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Radiografia da Notícia
* Empresa de tecnologia aumenta vendas para 46,6 bilhões de euros (2022: 43,8 bilhões de euros) e atinge metas financeiras fixadas para 2023
* O EBIT ajustado é de 2,4 bilhões (2022: 2,0 bilhões). A margem do EBIT ajustado é de 5,1% (2022: 4,7%)
* Em 2023, a ZF reduz dívidas líquidas e emite com sucesso títulos de cerca de 2,4 bilhões no mercado de capitais
Redação/Hourpress
A empresa de tecnologia ZF Friedrichshafen AG atingiu os seus objetivos financeiros definidos para 2023. No meio de uma economia global altamente volátil, a empresa aumentou as suas vendas em 6,5%, para 46,6 bilhões de euros (2022: 43,8 bilhões de euros). O EBIT ajustado chegou a 2,4 bilhões de euros (2022: 2,0 bilhões); a margem EBIT ajustada foi de 5,1% (2022: 4,7%). Com base em um desenvolvimento positivo do fluxo de caixa livre no segundo semestre do ano, a ZF liquidou dívidas de cerca de 2 bilhões de euros e reduziu a dívida líquida em 400 milhões de euros, para menos de 10 bilhões de euros.
“2023 foi um ano de decisões abrangentes para a ZF: realinhamos o curso de transformação da empresa e nos concentramos na competitividade e na lucratividade”, disse o CEO da ZF, Dr. Holger Klein, ao apresentar o balanço patrimonial em Friedrichshafen, Alemanha. “Graças ao grande comprometimento de toda a equipe ZF, atingimos nossas metas financeiras. Continuaremos agora neste caminho. 2024 será um ano de implementação e definiremos o rumo para obtermos mais foco, eficiência e competitividade”.
Como mencionou Klein, algumas decisões importantes foram tomadas em 2023. Uma delas foi a preparação da fusão entre a Divisão de Tecnologia de Chassis para Carros de Passeio e a Divisão de Sistemas de Segurança Ativa na nova Divisão de Soluções de Chassis, que ocorreu no dia 1º de janeiro deste ano. Adicionalmente, foi iniciada o reposicionamento da Divisão de Sistemas de Segurança Passiva. “Esta ação está progredindo bem”, disse Klein. “Estamos estudando opções para seu desenvolvimento futuro, que pode incluir uma venda total ou parcial ou um IPO”. Outro passo importante foi a fundação de uma joint venture para sistemas de chassis de carros de passeio, a ZF Chassis Modules GmbH, com a Foxconn, o maior fabricante mundial de eletrônicos.
Mundial
A decisão de abster-se de desenvolver shuttles autônomos e, em vez disso, concentrar-se como fornecedor premium de tecnologias de direção autônoma e serviços de engenharia também foi inovadora para a orientação de longo prazo do Grupo. “Este tipo de decisão permite à ZF agir a partir de uma posição sólida e continuar a implementar a sua estratégia”, explicou Klein. “Nosso amplo portfólio nos permite investir especificamente em áreas lucrativas de crescimento e mobilidade elétrica, dependendo da demanda do cliente, para fornecer produtos para acionamentos totalmente elétricos, híbridos e convencionais”.
Para se tornar ainda mais competitiva a nível mundial, a ZF utilizará programas de desempenho e se concentrará ainda mais fortemente na melhoria da sua situação e estruturas de custos. Até ao final de 2025, a base de custos deverá ser reduzida em 6 bilhões de euros em todo o grupo. Cinco áreas principais contribuirão com medidas para atingir esta meta. Elas incluem a geração de efeitos de preços na compra de materiais, o aumento da produtividade e a melhoria dos custos de investigação e desenvolvimento, bem como a estrutura de custos nas funções corporativas e uma revisão detalhada dos investimentos para a sua utilização pretendida. “Esta base de custos mais reduzida nos coloca em uma posição de força para enfrentar a transformação futura em direção à mobilidade elétrica na segunda metade desta década e no longo prazo”, disse Klein.
Grupo desalavancado – títulos recém-emitidos em demanda
No ano fiscal de 2023, a ZF alcançou vendas do Grupo de 46,6 bilhões (2022: 43,8 bilhões), um aumento de 6,5% em comparação com o valor do ano anterior. O crescimento orgânico foi de 9%, com a diferença principalmente devido aos efeitos cambiais. Com um crescimento orgânico das vendas de cerca de 20%, para 8,7 bilhões de euros (2022: 7,5 bilhões de euros), a Divisão de Soluções para Veículos Comerciais superou o desempenho do mercado global de veículos comerciais, que cresceu 15% no ano anterior. A região que obteve maiores vendas foi novamente a Europa, com uma quota de 44%, seguida pela América do Norte, com 28%, e pela região da Ásia-Pacífico, com 24%
O EBIT ajustado do Grupo ZF totalizou 2.367 milhões de euros (2022: 2.038 milhões de euros), o que corresponde a uma margem EBIT ajustada de 5,1% (2022: 4,7%). O fluxo de caixa livre ajustado para atividades de fusões e aquisições foi de 1.382 milhões de euros (2022: 544 milhões de euros). A dívida líquida chegou ao montante de 9.982 milhões de euros (2022: 10.378 milhões de euros) no final do ano passado; o índice de patrimônio diminuiu de 22,1 para 19,7% em comparação com o ano anterior, principalmente devido a efeitos cambiais e de avaliação negativas.