Postagem em destaque

Crônica: De bem-sucedido ao amargo do ostracismo

    Hourpress/Arquivo Morava num apartamento de cobertura na Região dos Jardins, com direito a três vagas na garagem, onde tinha estacionad...

terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Geral: Opções de atividades para os idosos nas férias em São Paulo


Além de boas companhias, a Cora oferece uma programação completa, além de refeições e cuidados, nos serviços para passar uma temporada ou para passar o dia


Redação/Hourpress

O convívio social é fundamental para a qualidade de vida. Por isso, as pessoas acima de 60 anos, que não querem ficar sozinhas em casa ou não vão acompanhar a família nas viagens de férias, podem passar o dia ou uma curta temporada na Cora Residencial Senior. A instituição oferece os serviços “Para aproveitar o dia” ou “Para passar uma temporada”, em espaço de convivência, com ambiente tranquilo, seguro, refeições balanceadas e atividades manuais, ginástica em grupo, cinema, yoga, além de boas companhias e cuidados.

“Muitas vezes a velhice chega acompanhada da solidão. Lugares preparados para receber os idosos são uma alternativa ao isolamento social. Além das atividades físicas e mentais, tudo é planejado para garantir o bem-estar, com alimentação balanceada, medicação na hora certa e integração com os outros residentes”, afirma o médico Jarbas Salto Jr., diretor de operações da Cora, ILPI (Instituição de Longa Permanência para Idosos), com seis unidades em São Paulo.

O residencial tem uma programação com sessões de cinema, jogos, videogame, ginástica em grupo, aula de teatro e oficinas que estimulam o movimento e o convívio social. Para isso, conta com uma equipe multiprofissional composta por geriatra, enfermeiros, cuidadores e nutricionistas que realizam o acompanhamento dos idosos. “O serviço auxilia no estímulo cognitivo, físico e social, que podem servir como formas de prevenção. Procuramos fazer com que os idosos se sintam em casa e possam desfrutar da comodidade da infraestrutura e do serviço”, avalia o diretor de operações.

Opção diária
Além da estadia “Para morar”, há as opções “Para passar uma temporada”, que proporciona uma experiência de 2 a 30 dias; e o “Para aproveitar o dia”, o idoso faz todas as refeições, participa das atividades integradas e volta para dormir em casa. “Este serviço funciona como um centro de atividades para quem já passou dos 60 anos e precisa de um local com uma programação especial de lazer e entretenimento”, explicou.

A projeção é que cada vez mais esses serviços sejam procurados, devido ao aumento da população de idosos, que exige espaços que proporcionem convivência social, diversão e estímulos, contribuindo para mantê-los ativos. No Brasil, por exemplo, estudos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que a expectativa de vida será estendida dos atuais 75 para 81 anos nas próximas duas décadas e, até 2025, a população atingirá 34 milhões de idosos, reforçando a necessidade de ambientes de estímulo e cuidados especiais para a terceira idade esse público.

Boa turma
As atividades têm levado cada vez mais os idosos a procurarem a Cora. É o caso da dona Ana Maria Benavente, de 78 anos, que chegou à instituição de cadeira de rodas, após fraturar a bacia. “Achei que viria só me recuperar aqui, mas gostei tanto que decidi ficar. Encontrei uma boa turma para conversar”, afirmou.

Os benefícios do serviço “Para passar o dia”
1 – Acompanhamento multidisciplinar
Enfermeiros e cuidadores podem auxiliar no controle da pressão arterial e na administração de medicamentos.

2 – Nutrição
Nutricionistas promovem uma alimentação saudável e balanceada, fator de prevenção contra, por exemplo, hipertensão arterial, diabetes e obesidade.

3 – Atividades físicas
É importante ter estímulos para a prática de exercícios com frequência, seja uma caminhada leve ou uma ginástica em grupo. Algumas atividades também unem a memória ativa, o corpo saudável e a vida social, como a dança de salão.

4 - Estímulos cognitivos
As atividades intelectuais como ler, escrever ou aprender coisas novas melhoram as conexões cerebrais, proporcionando uma melhora cognitiva.

5 – Vida social
Ter vínculos com outras pessoas promove mais sensação de bem-estar. Estudos já comprovaram o valor das relações na velhice. Por isso, é imprescindível manter as antigas e criar novas amizades.

Sobre a Cora
Criada em 2015, a Cora Residencial Senior é um residencial idealizado e construído especialmente para que os idosos possam viver ou passar uma temporada. Além de contar com espaços que garantem a melhor mobilidade e segurança, o idoso aproveita atividades diárias voltadas para a socialização e o desenvolvimento físico, sempre acompanhado por profissionais com vasta experiência com idosos.

Atualmente a Cora Residencial Senior é a maior rede de residenciais de América Latina, com seis unidades em funcionamento na cidade de São Paulo.
Serviço
Higienópolis - Rua Marquês de Itu, 816
Campo Belo - Rua Demóstenes, 748
Ipiranga - Rua Antônio Marcondes, 427
Jardins - Rua Leôncio de Carvalho, 98
Tatuapé - Rua Azevedo Soares, 21
Villa Lobos - Rua Professora Helena Moura Lacerda, 131
Mais informações: www.coraresidencial.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário