Luís Alberto Alves/Hourpress
Oscar Freire de Carvalho nasceu na Bahia em 3 de outubro de 1882. Aos 14 anos matriculou-se na Faculdade de Medicina da Bahia e diplomou-se em 1902. Em março de 1907 foi nomeado professor substituto de Higiene e Medicina Legal.
Nomeado professor substituto de História Natural da Escola Politécnica da Bahia em 1913 e no ano seguinte promovido a catedrático de Medicina Legal da Faculdade de Medicina. Três anos mais tarde acabou convidado pelo Dr. Arnaldo Vieira de Carvalho para instalar, na cidade de São Paulo, a disciplina de Medicina Legal, que começou a funcionar em 18 de abril de 1918 no Instituto de Higiene, posteriormente no Laboratório Central da Santa Casa e por fim no prédio especialmente construído para esse fim.
A morte o surpreendeu antes de ver instalada definitivamente a sua disciplina. Fundou ainda a Sociedade de Medicina Legal e Criminologia e a Sociedade de Educação e Ensino. Era membro honorário do Instituto de Medicina Legal da Universidade de Madri e correspondente da Sociedade de Medicina Legal da Bélgica e de Roma. Como professor de Medicina e cientista deixou numerosos trabalhos, além de artigos na imprensa diária sobre a história do ensino na perícia, laudos periciais e pareceres médico-legal, entre outras. Faleceu em São Paulo em 11 de janeiro de 1923. A Rua Oscar Freire (foto) fica no Jardim Paulista, região dos Jardins.
Nenhum comentário:
Postar um comentário