Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

sexta-feira, 23 de setembro de 2022

Raio X de Sampa: Conheça a história da Rua Conde de Irajá

 


Luís Alberto Alves/Hourpress

D. Manuel do Monte Rodrigues de Araujo, Conde de Irajá e 9º Bispo do Rio de Janeiro, nasceu em Recife em 17 de março de 1796. Prelado e político, fez os estudos preparatórios com os padres da Congregação do Oratório, seguindo o curso teológico do Seminário de Olinda, do qual foi, mais tarde, professor durante 17 anos.
 Apesar de ser liberal e eleito deputado por três vezes, conservou-se sempre afastado da política. Capitão-mor do imperador, era prelado doméstico e assistente do Solio Pontifício. Nomeado bispo do Rio de Janeiro, confirmado por bula do papa Gregório XVI, em 1840, distinguiu-se por suas virtudes evangélicas.
 Foi membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e da Academia de Ciências e Artes de Roma, Grã-Cruz da Ordem de São Januário e da Ordem da Rosa. Por Decreto de 25 de março de 1845, foi-lhe conferido o título de conde. Escreveu várias obras, entre elas as seguintes: "Compêndio de Teologia Moral" e "Elementos do Direito Eclesiástico". Faleceu no Rio de Janeiro, em 11 de junho de 1863. A Rua Conde de Irajá (foto) fica em Vila Mariana, Zona Sul de Sampa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário