Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

Raio X de Sampa: Conheça a história da Avenida Francisco Matarazzo


O maior complexo industrial da América do Sul: as "Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo"


Luís Alberto Alves/Hourpress

Aberta nos últimos anos do século XIX, esta avenidaa ligava os bairros de Perdizes até a Estação da Água Branca. Em 1899, o prefeito Antonio Prado atribuiu o primitivo nome de Avenida Água Branca " à alameda construída entre o bairro das Perdizes e a estação de Água Branca".

Em agosto de 1950, o então vereador Aloysio Greenhalg apresentou o projeto de lei, sugerindo que a Prefeitura mandasse erguer na área central da cidade um busto em homenagem a Francisco Matarazzo e que a avenida onde ele fosse instalado recebesse o seu nome. 



Dai, a Avenida Água Branca recebeu a estátua de Francisco Matarazzo (hoje diante do West Plaza Shopping). Na época do outro lado (onde hoje existem diversos edíficios) funcionava uma das várias filiais das Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo, que foi primeiros grande império industrial do Brasil.

Francisco Matarazzo, empresário brasileiro de origem italiana, nasceu em 1854 na cidade de Castellate, província de Salerno. Chegou ao Brasil em 1881 e instalou-se inicialmente em Sorocaba, onde, dedicou-se inicialmente ao comércio. Fundou uma fábrica de banha de porco e introduziu a embalagem de lata, substituindo as de madeira.

Em 1892, criou a empresa Irmãos Matarazzo na companhia dos irmãos Giuseppe e Luigi. Estavam lançadas as bases do que viria a ser o maior complexo industrial da América do Sul: as "Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo". Em 1917, já um consagrado e rico industrial, Francisco Matarazzo recebeu o título de Conde, do Rei italiano Vitório Emanuel III. Francisco Matarazzo faleceu em 1937.

A Avenida Francisco Matarazzo (foto) fica na Barra Funda, Zona Oeste. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário