Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Radiografia de Sampa: Avenida Pedro Álvares Cabral


Luís Alberto Alves

Pedro Álvares Cabral, descobridor do Brasil, nasceu em Belmont em 1467. Incumbido por D. Manuel, Rei de Portugal, de comandar uma expedição à Índia, partiu no dia 09 de março de 1500. Dela faziam parte grandes mestres da Arte da Navegação como Pedro Escobar, João de Sá e outros. 

Devido a um temporal, Cabral afastou-se da costa africana, e após algus dias de viagem deparou, no dia 22 de abril, com um monte que denominou Monte Pascoal, logo após, descobriu a Terra de Vera Cruz, posteriormente chamada de Brasil, em virtude da existência de grande quantidade de árvores cuja madeira era cor de brasa.

 Em seguida, Cabral partiu para Índia, onde enfrentou grandes dificuldades no Cabo da Boa Esperança e mesmo perdendo vários barcos, chegou a Quilon. Dali foi para Calicute e Colim, retornando finalmente, para Portugal. Desembarcou em Lisboa em 1501, recusou-se a participar de uma segunda esquadra para a Índia, pois não concordou em ter como comandante da segunda divisão, Vicente Sodré, pois o rei tinha-lhe dado poderes especiais que o tornavam independente.

 Cabral foi então, substituído por Vasco da Gama. D. Manuel, para recompensar os serviços prestados por Cabral, concedeu-lhe por carta régia de 06 de maio de 1502 a tença de 13$000 e em outra mesma data, deu-lhe mais 30$000. Casou-se com D. Isabel de Castro, filha de D. Fernando de Noranha, tendo os filhos: Fernando Álvares Cabral, Antonio Cabral, D. Constança de Noronha e D. Guiomar de Castro. Faleceu em Santarém em 1520, sendo enterrado na Sacristia do Convento da Graça, em Santarém. A Avenida Pedro Álvares (foto) fica em Moema, Zona Sul de SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário