Postagem em destaque

Crônica: Surpresas desagradáveis pregadas pelo tempo

Pixabay   Os seus quatro filhos se encontravam bem encaminhados Astrogildo Magno O   tempo não preocupava Justino. Não dava bola para ...

quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Raio X de Sampa: Conheça a história da Rua Henrique Schaumann


Quando adulto ajudava o pai a dirigir a farmácia Botica Veado D`Ouro, fundada por sua família


Luís Alberto Alves/Hourpress

A Rua Henrique Schaumann (foto) que fica em Pinheiros, Zona Oeste,  fez parte do loteamento original então chamado "Villa Cerqueira César".Em 1929, ela foi incorporada à Avenida Brasil, mas três anos depois, essa medida acabou desfeita. 
 Como área residencial, com sobrados e alguns casarões, permaneceu a Rua Henrique Schaumann até finais da década de 1960. Em 1969 surgiu o primeiro projeto de alargamento que, com modificações, foi concretizado entre 1973 e 1974, passando de uma pista a duas, com 14 metros de largura cada uma. 
Em 1976, por causa de valor baixo de aluguel tornou-se ponto preferido de bares, que atingiu 16 e a rua ficou conhecida como "praia dos paulistas". Henrique Schaumann nasceu em Campinas (SP), em 1856, filho de imigrantes alemães. Quando adulto ajudava o pai a dirigir a farmácia Botica Veado D`Ouro, fundada por sua família.
 Foi dele a ideia de ampliar o negócio e criar um laboratório químico. Após a proclamação da República se elegeu vereador por São Paulo. Participou ativamente de campanhas contra as epidemias de peste e de tipo, no século 19. Foi sócio-fundador do Hospital Samaritano.
 Em 1905 mudou-se com toda a família para a Europa a fim de procurar cura para um distúrbio intestinal do qual sofria a muitos anos. Em 1910 tornou-se membro da "Society of Tropical Medicine" de Londres. Passou os últimos anos de sua vida na Suíça, onde veio a falecer no dia 08 de março de 1922..

Nenhum comentário:

Postar um comentário