Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

sexta-feira, 17 de julho de 2015

Geral: Transtornos mentais atingem taxas acima de 50% em algumas cidades brasileiras





Redação

De acordo com artigo publicado pela Escola Nacional de Saúde Pública em 2014, o índice de transtornos mentais comuns e suas associações com características sociodemográficas apresentadas nas 27 unidades de saúde da família de quatro capitais brasileiras manifestaram taxas maiores que 50% nas cidades analisadas, sendo elas: Rio de Janeiro (51,9%), São Paulo (53,3%), Fortaleza (64,3%) e Porto Alegre (57,7%).

Portanto, é importante uma diagnose precisa para o tratamento efetivo de cada caso, como explica o Prof. Dr. Guilherme Messas, coordenador do curso de Pós-Graduação lato sensu em Psicopatologia Fenomenológica da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. "A Psicopatologia Fenomenológica é um dos instrumentos para o diagnóstico em saúde mental que permitem um conhecimento mais aprofundado das diferenças entre as diversas patologias da área. Por isso, é um passo imprescindível para o profissional de saúde mental, a fim de que ele possa fazer diagnósticos diferenciados e estabelecer o melhor tratamento para cada caso", afirmou.

Com o objetivo de proporcionar ao aluno a aquisição de conhecimentos para a realização do diagnóstico e para a estruturação e condução das estratégias terapêuticas em saúde mental, a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo oferece o curso de Pós- Graduação lato sensu em Psicopatologia Fenomenológica.

"O curso é dividido entre a parte teórica e prática. Na parte teórica o aluno vai conhecer toda a literatura clássica e contemporânea dada por professores que trabalham com essa Psicopatologia. Na parte prática, ele vai entrevistar os pacientes e discutir, além de supervisionar casos que ele mesmo traz, com os professores do curso", explicou o Dr. Guilherme Messas.

Com duração de 15 meses, o curso é voltado para médicos, psicólogos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, assistentes sociais e demais profissionais interessados no tema.

As inscrições para o processo seletivo podem ser feitas até o dia 24 de julho, pelo site da Instituição: www.fcmsantacasasp.edu.br. O processo seletivo é composto por análise de currículo e, se necessário, os candidatos serão convocados para entrevistas.

Serviço:
• Curso: Pós-Graduação lato sensu em Psicopatologia Fenomenológica
• Período de inscrição: até 24/7/2015
• Taxa de inscrição: 75 reais
• Divulgação dos aprovados: 28/7/2015
• Período de matrícula: 3 ou 4 de agosto de 2015
• Início das aulas: 14/8/2015, sexta-feira, às 18h00
• Duração do curso: 15 meses
• Vagas: 40

Nenhum comentário:

Postar um comentário