Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Radiografia de Sampa: Rua Pedro de Américo



Luís Alberto Alves

O pintor Pedro Américo de Figueiredo e Melo nasceu na cidade de Areias, Paraíba do Norte, no dia 29 de abril de 1845. Tinha apenas 11 anos de idade quando foi contratado pelo desenhista da missão exploradora do naturalista Louis Jacques Brunet, para percorrer os sertões da Paraíba, Pernambuco e Ceará, e fixar aspectos da natureza e da vida do interior do Brasil. 

 Em 1854 transferiu-se para o Rio de Janeiro e ali cursou o Colégio Pedro II e, em seguida, a Academia de Belas-Artes. Durante o curso de arte conquistou 15 medalhas de ouro e prata, vários diplomas e aprovações com louvores. Em 1859 recebeu do imperador uma pensão para estudar na Europa. Matriculou-se então, ao mesmo tempo, na Academia de Belas Artes de Paris e na Sorbonne. Nesta, recebeu o diploma de bacharel em Ciências Sociais. 

 De regresso ao Rio de Janeiro em 1864, inscreveu-se no concurso para professor da Academia de Belas-Artes que venceu com a tela "Socrates Afastando Alcebíades do Vício". Desgostoso, porém, com as críticas que lhe faziam os jornais, voltou à França ali permanecendo até 1870, quando foi designado para reger uma cadeira na Academia. 

Deixou numerosas telas, dentre as quais: "A Batalha do Havaí", "Paz e Concordia", "Ines de Castro", "Catarina de Ataide" e "Grito do Ipiranga". Foi ainda deputado provincial e escritor de largos méritos. Faleceu em Florença, em 07 de outubro de 1905. A Rua Pedro Américo (foto) fica ao lado do edifício Andraus, Centro de SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário