Postagem em destaque

Crônica: Surpresas desagradáveis pregadas pelo tempo

Pixabay   Os seus quatro filhos se encontravam bem encaminhados Astrogildo Magno O   tempo não preocupava Justino. Não dava bola para ...

segunda-feira, 2 de março de 2020

Economia: Aumento salarial é o principal desejo do trabalhador brasileiro para 2020



Levantamento do Núcleo de Estudos Sodexo aponta que 47% dos entrevistados sonham com melhores salários


Redação/Hourpress

Um levantamento realizado em todo o Brasil pelo Núcleo de Estudos Sodexo, criado pela Sodexo Benefícios e Incentivos, aponta que 47% dos trabalhadores gostariam de receber um aumento salarial em 2020. A pesquisa também mostrou que os outros desejos dos profissionais para este ano são: ter mais qualidade de vida (41%), ser promovido (31,1%), assumir novos desafios (31%), ser mais reconhecido (25,3%), receber um bônus maior (16%), abrir o próprio negócio (14%), trocar de emprego (7,4%), tirar um ano sabático para lazer ou estudos, se aposentar (3,2%), arrumar um emprego (para os que não possuem) e outros (1,5%). 

O levantamento, que coletou cerca de 57 mil respostas de trabalhadores durante o mês de janeiro de 2020, apontou ainda que a maioria dos profissionais entrevistados já recebe algum tipo de benefício da empresa em que trabalha atualmente, sendo os principais: cartão alimentação (83%), plano de saúde (44%), vale-transporte (41%), cartão refeição (34%), plano odontológico (31,4%) e outros. 

“A partir desta pesquisa, pudemos verificar que a maioria das empresas oferece uma boa oferta de benefícios para seus colaboradores, o que mostra que elas já compreenderam o impacto positivo que tal iniciativa promove na produtividade, engajamento e na qualidade de vida do trabalhador brasileiro. Já no que se refere ao tipo de benefício concedido, o número de 83% dos trabalhadores que recebem cartão alimentação e 34% cartão refeição evidencia que estas companhias também notaram a importância de promover acesso à alimentação de qualidade por meio do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), iniciativa que atende a quase 20 milhões de brasileiros e que tem se mostrado muito importante para estimuar a economia brasileira e a produtividade nas empresas”, explica Willian Tadeu Gil, diretor de Relações Institucionais da Sodexo Benefícios e Incentivos.

Ainda de acordo com o levantamento, quando questionados sobre qual tipo de benefício gostariam de receber neste ano, os brasileiros escolheram: plano de saúde (29,4%); auxílio para cursos de aprimoramento profissional (25,3%); cursos de idiomas (21,7%), plano odontológico (21,2%), cartão combustível (18,1%), auxílio para prática de atividade física (16%), auxílio farmácia (15,7%), bônus (12,2%), descontos e parcerias (10,7%), dias de folga (9,9%), auxílio creche e programas de apoio psicológico (9,2%),cartão refeição e alimentação (9%), horário flexível (8,9%), cartão cultura (8,6%), massagem (8,5%), programas de educação financeira (8,3%), ginástica corporal (5,9%), previdência privada (5,6%), home office (5,2%), utilização de veículo da empresa (4,7%), nenhuma das alternativas (3,5%), happy hour (3,4%), vale-transporte (3%), dress code flexível (1,4%) e outros (1%).

O PAT

Criado em 1976, o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) comemora 43 anos como um dos programas sociais mais importantes do País. Instituído pela Lei nº 6.321 e gerido pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social, tem por objetivo melhorar as condições nutricionais dos trabalhadores, com repercussões positivas para a qualidade de vida, a redução de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, além de aumentar a produtividade de milhões de trabalhadores ao garantir acesso à alimentação, além de incentivos fiscais às empresas que dele fazem parte.

 

NÚCLEO DE ESTUDOS SODEXO
Com o objetivo de contribuir para a economia brasileira, em particular para o desenvolvimento socioeconômico do País e ampliar o debate sobre qualidade de vida, a Sodexo Benefícios e Incentivos criou o Núcleo de Estudos Sodexo. O laboratório de ideias reúne profissionais de diferentes áreas da companhia com o objetivo de transformar dados de mercado e aqueles gerados pela próprio Sodexo em informação de utilidade pública e que possa guiar transformações sociais e econômicas no País.
Em linha com a missão global do Grupo Sodexo de contribuir com o desenvolvimento econômico, social e ambiental dos locais em que atua, o Núcleo foi lançado em janeiro de 2018. Ao longo deste ano, foram publicados estudos sobre qualidade de vida, comportamento do trabalhador e do mercado, satisfação no trabalho e crescimento profissional. Todos os conteúdos e novidades estão disponíveis por meio do portal da companhia e também nas redes sociais da marca Sodexo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário