Postagem em destaque

Crônica: De bem-sucedido ao amargo do ostracismo

    Hourpress/Arquivo Morava num apartamento de cobertura na Região dos Jardins, com direito a três vagas na garagem, onde tinha estacionad...

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Raio X de Sampa: Conheça a história da Rua Tutóia



Luís Alberto Alves/Hourpress

Tutóia é um município brasileiro do Estado do Maranhão. Composto por belas praias, mangues, dunas, lagos e rios. Também é conhecido como um dos portais de entrada para quem quer conhecer o Delta do Parnaíba.

A Povoação foi edificada na margem esquerda do rio Tutóia, no lugar onde ele se lança no canal do mesmo nome, formado pelo braço ocidental do rio Parnaíba. Em tupi- guarani, esse nome significa "lençol de areia" ou "que encanto".

Os primeiros habitantes da região foram os índios Trememês, considerados valentes e prestimosos. Em 1727, havia duas dates de seis léguas, medidas e demarcadas pelos indígenas. Desde 1758 é conhecida como Tutóia.
A Rua Tutóia (foto) fica na Vila Mariana (Zona Sul). Na época do Regime Militar ficou tristemente conhecida porque na esquina com a Rua Tomaz Carvalhal, funcionava a casa de horror da Ditadura de 1964, o DOI/Codi, onde muitos opositores morreram sob tortura. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário