Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Artigo: Estresse e ansiedade na pandemia podem causar bruxismo

 


O aperto e o ranger dos dentes ocorrem normalmente durante o sono 

*Dra. Caroline Castilho

Em situações de estresse, o corpo humano reage de distintas maneiras e o bruxismo pode ser uma delas. Durante a pandemia da Covid-19, essa síndrome que causa o ranger e aperto dos dentes, normalmente durante o sono, se tornou comum, mas longe de ser um sintoma da doença causada pelo novo coronavírus. “Todos estamos em situações de ansiedade e estresse com o que está ocorrendo no mundo e desenvolver o bruxismo por estresse é comum”, explica a ortodontista Caroline Castilho, de São Paulo.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), 40% dos brasileiros sofrem de bruxismo, condição que afeta adultos e crianças. Além do ranger e apertos, a condição pode resultar ainda em quebra dos dentes, enxaquecas e dores na mandíbula, ouvidos, pescoço e nas articulações do rosto. “Além disso, problemas gengivais e ósseos também podem ocorrer. Há também relatos de zumbidos nos ouvidos”.

Segundo a ortodontista Caroline Castilho, o tratamento clínico do bruxismo é simples, como o uso de placas de proteção dentária usada durante o sono, eletroestimulação, remédios musculares e, em casos graves, aplicação de botox para relaxar a musculatura facial. “A placa é a maneira mais usual em adultos e crianças e normalmente já causam o conforto e diminuição das dores. Ocorre que muitos pacientes não procuram ajuda no começo dos sintomas e os casos se agravam para dores intensas, para isso, técnicas com botox e estimulação mecânica ajudam a aliviar os sintomas”, ressalta Castilho.

Mas como prevenir o bruxismo? Por se tratar de uma síndrome relacionada normalmente ao fator emocional humano, manter o corpo e mente ativos para evitar estresse e ansiedade são as melhores formas. “O bruxismo está intimamente ligado ao funcionamento do corpo e da mente. Sabemos que na época em que estamos é mais difícil se manter saudável psicologicamente, mas fazer exercícios físicos, meditar, se desconectar um pouco do celular e das notícias, fazer terapia, entre outras ações, nos ajudam a desestressar e sentir menos impactos negativos”, finalizou.

Dra. Caroline Castilho, referência em cuidados e tratamentos estético faciais, a Dra. Caroline Castilho é cirurgiã dentista há mais de 15 anos. Com ampla experiência, a especialista é graduada em Odontologia pela Universidade Paulista, possui formação técnica em prótese dentária e tem o título de Especialista em Ortodontia pela Universidade São Leopoldo Mandic. .




Nenhum comentário:

Postar um comentário