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segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Saúde: Na geriatria, a teleconsulta surpreende médicos e pacientes

 


Ela tem se revelado um recurso que vai além de contribuir com a necessidade de isolamento social

Redação/Hourpress

 Cerca de 30% da carteira de vidas da Conexa Saúde, maior plataforma independente de telemedicina do Brasil, são de pessoas com idade acima de 65 anos. Isso representa um total de 1,2 milhão de pessoas que têm a sua disposição a possibilidade de usufruir de uma teleconsulta. Um benefício importante, principalmente, em tempos de pandemia do novo coronavírus e da necessidade de isolamento social desse grupo de alto risco para Convid-19.

Usuária da plataforma da Conexa Saúde, a médica geriatra do Hospital Santa Paula, Maristela Soubihe, atende em seu consultório pacientes entre 50 e 99 anos e avalia que a teleconsulta, diferentemente do que muitos podem pensar, contribui para aproximar ainda mais médico e paciente. “Eu fico mais disponível em termos de horários e tenho contato mais vezes com meu paciente, o que em geriatria é de extrema importância. Também posso atender situações de urgência de maneira mais rápida e segura se estou fora do consultório”, afirma.

“Com a teleconsulta, eu entro na casa do paciente”

A médica tem atendido cerca de metade de sua clientela por teleconsulta durante a pandemia e aponta outros benefícios da tecnologia, além da contribuição com o isolamento social dessa população em tempos de pandemia. “Em uma teleconsulta eu entro na casa do paciente e posso ver a caixinha do remédio, o chinelo que ele usa, o travesseiro e a cama que ele dorme. Dados importantes no cuidado do idoso”, afirma. Nas consultas presenciais, informações como essas, explica a especialista, são descritas e sempre carregam subjetividade.

Sobre dificuldades com a tecnologia, Maristela diz que podem existir e são mais frequentes na faixa etária a partir dos 70 ou 75 anos ou de um paciente mais debilitado. Nesse caso, o idoso pode precisar de ajuda de um familiar ou do cuidador para baixar o aplicativo, inserir senha e fazer a chamada. No entanto, esse seria o paciente que em uma consulta presencial estaria acompanhado de alguém.

Mas a dificuldade de lidar com a tecnologia está longe de ser regra entre os idosos. Há pessoas como Wilsonia Mesquita Andrade Alves, 73 anos, que já em sua primeira experiência com teleconsulta passou a ser defensora da facilidade. Moradora da cidade de Guarullhos (SP), ela conta que foi avisada pelo seu convênio durante a pandemia sobre a possibilidade da teleconsulta por meio do aplicativo da Conexa Saúde. “Fiquei curiosa e assisti o vídeo com o passo a passo e já treinei”, diz.

“Um anjo da guarda no celular”
Dias depois, em casa acompanhada do marido que é idoso e tem problemas de saúde, Wilsonia começou a sentir uma forte de ouvido. “Se não tivesse o aplicativo eu teria que ir até ao atendimento mais próximo de meu plano de saúde que fica no bairro de Santana, em São Paulo”, diz. Decidiu testar o aplicativo. Ela conta que foi rapidamente atendida por vídeo no celular por uma profissional de saúde que fez uma série de perguntas sobre seu estado e na sequência passou para a médica otorrinolaringologista. “Fui atendida com o mesmo cuidado e atenção de uma consulta presencial. Além de perguntar sobre sintomas, histórico de saúde, pediu para pressionar as regiões que estavam com dor e explicar a sensação”, explica.

Segundo Wilsonia, a médica prescreveu um medicamento para pingar no ouvido, mandou a receita digital pelo celular e ficou de ligar em dois dias para ver como ela estava passando. Entre a consulta, a compra do remédio e sua medicação foram apenas duas horas e a noite, a paciente já estava sem dor. Dois dias depois, conforme combinado, Wisonia recebeu a ligação da médica. “Fiquei maravilhada com a facilidade da tecnologia e a qualidade do atendimento. Para nós que temos mais idade é como ter um anjo da guarda no celular”, conta.

Sobre a Conexa Saúde

Maior plataforma independente de telemedicina do Brasil, a Conexa Saúde foi fundada no Rio de Janeiro em 2016, como uma clínica de saúde voltada à atenção primária. Em 2017, reformulou seu modelo de negócios e adotou a telemedicina, com uma plataforma digital que promove a conexão entre pacientes e profissionais de saúde. Por meio dessa tecnologia, implementa serviços de saúde a distância, obedecendo protocolos médicos e de segurança da informação de alta confiabilidade. A empresa tem como missão revolucionar o acesso à saúde, tornando a jornada e a experiência do paciente mais fácil, segura e humanizada.

Artigo: Estresse e ansiedade na pandemia podem causar bruxismo

 


O aperto e o ranger dos dentes ocorrem normalmente durante o sono 

*Dra. Caroline Castilho

Em situações de estresse, o corpo humano reage de distintas maneiras e o bruxismo pode ser uma delas. Durante a pandemia da Covid-19, essa síndrome que causa o ranger e aperto dos dentes, normalmente durante o sono, se tornou comum, mas longe de ser um sintoma da doença causada pelo novo coronavírus. “Todos estamos em situações de ansiedade e estresse com o que está ocorrendo no mundo e desenvolver o bruxismo por estresse é comum”, explica a ortodontista Caroline Castilho, de São Paulo.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), 40% dos brasileiros sofrem de bruxismo, condição que afeta adultos e crianças. Além do ranger e apertos, a condição pode resultar ainda em quebra dos dentes, enxaquecas e dores na mandíbula, ouvidos, pescoço e nas articulações do rosto. “Além disso, problemas gengivais e ósseos também podem ocorrer. Há também relatos de zumbidos nos ouvidos”.

Segundo a ortodontista Caroline Castilho, o tratamento clínico do bruxismo é simples, como o uso de placas de proteção dentária usada durante o sono, eletroestimulação, remédios musculares e, em casos graves, aplicação de botox para relaxar a musculatura facial. “A placa é a maneira mais usual em adultos e crianças e normalmente já causam o conforto e diminuição das dores. Ocorre que muitos pacientes não procuram ajuda no começo dos sintomas e os casos se agravam para dores intensas, para isso, técnicas com botox e estimulação mecânica ajudam a aliviar os sintomas”, ressalta Castilho.

Mas como prevenir o bruxismo? Por se tratar de uma síndrome relacionada normalmente ao fator emocional humano, manter o corpo e mente ativos para evitar estresse e ansiedade são as melhores formas. “O bruxismo está intimamente ligado ao funcionamento do corpo e da mente. Sabemos que na época em que estamos é mais difícil se manter saudável psicologicamente, mas fazer exercícios físicos, meditar, se desconectar um pouco do celular e das notícias, fazer terapia, entre outras ações, nos ajudam a desestressar e sentir menos impactos negativos”, finalizou.

Dra. Caroline Castilho, referência em cuidados e tratamentos estético faciais, a Dra. Caroline Castilho é cirurgiã dentista há mais de 15 anos. Com ampla experiência, a especialista é graduada em Odontologia pela Universidade Paulista, possui formação técnica em prótese dentária e tem o título de Especialista em Ortodontia pela Universidade São Leopoldo Mandic. .




Geral: Novos tremores de terra são registrados no Interior da Bahia

 


O abalo sísmico mais forte atingiu magnitude 3.5 na escala Richter


Agência Brasil 

A terra voltou a tremer no interior da Bahia, na madrugada de hoje (31). Segundo o Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN), o abalo sísmico mais forte registrado esta madrugada atingiu magnitude preliminar 3.5 na escala Richter, e foi sentido em várias cidades do Vale do Jiquiriçá, principalmente na cidade de Amargosa, próxima à qual ocorreu o epicentro do terremoto.

De acordo com a diretora de Comunicação da prefeitura de Amargosa, Gabriela Andrade, a recente sucessão de tremores deixou os cerca de 38 mil moradores da cidade alarmados. “Tá todo mundo muito assustado. E é difícil tranquilizar a todos, já que nem os especialistas sabem se isso vai continuar acontecendo”, disse a diretora à Agência Brasil.

Segundo Gabriela, apesar do susto, não há registros de feridos ou desalojados. “Na zona rural, alguns imóveis sofreram rachaduras, inclusive uma igreja do distrito de Corta Mão, mas nenhum deles corre risco de desabamento ou precisou ser condenado”, disse a diretora, acrescentando que o tremor foi mais intenso no distrito de Corta Mão, a cerca de 18 quilômetros do centro da cidade.

Vale do Jiquiriçá

Uma sequência de tremores de terra já tinha assustado moradores do Vale do Jiquiriçá e do Recôncavo Baiano na manhã deste domingo (30). De acordo com o LabSis/UFRN, o sismo de maior magnitude ocorreu às 7h44 de ontem (30), e atingiu 4.6 na escala Richter, sendo sentido até mesmo em Salvador.

Segundo o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), em 2018 e 2019 foram registrados nove tremores de terra nessa mesma região da Bahia, o que revela “um histórico significativo de sismicidade no Recôncavo Baiano”. Já o LabSis/UFNR informou que o evento mais antigo que se tem notícia nessa região ocorreu em dezembro de 1899, quando foi registrado um tremor de magnitude estimada 3.5.

“Esses nove episódios se concentram em três períodos distintos”, disse a diretora de Comunicação da prefeitura de Amargosa. “Mas não é uma coisa comum e as pessoas ainda ficam assustadas. Principalmente porque sempre ouvimos dizer que não há terremotos no Brasil. Então, isso, para as pessoas, é uma novidade”, acrescentou Gabriela, garantindo que a prefeitura vem procurando manter a população informada sobre a situação, principalmente para evitar a propagação de boatos e notícias falsas. Ela disse que especialistas da UFRN conduzirão um estudo na região.

Em nota, os especialistas do Centro de Sismologia da USP explicaram que, como o Brasil está no meio de uma placa tectônica, terremotos de maior magnitude são “extremamente raros”. Mesmo assim, a movimentação desta chamada Placa Tectônica Sul-Americana causa grandes pressões em seu interior, forçando novas acomodações da matéria que forma este bloco rochoso.

“Como em sismologia é impossível fazer previsões, não é possível saber se esses eventos vão ficar circunscritos às proximidades de Amargosa ou vão iniciar um novo ciclo de intensa atividade sísmica nessa região da Bahia”, apontam os especialistas.

Sergipe

Moradores de Canhoba, em Sergipe, também relataram ao Laboratório Sismológico da UFRN que sentiram a terra tremer durante a noite deste domingo (30). Ao menos oito eventos sísmicos foram registrados por estações da Rede Sismográfica Brasileira. O maior deles atingiu magnitude preliminar de 1.8 na escala Richter.

A prefeitura de Canhoba informou à Agência Brasil que, até o meio-dia, não tinha recebido qualquer informação de tremores na cidade.

Nordeste

Tremores de terra de baixa magnitude foram registrados ao longo da última semana em diversos locais da Região Nordeste. Ontem (30), por volta das 5h23, foi registrado um abalo sísmico de magnitude preliminar 2.2 na região de Pedra Preta, no Rio Grande do Norte. No último dia 17, outro tremor, de magnitude preliminar 1.8, já tinham sido registrado na mesma localidade.

Na quinta-feira (27), o Labsis/UFRN registrou quatro tremores de terra na região do município pernambucano de Caruaru. Os primeiros eventos, que ocorreram pela madrugada, tiveram suas magnitudes preliminares calculadas em 1.9 (às 3h01) e 1.8 (3h19). Houve um terceiro episódio perto das 8 horas e um quarto tremor às 20h11.

Nas primeiras horas da quarta-feira (26), um tremor de magnitude preliminar 1.6 foi registrado na região da Serra da Meruoca, no Ceará, atingida por pelo menos um outro tremor posterior. E perto das 14h47 do mesmo dia, estações sismográficas registraram um outro tremor próximo à cidade de Tejuçuoca (CE), com magnitude preliminar de 1.7 na escala Richter.

Geral: Covid-19 derruba consumo de chocolate no Brasil

 


Porém número de consumidores permanece o mesmo do ano passado


Agência Brasil

O volume médio de chocolate consumido por domicílio no Brasil atingiu 3,8 quilos(kg) no primeiro semestre deste ano, queda de 11,8% em relação aos seis primeiros meses do ano anterior, em decorrência da redução do consumo fora do lar, provocada pela pandemia do novo coronavírus. 

A retração já era esperada pelo presidente da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), Ubiracy Fonsêca, porque vários pontos de venda, como restaurantes e hotéis, estavam fechados em função do isolamento social decretado pelas autoridades, e a área de eventos ainda não retomou as atividades.

Com isso, a produção de chocolates de janeiro a junho deste ano, de 216 mil toneladas, foi 22% menor em relação ao mesmo período de 2019. Para o presidente da Abicab, o panorama já se mostra melhor em agosto e a perspectiva é que a demanda será maior  a partir de setembro, porque muitos clientes estão refazendo suas compras. Isso reforça a tendência de o consumo ir gradualmente voltando ao patamar normal.

O presidente da Abicab relatou que as indústrias tiveram que se adequar à diminuição da demanda durante a pandemia. Promoveram ajustes na produção, reduziram a jornada de trabalho, liberaram pessoas em férias, entre outras medidas. “Cada uma, de acordo com as suas condições, se adequou. Mas o importante é que as empresas mantiveram os empregos, mantiveram a produção ativa e o abastecimento dos canais de venda, como os supermercados, que estavam disponíveis.” Ubiracy Fonsêca acentuou que o setor se manteve ativo em um momento de crise. “Não parou, continuou trabalhando, de acordo com a demanda menor”.

Apesar de a quantidade de chocolate consumido ter caído, o número de pessoas que comem chocolates ficou no mesmo patamar do ano passado para o período, 73% da população, de acordo com pesquisa feita pelo Instituto Kantar para a Abicab. “Isso mostra que o consumidor brasileiro ama chocolate. Todos nós gostamos de consumir chocolate”, disse Fonsêca à Agência Brasil. As informações se referem a produtos regulares, como tabletes e bombons.

O presidente da Abicab considerou o patamar de penetração de 73% elevado durante a pandemia, em relação a outros segmentos econômicos. “Ficamos satisfeitos em termos apostado que a economia estaria retomando, embora não se ache na sua plenitude. Mostra também a força do nosso produto.”

Retomada gradual

Não foi registrada também alteração na quantidade de vezes que o consumidor foi ao ponto de venda para comprar chocolate no semestre analisado, da ordem de 4,4 vezes. Ubiracy Fonsêca avaliou que o hábito de consumo se mantém, o que é importante para a retomada. Ele diz acreditar que até o final do ano os números serão melhores, tendo em vista que os shoppings retomaram o funcionamento e os bares, lanchonetes e restaurantes também reabriram as portas. “Gradualmente, estamos voltando à normalidade.”

Os supermercados continuaram liderando as vendas no primeiro semestre, com 36,6% do volume. “Os supermercados sempre foram um dos principais canais de venda do setor”. O chocolate é muito vendido nesses estabelecimentos, que permaneceram ativos e funcionando durante a pandemia. “Isso se mantém”, destacou. O crescimento foi puxado, em especial, pelo pequeno varejo.

Perfil dos compradores

Quem comprou mais no primeiro semestre continuou sendo o consumidor das classes econômicas A e B, que concentram 30% do total das vendas. “Normalmente, as pessoas das classes A e B são os maiores consumidores, porque têm maior poder aquisitivo, sofrem menos com a questão de redução da jornada de trabalho, desemprego”, disse Fonsêca.

Os maiores compradores de chocolate são adultos, têm acima de 40 anos de idade (63%) e moram em lares com filhos, sendo 28% monoparentais (quando apenas um dos pais se responsabiliza pela criança) e 38% casais com crianças ou pré-adolescentes. A prioridade é para as embalagens maiores que facilitam o compartilhamento dos chocolates dentro das casas.

Geral: Viagens de Uber Taxi começam em São Paulo

 

Ele conta com todos os recursos de segurança do app, incluindo os relacionados à Covid-19


Redação/Hourpress

Divulgação
A nova opção da Uber que oferece viagens de táxis começou a funcionar na cidade de São Paulo. A novidade representa mais uma etapa na estratégia de ampliar a plataforma da empresa para oferecer mais opções para todos os usuários, inclusive os clientes corporativos da Uber para Empresas .

"O Uber Taxi é um pedido recorrente dos nossos clientes corporativos, que gostariam de poder usar esse serviço contando com ferramentas como o compartilhamento de viagens em tempo real e outros recursos de segurança do aplicativo", diz Claudia Woods, diretora geral da Uber no Brasil.

"Além disso, como táxis são autorizados nas faixas de ônibus, alguns clientes revelam buscar essa opção quando precisam acessar locais como a região da avenida Paulista, por exemplo."

Desde o mês passado, taxistas credenciados na Prefeitura podem baixar o app da Uber para parceiros para se cadastrar na plataforma - esse cadastro continua aberto e pode ser realizado de forma prática, pelo próprio celular.

São Paulo é a segunda cidade da América Latina a contar com o Uber Taxi, depois de Santiago do Chile. A categoria está no portfólio global da Uber há mais de cinco anos e hoje já está disponível em 22 países, em cidades como Atenas, Seul, Montreal, Sydney ou Madri. Somente no último ano, o Uber Taxi foi lançado em 15 novas cidades, entre elas Tóquio e Praga.

O app da Uber foi reformulado em 2019 para facilitar aos usuários descobrir e acessar o crescente número de serviços na plataforma global da empresa. Em São Paulo, a Uber já conta com uma integração com o transporte público que exibe informações sobre linhas de ônibus, metrô e trens. Recentemente foi lançada a categoria Uber Flash, para o envio de objetos e documentos, e teve início a parceria com a Cornershop para compras de supermercado.

"Com mais essa novidade, a Uber avança rumo à missão de se tornar o app de preferência dos brasileiros não apenas para se movimentar pelas cidades usando carro, táxi, ônibus ou o que for mais conveniente no momento, mas também para fazer compras de refeições, supermercado ou enviar pacotes, tudo pelo celular", afirma Woods.

O Uber Taxi se torna também mais uma vantagem da Uber para Empresas, a solução para negócios da Uber, que neste ano ganhou soluções de delivery corporativo e de entrega de produtos disponíveis para empresas de qualquer tamanho. "Com a Uber para Empresas, o empreendedor ou gerente passa a poder consultar e prever gastos com transportes e alimentação a partir de uma única plataforma, eliminando, por exemplo, a prestação de contas tradicional", conta Woods.
Cadastro

O cadastro de taxistas segue o mesmo processo dos outros parceiros da Uber: precisam apresentar os documentos necessários (CNH com a observação de atividade remunerada, documento do carro, Alvará e Condutax) e passar por verificação de segurança, incluindo checagem de antecedentes.

O preço do Uber Taxi segue a tabela de tarifas determinada pela legislação municipal. Ao final de cada viagem, o taxista precisa inserir no app o valor calculado pelo taxímetro para que seja feita a cobrança - por enquanto, são aceitos somente meios de pagamento digitais.

Como o preço é calculado pelo taxímetro, na categoria Uber Taxi o app exibe um intervalo estimado de valores, que podem mudar de acordo com as condições da viagem. Antes de cada solicitação, é exibida uma mensagem com as regras para que o usuário possa verificar e concordar antes de seguir com o pedido.

Assim como os outros parceiros da Uber, os taxistas também pagam pelo uso da tecnologia e do suporte mantidos pela empresa, de acordo com os Termos da parceria.

Segurança

As viagens de táxi contam com todos os recursos de segurança oferecidos pela plataforma da Uber nas demais modalidades. Antes de começar uma viagem, o usuário recebe todas as informações do veículo (modelo e placa do carro, nome e foto do motorista) e pode optar por receber um código de verificação que deve ser informado ao motorista, confirmando que ambos estão na viagem correta.

Todos os condutores também passam por uma checagem de identidade via selfie, e, desde o começo da COVID-19, uma checagem adicional verifica o uso de máscara. Também pensando na higiene, taxistas e passageiros passarão por checklist antes de cada viagem, onde se comprometem a tomar medidas de prevenção ao vírus como manter as janelas abertas, usar apenas o banco traseiro e sempre usar a máscara.

Durante o percurso, por meio do botão Recursos de Segurança, que reúne todas as funções de segurança da plataforma, todos podem compartilhar a sua localização e o tempo de chegada ao destino em tempo real, com quem desejarem.

O recurso também oferece a opção de ligar para a polícia em situações de risco ou emergência diretamente do app. Além disso, na Uber, todas as viagens são registradas por GPS e caso aconteça uma parada longa e não prevista na rota, a Uber pode iniciar uma checagem e enviar uma mensagem perguntando se é necessário algum suporte.

Todas as viagens são cobertas por um seguro da Uber para acidentes pessoais e, ao final de cada trajeto, taxistas e passageiros podem avaliar um ao outro de forma anônima. Uma equipe monitora essas informações e pode excluir da plataforma aqueles que tiverem uma média de avaliações muito baixa ou adotem conduta que viole o Código de Conduta da Comunidade .

E, a exemplo do que também acontece com os demais parceiros, os taxistas que cumprirem os requisitos também poderão pedir reembolso pela compra de máscaras e álcool em gel, bem como agendar higienização do carro e adquirir uma divisória plástica para o interior do veículo no Centro de Higienização da Uber.

Da mesma forma, os taxistas também terão acesso ao programa de assistência financeira implementado pela Uber em razão da Covid-19, em que os parceiros recebem o equivalente à média de ganhos que tiveram antes da solicitação de auxílio.

Artigo: Após 8 meses, Brasil continua patinando

 


 Outra tática do presidente #Bolsonaro é criar factoide

Luís Alberto Alves/Hourpress

Decorridos oito meses, o #Brasil continua igual caminhão atolado no lamaçal, sem conseguir sair. De janeiro a agosto, o governo #Bolsonaro apenas encheu o noticiário de conversa fiada. De concreto, nada no horizonte.

O trapalhão ministro da Economia #Paulo Guedes até agora só propôs o absurdo, como retirar dinheiro do pobre para socorrer os #miseráveis, quando o correto seria fazer isto com a #elite, cada vez mais rica.

Desemprego

Outra tática do presidente #Bolsonaro é criar factoide atacando profissionais da imprensa, com xingamento e ameaças, fornecendo munição aos grupos radicais de #extrema-direita, que torcem pelo time do “quanto pior melhor”.

O #desemprego prossegue subindo, com mais de 13 milhões, assim como o número de mortos pela #covid-19, retirando a vida de 121.381 vítimas fatais e 3.097 milhões de casos. Notícias nada agradáveis para nenhuma nação.

Horrível

Mais de meio milhão de empresas de pequeno porte, incluindo #bares e #restaurantes, quebrou no final do primeiro semestre. Junto levou diversos postos de trabalho. Porém, para o #governo, nada disso impacta.

Nesta terça-feira (1º) chegamos ao 9º mês de 2020, e o País ainda se encontra no pântano da incompetência. Investimentos são adiados para 2021, pois só loucos para colocar dinheiro num empreendimento em um cenário tão horrível.

 

 

 


Túnel do Tempo: Acidente mata princesa Diana

 


Luís Alberto Alves/Hourpress

Em 31 de agosto de 1997, um acidente de carro mata, em Paris, a princesa Diana e o seu namorado Dodi Al-Fayed.