Postagem em destaque

Crônica: Surpresas desagradáveis pregadas pelo tempo

Pixabay   Os seus quatro filhos se encontravam bem encaminhados Astrogildo Magno O   tempo não preocupava Justino. Não dava bola para ...

terça-feira, 10 de novembro de 2020

Artigo: Em política, o que vale são os interesses comerciais

 

Na política externa é necessário muito jogo de cintura

Luís Alberto Alves/Hourpress

Arquivo

 

Política é diferente da vida pessoal, onde sentimentos ditam regras e até determinadas posições quando existe risco de morte. Por exemplo: caso você seja assaltado e o bandido ameace matar seu filho ou estuprar sua esposa; o marido, como homem de bem, vai reagir, mesmo que pague caro por essa escolha.

Já na esfera política, quando o interesse econômico da nação está em jogo, e geralmente se encontra nesta posição, os governantes aceitam concretizar as negociações. Não há meio termo, principalmente na geração de postos de trabalho e aumento de dinheiro nos cofres públicos.

Milhões

Existem parcerias curiosas, do ponto de vista ideológico. Nos discursos dos governantes norte-americanos, o #socialismo é duramente criticado. Porém, nada impede de os #EstadosUnidos exportarem para a #China, #socialista e de regime totalitário.

 Governo que menospreza a democracia, principalmente os Direitos Humanos. Mas este detalhe é ignorado pelo empresariado dos #EstadosUnidos. No mundo dos negócios, o válido é o dinheiro entrar nos cofres, principalmente quando atinge a cifra de milhões.

Exportações

É nesta seara que o governo #JairBolsonaro está cometendo grave erro, quando se recusa reconhecer a vitória do democrata #JoeBiden, futuro presidente dos #EstadosUnidos, a partir de 21 de janeiro do próximo ano. As exportações brasileiras são feitas para o gigantesco mercado norte-americano, não para o presidente #DonaldTrump.

Em política externa é necessário muito jogo de cintura. Não é igual desavença familiar, quando as emoções, às vezes desequilibram e até provocam divórcios. No mundo dos negócios, entre países, prevalece o pragmatismo econômico, que seja bom para ambas as nações.

 Aves

Portanto, é aconselhável que urgentemente o presidente #Bolsonaro reveja suas posições ideológicas e não caia no erro de tentar fechar ou dificultar as nossas exportações aos #EstadosUnidos. Ele quase explodiu milionário negócio na venda de aves aos árabes, resultado que negativo poderia fechar e deixar inúmeros desempregados no Sul do País.

Só maluco para recusar parceria comercial com a #China, países árabes, Índia, #Rússia, #França, Reino Unido. O dinheiro desconhece #ideologia, #sexo, #religião ou cor da pele. O válido é este capital entrar no cofre da nação exportadora daquele bem. Quem pensar ao contrário, precisa de camisa de força e ser levado ao hospício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário