Postagem em destaque

Crônica: De bem-sucedido ao amargo do ostracismo

    Hourpress/Arquivo Morava num apartamento de cobertura na Região dos Jardins, com direito a três vagas na garagem, onde tinha estacionad...

terça-feira, 18 de julho de 2023

Raio X de Sampa: Conheça a história do Largo Coração de Jesus


  Arquidiocese de SP
Santuário foi palco de casamento da elite na década de 1960

Luís Alberto Alves/Hourpress

O Largo Coração de Jesus, próximo às Alamedas Glete e Nothmann, na região onde nasceu a Cracolândia, anos atrás, está ligado à construção do Santuário do Sagrado Coração de Jesus, que em 24 de junho de 1881 teve lançada a sua pedra fundamental. 

Ali, em 1884, foi fundado o Liceu Coração de Jesus. O Santuário que dá nome a este largo, na época era um dos mais altos da cidade de São Paulo, com mais de 7 metros de altura. O jardim diante desta igreja foi inaugurado em 1912, cujo empreiteiro responsável pela obra foi Oscar Americano de Caldas, pai do engenheiro Oscar Americano de Caldas Filho. 

Sucesso



Este Santuário teve dias de muito glamour. No início de 1960 serviu de palco para o casamento (foto) da cantora Celly Campello, que fez grande sucesso quando o Rock explodiu nos Estados Unidos e chegou ao Brasil. No auge da carreira, ela abandonou a carreira para se casar com o contador da Petrobras José Eduardo Gomes Chacon, namorado de infância. 

Atualmente, essa região da cidade se encontra degradada por causa da presença de inúmeros dependentes químicos que transformaram as ruas ao redor deste Santuário em casas. Ali, há consumo excessivo de drogas, arrastões em ônibus, automóveis parados nos semáforos e invasões dos poucos comerciantes que ainda resiste no local, que 60 anos atrás era sinônimo de luxo e ostentação.  Veja um dos grandes sucessos de Celly Campello. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário