário e outros. No entanto, ainda tem muito paulistano que duvida principalmente da entrega e prefere por isso comprar em loja física. “Em nossa pesquisa observamos que 33% pretendem comprar ao menos um presente pela internet, já 36% garantem que não comprarão nenhum via web e 31% ainda estão bem indecisos se vão ou não arriscar” explicou.

 ”Vale reforçar também que as entrevistas de rua são essenciais para sairmos do viés da web”, enfatizou. Independente do local de compra, 65% dos entrevistados pagarão à vista (débito/ dinheiro), 12% a vista no cartão de crédito e apenas 23% irão parcelar suas compras no cartão de crédito.

 “Isso nos mostra claramente a preocupação do paulistano em não gerar novas dívidas para o início do ano que vem” completa Ligia.

Sobre o tipo de produtos a serem adquiridos, roupas e brinquedos aparecem com 60 % e 40% de intenção de compra, liderando o ranking. Livros e eletrônicos aparecem logo em seguida com quase 30% (eletrônicos) e 32% (livros).

                                                              Promoções
 As promoções de Natal que informam as reduções de preços parecem não estar convencendo mais, pois 49% não acreditam que há de fato uma redução, 15% dos entrevistados acham que os descontos oferecidos não passam de 15%e apenas uma minoria de 7% acredita que as promoções oferecem descontos efetivos ente 25% e 50%.

Nesta época do ano também, a maioria dos shoppings realiza promoções com brindes e sorteios, e observou-se que apenas 29% dos entrevistados se deslocam até o local caso seja de interesse o brinde oferecido. A maioria com 52% garantem que este formato de estímulo não os motiva a visitar um shopping. “Um dado que achamos interessante é que 57% das pessoas preferem brindes ao invés de concorrem a um sorteio, por exemplo, de carro ou viagem ao final da promoção do Shopping. É a certeza real do benefício adquirido” disse.

                                                              A Comemoração
 A noite de 24/12 é uma data especial no calendário da grande maioria dos paulistanos e brasileiros em geral. Na pesquisa, 71% dos entrevistados irão comemorar com um jantar especial entre família. 18% terão um almoço especial e 11% afirmaram que não comemoram a data.

 Além da celebração em si, foi perguntado qual é o significado do natal para o paulistano. 64% disseram ser uma festa para reunir a família. Já para 17% significa uma celebração religiosa, seguido de 9% que acreditam que é apenas uma data comercial. “Perguntamos também se o paulistano vê o próximo mais feliz e solidário nesta época do ano e notamos que 40% acreditam que algumas pessoas mudam e 32% afirmaram que a maioria fica sim de fato mais gentil e solidária no natal” ressaltou Lígia.


 Ao final da pesquisa foi questionado a todos, se hipoteticamente, o paulistano pudesse pedir ao Papai Noel que solucionasse um problema do País, qual seria. A maioria com 31% pediria para que resolvesse a Saúde, seguido de Educação (28%), Segurança (18%), Corrupção na política (14%) e desemprego (4%). Trânsito e moradia apareceram também com 3% e 2% respectivamente.

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