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sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Variedades: Com muito estilo, MARIA lança clipe de "Acabou"



Novo single autoral inicia série de lançamentos e novidades da artista carioca


Redação/Hourpress


Como tudo na vida, há diferentes formas de encarar as situações. Um término de relacionamento pode ser encarado como uma tristeza, com dor, ou ser um recomeço, algo que te leve para cima. MARIA escolheu o segundo caminho e traz um hino de reinícios com a autoral “Acabou”, já disponível em todas as plataformas digitais, incluindo o clipe no canal da cantora no YouTube.
O vídeo traz as diferentes facetas de MARIA, o que escancara sua versatilidade. Esbanjando estilo, a cantora desfila diferentes figurinos, que trazem a assinatura de Francine Marson. Dirigido por João Monteiro, que já trabalhou com Pabllo Vittar e Luísa Sonza, as gravações foram feitas no edifício Copan, em São Paulo. Além da artista, quem compõem o clipe são as atrizes que a artista escolheu, representando os diferentes tipos de mulheres. MARIA fez questão também de ter uma mulher mais velha, simbolizando as diversas mensagens que recebeu de mulheres maduras, que tinham superado relacionamentos abusivos após ouvirem sua parte na música “Poesia Acústica #5 - Teu Popô (Remix)”.
“A gravação foi linda. Todo mundo em uma energia muito boa. Tanto a música quanto o clipe têm que transmitir uma vibe que todos se identifiquem e consigam compreender a mensagem. Tudo ficou bem leve, para cima, trouxe essa sensação de calor, de amor e isso que é o mais importante”, compartilha a artista.
Composta por MARIA em conjunto com Anderson Nem, que também assina a produção, a música começa falando de um relacionamento, de lembranças, do fim desta relação, o que poderia levar para um ladro triste, mas que, assim como a história da artista, o copo está sempre cheio. Versos como “Cortei suas asas para enfim voar” e o refrão “Acabou / percebi que não senti nada quando você passou / nem amor, nem ódio, nem mágoa / o que passou, passou”, são hinos para quem vive essa situação e escolhe o caminho da volta por cima.
“A ideia da música é falar da superação de um relacionamento abusivo. Não fala explicitamente, não fala do sofrimento, nem da dor de ter vivido isso, ela fala do pós. Quando já não se sente nada, quando já não se lembra. Mesmo que lembre, isso não dói mais e já está trabalhado na cabeça da pessoa. Fala do sentimento de liberdade, superação e descoberta”, explica MARIA.
Este é o primeiro de uma série de 5 novas músicas que serão lançadas até o fim de outubro. Somado a isso, a artista prepara uma websérie para este segundo semestre, além de outras novidades que serão reveladas nos próximos meses.
Quando se fala em músicas e shows, MARIA é entretenimento. Gosta de transmitir boas energias e alegrar as pessoas. E assim, fazê-las esquecerem de seus problemas, contas, cônjuges e o caos do Brasil por uma hora. Teatral, intérprete e sempre com a mania de inovar, MARIA busca em seus shows, apresentações e clipes usar um pouco de todos os meios da arte. MARIA é a favela passeando pelo mundo, e mostrando a ele, que favelas são muito mais que problemas socioeconômicos e sexualidade. Favela é poder.
Bio MARIA
MARIA é uma jovem mulher, nascida e criada na favela da Cidade Alta, e que hoje, aos 19 anos, começa a descobrir o mundo à sua volta. Tem como missão ocupar, transmitir ideias e fazer uma ponte entre a favela e tudo que habita fora dela. Uma menina de fé, garra e muita sensibilidade. Oscila entre sua sensualidade e sua ironia, pois também é de atitude.
Apesar da juventude, tem histórico e trajetória no mundo artístico para preencher três gerações já. Logo aos 3 anos MARIA começou com a ideia de que queria ser atriz e entrou para o grupo “Arte em Alta”.
Em 2014 estrearam a peça “Um Olhar Carioca”, uma homenagem a Chico Buarque e que foi levada ao Teatro Princesa Isabel, em Copacabana, onde ganhou prêmio de melhor produção. Na peça, MARIA cantava “Cálice”.
Dali para os bares da Zona Norte da cidade foi um pulo, apesar da idade reduzida. Ganhou experiência como cantora e de palco interpretando de tudo - de suas principais referências, como Alcione, Vanessa da Mata, à MPB de Caetano, Djavan, ao funk de Ludmila.
Iniciou em paralelo uma carreira como modelo até que trocou um trabalho estético por uma oportunidade musical. A Pineapple Storm a convidou a participar do projeto “Poesia Acústica #2”, onde ao lado de Delacruz, Ducon, Luiz Lins, Diomedes, BK’ e Kayuá cantaram “Sobre Nós”. Era para anunciar os novos talentos do hip hop e cultura de rua. Dá-lhe anúncio! O clipe, lançado no segundo semestre de 2017 já ultrapassou a incrível marca de 329 milhões de views no YouTube. A produtora a convocou para o registro seguinte, #3, onde cantou “Capricorniana” com Sant, Tiago Mac, Lord e Choice. Novo estouro de popularidade com mais de 204 milhões de views. Sua terceira participação veio no “Poesia Acústica #5 - Teu Popô (Remix)”, ao lado de Hodari, Ducon, Chris, Kayuá, Don L e Luccas Carlos, que ultrapassa mais de 15 milhões de streams e 41 milhões de views.
Em meio ao sucesso estrondoso de suas participações no projeto “Poesia Acústica”, onde coletivo de novos talentos do hip hop nacional gravam, MARIA dá sequência ao seu trabalho solo com a Sony Music, que começou com “Toda Vez”, música que já conta com mais de 4 milhões de visualizações.

Variedades: Musical "Dona Ivone Lara - Um Sorriso Negro" estreia no Teatro Sérgio Cardoso


No espetáculo, a história de Dona Ivone Lara será contada em dois atos que misturam três tempos diferentes


Luís Alberto Alves/Hourpress

Sucesso de público e crítica no Rio de Janeiro, o Espetáculo Musical "Dona Ivone Lara – Um Sorriso Negro” aterrissa agora em São Paulo. A estreia acontece no próximo dia 29 de agosto (quinta-feira), às 20h horas, no Teatro Sérgio Cardoso (Rua Rui Barbosa, 153, Bela Vista).
O Musical retrata a vida e a obra da cantora e compositora brasileira Yvonne Lara da Costa, mais conhecida como Dona Ivone Lara, e carinhosamente chamada de “A Rainha do Samba”.
No espetáculo, a história de Dona Ivone Lara será contada em dois atos que misturam três tempos diferentes, sem ordem cronológica, surgindo em cena com três idades, aos 12 anos, aos 26, e aos 80, épocas que marcaram sua vida, e explicam quem ela foi verdadeiramente.
No palco, o musical conta com 23 atores representando a dança afro, o sincretismo brasileiro e muito samba, do partido alto a sambas enredos retratando não apenas a vida e obra de Dona Ivone Lara, assim como também o empoderamento de mulheres que ao longo do tempo se fizeram presentes como Nize da Silveira, Zaira de Oliveira, Clementina de Jesus, Elizeth Cardoso, Maria Bethânia e Gal Costa
“Iniciamos nossa trajetória pelas lembranças da adolescência, quando Ivone viveu como interna no Colégio Orsina da Fonseca, passando pela vida adulta quando ela se casa com Oscar Costa, filho de uma família tradicional da Serrinha, até atingir a maturidade já consagrada como artista”, declara o idealizador e produtor do espetáculo, Jô Santana.
"Dona Ivone Lara – Um Sorriso Negro" é um espetáculo com samba no pé, poesia na garganta e a linda história de uma heroína brasileira. Uma mulher que foi no miudinho, e encontrou o seu lugar na música popular brasileira, foi guerreira mais nunca deixou de ser uma dama. “São dois atos de muita dança, música e reverência a mulher brasileira. Um espetáculo que nos dias atuais dialoga com a mulher contemporânea”, afirma Jô Santana.
A montagem contou com a importante pesquisa de Nilcemar Nogueira e Desirré Reis; a Direção e Dramaturgia de Elísio Lopes e a Direção Musical de Rildo Hora.
O espetáculo faz parte também do Projeto “Trilogia do Samba”, projeto que consiste na montagem de três espetáculos musicais, “Cartola – O Mundo é um Moinho (2016/2017),visto por mais de 100 mil pessoas,  “Dona Ivone Lara – Um Sorriso Negro (2018/2019), lotação esgotada no Rio de Janeiro e Alcione – Marrom, O Musical  (2020/2021)", com Texto e Direção de Miguel Falabella.

Túnel do Tempo: Assalto a banco cria a Síndrome de Estocolmo



Luís Alberto Alves/Hourpress

No dia 23 de agosto de 1973, um assalto a banco que deu errado em Estocolmo (Suécia) se transforma numa crise de reféns, com eles começando a simpatizar com seus sequestradores, levado ao termo "Síndrome de Estocolmo".


Raio X de Sampa: Conheça a história da Rua Dr. Cardoso de Almeida



Fundou com os seus irmãos a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL)


Luís Alberto Alves/Hourpress

A atual Rua Cardoso de Almeida era conhecida como Rua Thabor, isto em 1895. Somente em 1907 que surgiu a indicação para denominá-la com o nome atual, por causa dos serviços prestados pelo Dr. Cardoso de Almeida nos diversos cargos públicos que ocupou.

Ele era dono de uma chácara no bairro das Perdizes, que se localizava onde hoje existe as ruas Caiubi e Atibaia, ocupando mais da metade do quarteirão. José Cardoso de Almeida
nasceu em 1867 em Botucatu (SP), filho de rico comerciante e fazendeiro de café, se destacando na política local.

Foi deputado estadual e prefeito de Botucatu, fundou com os seus irmãos a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), além da Cia. Paulista de Seguros. Formou-se em Direito pela Faculdade do Largo de São Francisco em 1890. Ocupou a vice-presidência da República no período de 1901/1903.

Como chefe de Polícia do Estado de SP sugeriu que só ocorreria melhoria da Segurança Pública, com a criação de uma carreira profissional que garantisse acesso progressivo aos diversos cargos. Foi a partir dai que acabou aprovada a Lei 979, de 23/12/1905, criando a Polícia Civil de Carreira do Estado de São Paulo. Também implementou a Pinacoteca do Estado, onde antes funcionava o Liceu de Artes e Ofícios.

No governo Getúlio Vargas, Cardoso de Almeida se exilou na Europa, morrendo em Paris em 31 de outubro de 1931, deixando a viúva Ismênia Azevedo Cardoso de Almeida, que era irmã do arquiteto Ramos de Azevedo. A Rua Dr.Cardoso de Almeida (foto) fica no bairro das Perdizes, Zona Oeste de Sampa.

sexta-feira, 16 de agosto de 2019

Economia: Confiança ainda é a palavra de ordem para a Construção Civil



Dados do Empresômetro revelam que taxa de abertura de empresas do setor segue maior que a média anual


Redação/Hourpress

 O ano de 2019 será, para muitos, um divisor de águas. Um exemplo é o setor da construção civil, que percebeu seu mercado retrair e cair a sua participação no PIB (Produto Interno Bruto – soma de toda a riqueza produzida no país) em quase 30% desde 2014. No entanto, a expectativa é que o segmento volte a ter números positivos até o final desse ano.

A confiança no setor ainda é grande, por mais que haja estagnação, “é um período que acontece em todos os setores e por diversos fatores; pode levar um pouco mais de tempo, mas a certeza é de que quem conseguir se manter até o retorno do crescimento, terá feito um ótimo negócio”, diz o empresário e CEO do Empresômetro, Otávio Amaral.

Segundo dados do Empresômetro, empresa especialista em inteligência de mercado, somente empresas de construção de obras em alvenaria somam mais de 341 mil, afora outras atividades como administração de obras ou perfuração de poços.

Uma das atividades mais importantes para o país, a construção civil, é responsável por residências, prédios, indústrias, infraestrutura e emprega milhares de pessoas em todo o Brasil, sendo responsável por arrecadar mais de 100 bilhões de reais em tributos.

“A redução do poder de compra, oferta de crédito reduzida e pouco dinheiro para investimentos públicos pesam no setor, fazendo com que ele se retraia. O que vimos em nossos dados é que a confiança na construção civil ainda é grande, e deveria ser, pois é algo necessário a qualquer Estado”, afirma Amaral.

O estado de São Paulo é a sede de mais de 113 mil empreendimentos de obras em alvenaria; na região Nordeste o estado da Bahia, com projetos para a construção civil em sua capital, como o Marias na Construção, tem 163 empresas de Administração de Obras e mais de 15 mil de obras em alvenaria.

No sul do país, o estado do Paraná, que tem mais de 44 mil empreendimentos, tem em Londrina 1.565 negócios de obras em alvenaria, 32 de administração de negócios e 158 de serviços especializados para construção (limpeza de fachada, construção de telhados, churrasqueiras, etc.).

Na região Norte, somente Manaus, a capital do Amazonas, estado que conta com 2.069 empresas de obras de alvenaria, contabiliza 1.521 desses negócios.

Já o porte desses empreendimentos, revela que a tendência da individualização dos negócios chegou até a construção civil, uma vez que 94% do total de empresas de obras em alvenaria são microempreendedores individuais.
CNAE 4399-1/03 OBRAS DE ALVENARIA
Porte
Empresas
1 - Não Classificada
2
2 - Microempreendedor Individual
396.755
3 - Microempresa
30
4 - Pequena Empresa
25.944
5 - Média Empresa
66
6 - Grande Empresa
7

Muito disso se dá pela mudança da legislação trabalhista, que facilitou a contratação de trabalhadores como empresas, pelos custos menores com pessoal, e a própria vontade de empreender. Vê-se cada vez mais empreiteiros construindo por conta própria”, esclarece Amaral.

Os dados do Empresômetro ainda revelam que a média de abertura de empresas de obras em alvenaria foi de 56 mil empreendimentos/ano nos últimos 6 anos.
CNAE 4399-1/03 OBRAS DE ALVENARIA
Estado
Empresas
SÃO PAULO
113.140
MINAS GERAIS
53.970
PARANÁ
44.932
RIO DE JANEIRO
43.727
RIO GRANDE DO SUL
42.176
SANTA CATARINA
25.428
BAHIA
15.707
ESPÍRITO SANTO
14.163
GOIÁS
13.361
MATO GROSSO
9.384
MATO GROSSO DO SUL
7.622
PERNAMBUCO
7.144
DISTRITO FEDERAL
4.822
CEARÁ
3.906
PARÁ
3.763
TOCANTINS
2.737
RIO GRANDE DO NORTE
2.733
PARAÍBA
2.534
RONDÔNIA
2.371
AMAZONAS
2.069
ALAGOAS
1.664
PIAUÍ
1.639
MARANHÃO
1.601
SERGIPE
1.349
AMAPÁ
335
ACRE
319
RORAIMA
203

SOBRE O EMPRESÔMETRO                                                                                                                                      
O Empresômetro é uma empresa que oferece soluções de mercado B2B para toda empresa que almeja crescer com inteligência. Oferta soluções que utilizam a mais alta tecnologia da informação, garantindo segurança na tomada de decisão de gestores de grandes empresas, como também proporciona conhecimento de mercado para pequenas e médias empresas através da ferramenta online, Empresômetro Listas.

Economia: Saiba como fazer seu dinheiro render mais sem sacrificar seus hábitos de consumo




Aplicativo Citizen, do IBPT, auxilia no controle de gastos e promove a educação financeira do cidadão


Redação/Hourpress

Happy hour com os colegas de trabalho, aquele cafezinho da manhã na padaria da esquina, o almoço ou jantar naquele restaurante bacana e pronto, é o suficiente para que aquele casaco de inverno visto na vitrine do shopping tenha que esperar um pouco mais, talvez até a próxima estação.

Outro assunto que merece atenção e que faz o dinheiro desaparecer é o parcelamento das compras do cartão de crédito e o parcelamento da fatura, que não sai do pagamento mínimo mês a mês, tornam as contas cada vez mais complexas e o dinheiro mais curto.

Para auxiliar o consumidor a tomar as rédeas das próprias finanças, o IBPT – Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação desenvolveu o aplicativo Citizen. Por meio dele, ao cadastrar as notas fiscais de suas compras, o usuário fica sabendo quanto do valor pago foi abocanhado pelos tributos. Após seis meses de uso constante, registrando compras em supermercados, farmácias, lojas, postos de combustíveis e restaurantes, o aplicativo identifica a inflação do usuário.

Disponível nas plataformas Android e iOS, após baixar o aplicativo e fazer o cadastro inicial, o usuário faz a leitura do QR Code da Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica (NFC-e) ou do código de barras do DANFE da NFe (Nota Fiscal Eletrônica) de cada compra, podendo também lançar notas fiscais de meses anteriores. No Citizen é possível controlar os gastos por categoria, data, valor total, estabelecimento onde comprou e pesquisar a evolução do valor unitário de cada bem ou mercadoria.

Mudança de hábito
Para não ficar no vermelho e não ter que sacrificar alguns hábitos, é fundamental que o cidadão elenque prioridades e não deixe para depois para se preocupar com o seu dinheiro.

“Temos o costume de nos preocuparmos com o dinheiro quando ele está acabando, e isso é um erro grave, agindo dessa forma, comprometemos nossas finanças e se corre o risco de ele faltar para cobrir algum imprevisto”, diz o presidente executivo do IBPT, João Eloi Olenike. Ele alerta e dá algumas dicas para que os contribuintes fiquem de olho nas finanças e não comprometam sua renda e salário para não “sobrar mês no fim do dinheiro”.

- Elenque prioridades
Aluguel, luz, água, telefone e demais contas fixas devem ser prioridade, pois essas contas, principalmente, são as grandes responsáveis pela inserção do nome dos cidadãos em serviços de proteção ao crédito.

- Pesquise antes de comprar
Nada de sair comprando por aí sem antes pesquisar, e até nisso o Citizen pode ser seu aliado. “Se é um produto que o usuário tem o hábito de comprar com frequência, por meio do Citizen ele pode consultar em qual estabelecimento esse item custou mais barato. Uma boa maneira de economizar no produto e nos tributos”, destaca Olenike.

- Faça listas
Para não cair em tentação ao ir as compras, faça listas. Assim, você compra somente o necessário. “Como dizemos, quando vamos ao supermercado com fome, acabamos comprando até o que não precisamos. Dessa forma, fazer listas é o ideal, assim o consumidor não foge do seu propósito e não gasta com itens supérfluos”, diz Olenike.

- Tenha uma reserva financeira
Ninguém está livre de imprevistos, e para isso, é bom ter uma reserva financeira, guardada mês a mês. “É muito importante poupar um pouco do que ganha, pois assim, muitos sonhos podem ser realizados sem ter que esperar muito. Da mesma forma que algo inesperado pode acontecer, um problema de saúde, um inconveniente com o automóvel, e nesses casos, ter uma reserva financeira pode fazer toda a diferença”, ressalta o especialista.

- Evite parcelamentos
Fuja de parcelamentos longos, priorize as compras à vista e não deixe de pedir “aquele descontinho”.

- Anote o que ganha e o que gasta
Pode abandonar o papel e a caneta, sim! Seu celular, que está com você na maior parte do dia, será a sua ferramenta de controle de gastos. Basta baixar o aplicativo Citizen IBPT e fazer o escaneamento das suas notas fiscais. O Citizen disponibiliza gráficos de leitura simples e intuitiva, por meio dele é possível controlar os gastos por categoria, data, valor total, estabelecimento onde comprou e pesquisar a evolução do valor unitário de cada bem ou mercadoria.

Sobre o IBPT
O Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação – IBPT atua desde 1992 na área de inteligência tributária ao realizar pesquisas, estudos e análises para gerar conhecimento e esclarecer a população sobre o complexo sistema tributário brasileiro. Ao mesmo tempo, vem transmitindo informações e dando consultoria estratégica sobre carga tributária setorial, implementando sistemas de governança tributária e desenvolvendo ferramentas e métodos a fim de incrementar a lucratividade das empresas. Seus projetos sociotecnológicos tem ampla utilização, como o Impostômetro, De Olho No Imposto, Lupa Nas Compras Públicas E Empresômetro

Economia: Programa de aceleração de negócios de impacto social com foco em Habitação está com as inscrições abertas



O Lab Habitação: Inovação e Moradia vai selecionar até 15 negócios de impacto social para uma jornada de cinco semanas de aceleração


Redação/Hourpress

A moradia é atualmente um dos maiores desafios globais. Uma parte significativa da população mais vulnerável economicamente vive em situações habitacionais precárias. Um terço da população mundial urbana vive em favelas e assentamentos informais; um bilhão de novas casas são necessárias até 2025 no mundo, em um custo estimado em valores que vão de US$ 9 trilhões a US$ 11 trilhões. São 330 milhões de famílias que estão financeiramente ameaçadas pelos custos de habitação – número que pode crescer para 440 milhões em 2025, de acordo com dados da Mckinsey.Houvetambémum aumento de28% no número de residentes em favelas, indo de 689 milhões (1990) para 881 milhões em 2014de acordo com a ONU-Habitat. Grande parte dessa situação é resultado de diversos fatores interligados que compõem o cenário das cidades como conhecemos hoje.
O acesso a habitação adequada está longe de ser a realidade para grande parte dos brasileiros. De acordo com o IBGE, 85% da população brasileira vive em áreas urbanas, onde se concentram os grandes desafios habitacionais, principalmente nas regiões metropolitanas. A população de baixa renda é a mais afetada por esses desafios e enfrenta as maiores barreiras para alcançar o direito à moradia e à cidade. Muitas dessas regiões não têm acesso à infraestrutura básica: 45% da população ainda não possuiesgotamento sanitário adequado (Agência Nacional de Águas, 2017); 8,3%não possui coleta domiciliar de resíduos sólidos; e 16,5%não são atendidos pela rede de abastecimento de água (SNIS - Diagnóstico de Água e Esgoto, 2017).
Para fortalecer soluções de impacto social que ajudem a tornar as moradias de milhares de brasileiros mais salubres, dignas e confortáveis, Artemisia e Gerdau – em parceria com o Instituto Vedacit, Tigre e Votorantim Cimentos; e apoio da CAIXA e CAU/BR – anunciam as inscrições para a segunda edição do Lab Habitação: Inovação e Moradia. O programa de aceleração de curto prazo irá potencializar negócios de impacto social com soluções inovadoras no setor de habitação. Serão selecionados até 15 negócios para uma jornada de cinco semanas, que conta com uma programação composta por workshops presenciais e webinares (encontros online) com foco no refinamento do modelo de negócio e do impacto social das soluções. As inscrições são gratuitas e estão abertas até 12 de setembro; os empreendedores podem fazer a inscrição pelo site www.artemisia.org.br/labhabitacao/
Para o Lab Habitação: Inovação e Moradia, as organizações estão em busca de empreendedores de todo o Brasil, que tenham negócios inovadores, com potencial de gerar impacto positivo e que estejam alinhados aos temas: acesso à moradia de qualidade; soluções financeiras para habitação; reformas habitacionais; gestão de condomínios de habitação popular; água e saneamento; energia; empregabilidade na construção civil; regularização fundiária; infraestrutura e melhoria do espaço público; e inovação na construção civil.
Segundo Maure Pessanha, diretora-executiva da Artemisia, o sonho de contribuir para que 100% dos brasileiros e brasileiras possam viver com dignidade e poder de escolha passa pelo apoio de novas iniciativas empreendedoras no setor de habitação. “Quando analisamos os componentes que formam uma vida digna e segura, a questão habitacional se mostra intrinsecamente ligada à qualidade de vida e à saúde da população. É urgente lançarmos o olhar para o contingente de pessoas vivendo em condições inadequadas. Transformar a habitação insalubre ou irregular em um ambiente seguro, digno, confortável e saudável representa uma faísca de transformação, que impacta positivamente pessoas, famílias e a cidade como um todo”. E complementa: “Empreendedores e empreendedoras de todo o país têm desenvolvido soluções inovadoras e acessíveis, relacionadas diretamente às dores de moradia que afligem a população mais vulnerável economicamente. Nosso programa quer apoiar essas iniciativas para que possam se fortalecer e impactar positivamente a vida de milhares de pessoas”.
De acordo com Marcos Faraco, diretor-executivo da Gerdau Aços Brasil, os resultados da primeira edição do programa reforçam a convicção de que negócios de impacto social podem oferecer soluções que colaborem com os temas de habitação para população de baixa renda no país. “Ficamos muito satisfeitos com os empreendedores que passaram pela primeira edição do Lab Habitação,em 2018. Quatro das cinco regiões do Brasil estiveram representadas no programa, o que demonstra o alcance nacional da iniciativa, que busca empoderar pessoas e negócios interessados em transformar o dia a dia da população brasileira”, afirma.
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E SETORES | Lab Habitação: Inovação e Moradia busca empreendedores de todo o Brasil que tenham negócios inovadores focados no setor da habitação. A metodologia – desenvolvida pela Artemisia, organização pioneira no apoio a negócios de impacto social no Brasil – foi planejada para potencializar soluções que já tenham protótipo desenvolvido, em fase de validação da proposta de valor e modelo de negócios, e que tenham potencial e intencionalidade para gerar impacto social positivo. 
Entre os critérios de seleção, o impacto social (negócios que ofereçam produtos ou serviços para resolução de questões relacionadas aos desafios da moradia com foco na melhoria da qualidade de vida da população de baixa renda); perfil (empreendedores com intenção genuína de mudar o Brasil, com histórico de realizações e capacidade para atrair talentos e desenvolver equipe consistente); potencial de escala (modelos de negócio lucrativos que ofereçam soluções que possam ser escaláveis e com potencial de atender milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade econômica); estágio de maturidade (negócios com protótipo ou produto/serviço desenvolvido, que estão em fase de validação da proposta de valor e modelo de negócios); e potencial de inovação (capacidade de entregar soluções inovadoras com potencial de promover qualidade de vida para população de baixa renda brasileira por meio de soluções em habitação). É essencial a disponibilidade de pelo menos um representante do negócio para participar de todos os dias de workshops presenciais.
A busca recai para negócios alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Erradicação da Pobreza (ODS 1); Água Potável e Saneamento (ODS 6); Energia Acessível e Limpa (ODS 7); Indústria, Inovação e Infraestrutura (ODS 9); e Cidades e Comunidades Sustentáveis (ODS 11). É preciso ter a solução alinhada a uma das temáticas do programa: acesso à moradia de qualidade; soluções financeiras para habitação; reformas habitacionais; gestão de condomínios de habitação popular; água e saneamento; energia; Empregabilidade na construção civil; regularização fundiária; infraestrutura e melhoria do espaço público; e inovação na construção civil.
BENEFÍCIOS AOS SELECIONADOS | Os empreendedores selecionados serão potencializados com base na metodologia exclusiva de aceleração de curto prazo da Artemisia, tendo acesso à curadoria de ferramentas e conteúdos; conexão com outros empreendedores do setor; e mentorias com especialistas em negócio, impacto social e habitação. Entre os mentores, estarão algumas das altas lideranças das empresas correalizadoras do programa. O objetivo é que os participantes saiam do programa com maior clareza sobre os próximos passos do seu negócio para que avancem no desenvolvimento de aspectos fundamentais e estejam mais preparados para crescer e gerar impacto social no setor atuante. Os empreendedores que concluírem o programa também passam a fazer parte da Rede Artemisia. Os negócios que se destacarem ao longo do processo – até três empresas – poderão receber capital semente e acompanhamento personalizado pós-programa.
ARTEMISIA | A Artemisia é uma organização sem fins lucrativos, pioneira na disseminação e no fomento de negócios de impacto social no Brasil. A organização apoia negócios voltados à população de baixa renda, que criam soluções para problemas socioambientais e provocam impacto social positivo por meio de sua atividade principal. Sua missão é identificar e potencializar empreendedores(as) e negócios de impacto social que sejam referência na construção de um Brasil mais ético e justo. A organização já acelerou mais de 150 negócios de impacto social no Brasil e capacitou outros 300 em seus diferentes programas. Fundada em 2004 pela Potencia Ventures, possui atuação nacional e escritório em São Paulo. www.artemisia.org.br
GERDAU| A Gerdau é uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos e minério de ferro, atividades que ampliem o mix de produtos oferecidos ao mercado e a competitividade das operações. Além disso, é a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma anualmente milhões de toneladas de sucatas em aço, reforçando o compromisso com o desenvolvimento sustentável nas regiões nas quais atua. As ações das empresas Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo, Nova York e Madri. www.gerdau.com
INSTITUTO VEDACIT| O Instituto Vedacit faz a conexão entre os negócios da Vedacit e os investimentos sociais. O intuito é contribuir para a construção de Cidades do Futuro, incentivando o empoderamento da sociedade, a melhoria na qualidade de vida da população e a integração entre pessoas, moradias e espaços urbanos. Suas linhas de atuação estão divididas em: Cidades Criativas - com projetos culturais que proporcionem maior ocupação e interação com os espaços públicos, estimulando a reflexão e o protagonismo da população na solução dos problemas locais; Cidades Inteligentes – contribuindo na formação de jovens com alternativas de trabalho e empreendedorismo; e Cidades Sustentáveis – com investimentos em negócios sociais e projetos esportivos que promovam a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar. O Instituto Vedacit é responsável pelo Portal Futuro das Cidades, criado para informar e estimular uma discussão diversa e construtiva sobre o amplo universo contemplado pelo conceito Cidade. www.futurodascidades.com.br.
GRUPO TIGRE |Com uma história de quase 80 anos, a Tigre é uma multinacional brasileira com forte presença internacional, líder em soluções para construção civil e cuidado com a água. A empresa oferece um amplo portfólio de produtos que atende os mercados predial, de infraestrutura, de irrigação e industrial. Presente em 30 países, conta com cerca de sete mil funcionários, 11 plantas no Brasil e 12 no exterior: Argentina (2), Bolívia (2), Chile (2), Colômbia, Equador, Estados Unidos, Paraguai, Peru e Uruguai. Além de tubos e conexões, fazem parte do Grupo: Claris Tigre (esquadrias de PVC), Ferramentas para Pintura, Tigre-ADS (tubulações de PEAD para saneamento e drenagem), Fabrimar e Tigre Metais (no segmento de metais sanitários), além da TAE – Tigre Água e Efluentes (tratamento e reutilização da água).
VOTORANTIM CIMENTOS |Fundada em 1933, a Votorantim Cimentos se tornou uma das maiores empresas globais do setor. O portfólio de materiais de construção vai além dos cimentos e inclui concretos, argamassas e agregados, além de insumos agrícolas. São quase 12 mil empregados e uma receita líquida de R$ 12,6 bilhões em 2018. As unidades da Votorantim Cimentos estão estrategicamente próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e presente em 11 países: Argentina, Brasil, Bolívia, Canadá, Luxemburgo, Marrocos, Espanha, Tunísia, Turquia, Estados Unidos e Uruguai. Se no passado a Votorantim Cimentos tinha orgulho de ter contribuído para o desenvolvimento e industrialização do país, hoje a empresa constrói o futuro com parcerias, inovação e sustentabilidade, sempre focada em seu propósito: a vida é feita para durar.