Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Variedades: Orquestra Criança Cidadã grava primeiro álbum musical no Exterior



Maestro e músicos da Orquestra Criança Cidadã

Luís Alberto Alves

Em uma tradicional basílica romana, grupo pernambucano gravará CD/DVD em concerto aberto aos italianos; Yoko Kubo, umas das mais famosas violinistas do Japão, será solista

Após um ano exato da apresentação para o Papa Francisco no Vaticano, os músicos da Orquestra Criança Cidadã voltam a Roma para gravar seu mais novo álbum CD/DVD, intitulado “Bach por Orquestra Criança Cidadã e Yoko Kubo”. O material será gravado em um concerto aberto ao público no dia 5 de novembro (quinta-feira), às 20h, na Basilica dei Santi Silvestro e Martino ai Monti, localizada no bairro de Monti, na capital italiana. Um dos maiores nomes da música erudita internacional, a violinista japonesa Yoko Kubo será solista do projeto.

O álbum contará com as três obras do compositor Johann Sebastian Bach para violino e orquestra. “As músicas do autor são títulos de referência para violinistas do mundo inteiro, por isso foram selecionadas para compor o repertório do concerto. O álbum vai oferecer uma performance inédita e diferenciada das peças do autor alemão. Para a Orquestra, a produção do CD/DVD, enquanto obra musicalmente significativa, demonstra o grau de profissionalismo alcançado pelos jovens músicos e servirá para atrair patrocinadores e apoiadores”, explica o coordenador geral da Orquestra, juiz João Targino.

A relação entre a Orquestra Criança Cidadã e a violinista Yoko Kubo se estreitou no ano passado, quando tocaram juntos para o papa Francisco. Yoko foi apresentada ao grupo pelos representantes da fábrica de instrumentos de corda Bunkyo Gakki, maior do ramo no Japão. A empresa é parceira do projeto social e já realizou doações de violinos e desenhos de instrumentos para a Escola de Formação de Luthier e Archetier da Orquestra. A violinista japonesa é católica e sempre quis desenvolver uma produção artística com obras de Bach em uma das igrejas de Roma. Devido ao sucesso da audição em 2014, a instrumentista convidou o grupo do Recife para gravar um CD/DVD que uniria os dois talentos.

O registro de imagens do DVD será realizado no dia 5, durante o concerto na basílica. Para garantir a qualidade sonora do CD, a captação do áudio acontecerá dos dias 6 a 9 de novembro, em sessões particulares. O álbum “Bach por Orquestra Criança Cidadã e Yoko Kubo” terá 10 mil cópias, com a distribuição dividida. Serão doados 5 mil exemplares às obras sociais do Vaticano, 2,5 mil irão para a empresa Bunkyo Gakki, e os outros 2,5 mil serão da Orquestra Criança Cidadã. A quantidade destinada à Orquestra será direcionada aos patrocinadores do projeto e à comercialização, cuja renda se reverterá às atividades desenvolvidas pela Criança Cidadã.

YOKO KUBO - A japonesa é uma das violinistas mais importantes do mundo. Ela atualmente é professora da Faculdade de Música de Osaka e professora-chefe da seção de composição no curso de mestrado da Faculdade de Música de Osaka. Yoko é professora visitante da Universidade de Paris-Sorbonne desde 2005. Foi o primeiro lugar no Concours Premier Franco - Japonais de Jeune Musique Contemporaine em 1983. Kubo já promoveu importantes recitais, concertos e palestras como compositora e pianista no Japão, Europa e nos EUA. Suas obras foram tocadas pela Orquestra Sinfônica de Tóquio, Orquestra Sinfônica de Kyoto, pela Orquestra Century Osaka e por solistas internacionais, como Claude Helffer e Pierre-Yves Artaud. Seus trabalhos também têm sido transmitidos em muitos países, como Japão, França, Alemanha e Estados Unidos.

Saiba mais sobre a Orquestra Criança Cidadã

A Orquestra Criança Cidadã é um projeto social gerido pela Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC). Idealizado pelo juiz de Direito João José Rocha Targino, o programa, em funcionamento já há nove anos, visa ao resgate social de crianças carentes através da música. Primeiramente atuando na Comunidade do Coque, no Recife, a Orquestra hoje também possui um núcleo no distrito de Camela, no município do Ipojuca, Pernambuco.

O projeto atende gratuitamente a 330 jovens, entre 6 e 24 anos. Os alunos recebem aulas de instrumentos de corda, percussão, teoria musical, flauta doce e canto coral, além de instrumentos de sopro – flauta transversa, oboé, clarinete, trompa e fagote. O programa conta ainda com apoio pedagógico, atendimento psicológico, médico e odontológico, aulas de inclusão digital, fornecimento de três refeições por dia e fardamento.

O método utilizado para o ensino é o Suzuki, criado pelo professor japonês Shinichi Suzuki, que prevê o aprendizado de forma lúdica – a criança aprende brincando. A Orquestra também garante a profissionalização dos alunos através da Escola de Formação de Luthier e Archetier, onde os aprendizes são treinados na arte da construção e reparo dos instrumentos de corda.

Os alunos permanecem no projeto por um período de cinco horas, sempre no contraturno escolar, das 7h30 às 18h30. Entre atividades extracurriculares oferecidas, estão, além de cursos em parceria com universidades, intercâmbios para a Europa, direcionados aos alunos de destaque. A Orquestra já enviou estudantes para estudar música na Polônia, Áustria, República Tcheca, Alemanha e México.

A Orquestra Meninos do Coque vem, a cada ano, se projetando cada vez mais como um programa social exemplar. Em seus nove anos de existência, recebeu mais de 20 prêmios, incluindo o Prêmio Caixa Melhores Práticas em Gestão Local, de âmbito nacional. Na esfera internacional, a Organização das Nações Unidas escolheu a Orquestra como uma boa prática de inclusão social, em dezembro de 2010. No website do projeto, é possível conferir e acompanhar informações detalhadas sobre a Orquestra Criança Cidadã. O endereço é www.orquestracriancacidada.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário