Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Raio X de Sampa: Conheça a história da Rua Dr. Cardoso de Almeida



Fundou com os seus irmãos a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL)


Luís Alberto Alves/Hourpress

A atual Rua Cardoso de Almeida era conhecida como Rua Thabor, isto em 1895. Somente em 1907 que surgiu a indicação para denominá-la com o nome atual, por causa dos serviços prestados pelo Dr. Cardoso de Almeida nos diversos cargos públicos que ocupou.

Ele era dono de uma chácara no bairro das Perdizes, que se localizava onde hoje existe as ruas Caiubi e Atibaia, ocupando mais da metade do quarteirão. José Cardoso de Almeida
nasceu em 1867 em Botucatu (SP), filho de rico comerciante e fazendeiro de café, se destacando na política local.

Foi deputado estadual e prefeito de Botucatu, fundou com os seus irmãos a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), além da Cia. Paulista de Seguros. Formou-se em Direito pela Faculdade do Largo de São Francisco em 1890. Ocupou a vice-presidência da República no período de 1901/1903.

Como chefe de Polícia do Estado de SP sugeriu que só ocorreria melhoria da Segurança Pública, com a criação de uma carreira profissional que garantisse acesso progressivo aos diversos cargos. Foi a partir dai que acabou aprovada a Lei 979, de 23/12/1905, criando a Polícia Civil de Carreira do Estado de São Paulo. Também implementou a Pinacoteca do Estado, onde antes funcionava o Liceu de Artes e Ofícios.

No governo Getúlio Vargas, Cardoso de Almeida se exilou na Europa, morrendo em Paris em 31 de outubro de 1931, deixando a viúva Ismênia Azevedo Cardoso de Almeida, que era irmã do arquiteto Ramos de Azevedo. A Rua Dr.Cardoso de Almeida (foto) fica no bairro das Perdizes, Zona Oeste de Sampa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário