O conhecimento da história da Medicina propicia a compreensão da profissão em sua totalidade
Redação/Hourpress
Com muito prazer e com muito carinho estamos engajados na organização do XXIV Congresso Brasileiro de História da Medicina, e a satisfação se amplia ainda mais porquanto ele retorna a São Paulo após 20 anos, e no mesmo local em que foi realizado o IV Congresso, que também tivemos a satisfação de organizar, a Associação Paulista de Medicina (APM). Aproveito para agradecer, nas pessoas de seu presidente Dr. José Luiz Gomes do Amaral e do diretor Cultural Dr. Guido Palomba, a todos da APM que estão atuando intensamente para fazer deste um grande e inesquecível evento.
O conhecimento da história da Medicina propicia a compreensão da profissão em sua totalidade, o lado ciência e o lado arte. Um Congresso de História da Medicina faz jorrar uma cascata de cultura e de humanismo, que são elementos vitais no arsenal do médico como verdadeiro artífice da cura nos moldes hipocráticos. A visão humanística é extremamente útil e importante ao médico e ao estudante de medicina, mormente hoje, em que se utiliza e se valoriza tanto a tecnologia. Saber utilizar os recursos humanísticos na prática médica é algo vital na arte de curar e através da história da medicina também se aprende isso.
A ocorrência conjunta do I Encontro das Academias de Medicina de São Paulo e do Rio Grande do Sul é uma parceria muito bem-vinda e frutífera, não apenas pela afinidade de seus membros, mas também porque vem enriquecer o temário científico do evento. Estou certo de que os participantes irão adorar o Congresso, que é uma oportunidade que ocorre na cidade de São Paulo para médicos, estudantes, historiadores e outros profissionais se abeberarem em temas interessantes e úteis, que irão enriquecer suas trajetórias profissionais.
Exercer a Medicina sem conhecer sua história é o mesmo que lavrar a terra sem olhar para o céu, sem saber de onde vem a água que irriga o solo ou a luz que é a fonte da vida.
Sejam todos bem-vindos
Lybio Martire Junior Presidente do Congresso
Agende-se
Data: 24/10/2019 até 27/10/2019
Horário: 08:00 até 18:00
Local: APM - Associação Paulista de Medicina
Cronograma de datas
24/10 – quinta-feira
20h - Palestra Inaugural: O Homem, o Médico e o Câncer, Fragmentos de uma História, com Dr. José Carlos do Valle (Academia Nacional de Medicina – RJ) e Coquetel.
25/10 – sexta-feira
8h às 18h – Palestras e Debates
20h às 22h – Solenidade de Abertura, Premiações e Palestra Magna: Hipócrates, a Tecnologia e o Rosto Humano na Medicina, com Dr. Nicolas Kastanos Hatzinicolis (Cos/Grécia) e Coquetel de Abertura.
26/10 – sábado
8h às 18h – Encontro das Academias de Medicina de SP e RS, Palestras e Debates
20h às 22h – Jantar dos Palestrantes - “Uma Noite Paulistana”.
27/10 - Domingo
9h às 12h – Visita aos Museus de História da Medicina da USP e Santa Casa de SP (contribuição R$ 10,00).
12h – Almoço de Confraternização, “Restaurante Bambu”, após as visitas aos museus.
Inscrições para Temas Livres e o Prêmio Carlos da Silva Lacaz até 26/08/2019 (regulamento no site)
Associados APM/SBHM/AMSP/AMRIGS - inscrições gratuitas
VAGAS LIMITADAS
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário