Postagem em destaque

Crônica: De bem-sucedido ao amargo do ostracismo

    Hourpress/Arquivo Morava num apartamento de cobertura na Região dos Jardins, com direito a três vagas na garagem, onde tinha estacionad...

sexta-feira, 9 de setembro de 2022

Variedades: Biografia de Emilinha Borba autorizada terá segunda edição

 Cantora comemoraria 99 anos de idade no mês de agosto

 Divulgação



Redação/Hourpress

A historiadora e escritora Ângela Cristina Ferreira, graduada pela Universidade Federal Fluminense, já está preparando a segunda edição de seu livro, Emilinha Borba – Eternamente Rainha, uma biografia devidamente autorizada pela rainha do rádio, que hoje estaria completando 99 anos se ainda fosse viva. A nossa diva faleceu em 2005, aos 82 anos.

Após meses e meses encontrando-se pessoalmente com Emilinha, e gravando seus depoimentos em fitas cassete, Ângela reuniu um vasto material, em cerca de 80 fitas de áudio. Após outros meses de compilação e trabalho, deram origem a primeira edição do livro com a biografia da cantora, lançado em 2006, após a morte da cantora.

Outro importante apoio foi do fã-clube de Emilinha, comandado pelo querido Mário (Marinho) Lima, que colaborou muito, tanto na ajuda das informações, e, principalmente, nas fotos publicadas no livro, assim como na divulgação e na aquisição de vários exemplares do mesmo.

Fora

Passados 16 anos, Ângela agora já está trabalhando na segunda edição do livro, visto que a primeira felizmente já se esgotou, que será toda revista e ampliada. Para este processo está reouvindo todas as fitas gravadas e vendo possíveis passagens que tenham ficado de fora.

Além disso, Ângela pretende criar uma vaquinha virtual, através das plataformas de crowdfunding, para angariar fundos para aumentar a quantidade e a qualidade da próxima edição, assim como está em busca de uma editora para que a biografia de Emilinha chegue a mais pessoas.

“As novas gerações precisam conhecer essas Rainhas do Rádio, que, em proporção, eram tão famosas quanto as influenciadoras de hoje. Com certeza que elas arrastavam para os auditórios e para a beira do rádio, o mesmo tanto ou até mais fãs do que as cantoras de hoje. E o público precisa relembrar ou conhecer a história delas. Principalmente de Emilinha, que saiu do nada e se tornou Rainha”, afirmou Ângela.

Criado

Emilinha Borba terá seu centenário comemorado no ano que vem, 2023, e muitas homenagens já estão sendo preparadas para a cantora. A reedição e reimpressão do livro é uma delas. Para divulgar cada vez mais informações sobre a cantora, um blog em homenagem à mesma também foi criado.

Há a intenção também de fazer uma edição digital para ser compradas nas plataformas e livrarias virtuais. Emilinha já ganhou peças de teatro, homenagens pela internet, lives, e muito mais ainda está por vir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário