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quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Geral: Empresa de bebidas e governo federal lançam projeto AquiTemPalco




A proposta é valorizar a cultura popular e descobrir novos talentos

Redação

 Uma das maiores incentivadoras da cultura brasileira, a Ambev se une ao Ministério da Cultura (MinC) para lançar o #AquiTemPalco. Além de estimular manifestações artísticas, fortalecer a cultura regional e descobrir novos talentos brasileiros, o projeto vai oferecer palco para que as pessoas se apresentem e possam expressar a sua arte. As ações têm início no Rio de Janeiro e começam a ser replicadas em outras praças do Brasil a partir de 2015.

 Nesta parceria com o MinC, os eventos realizados pela Ambev aumentam seu potencial de promover e disseminar a cultura e de dar espaço para que as manifestações artísticas aconteçam, principalmente em comunidades. O #AquiTemPalco une a missão do MinC de promover a cultura para a construção da identidade nacional com o compromisso da Ambev de realizar projetos de grande porte com o poder de transformar a vida das pessoas.

 Só no projeto piloto que acontecerá no Rio de Janeiro, a expectativa da Ambev é a de impactar 300 mil pessoas diretamente. Em 2015, quando as ações estiverem sendo replicadas em outras praças, a previsão é de que mais de sete milhões de pessoas sejam impactadas. “Na Ambev, levamos o nosso sonho muito a sério. Queremos ser a melhor empresa de bebidas do mundo, unindo as pessoas, por um mundo melhor. O #AquiTemPalco é mais um exemplo de que trabalhar em rede, em parceria com diversos agentes da sociedade, é o caminho certo para transformarmos para melhor a nossa realidade”, afirmou o vice-presidente jurídico e de relações corporativas da Ambev, Pedro Mariani.

 Um dos principais legados do #AquiTemPalco será a criação de uma ampla cartografia da cultura popular brasileira. A Ambev e os agentes culturais indicados pelo Ministério da Cultura irão mapear e identificar os artistas e manifestações culturais das comunidades de todo o Brasil. Todas essas informações estarão compiladas em uma inédita plataforma digital. Esta ferramenta será de uso interno da própria Ambev e estará disponível também para utilização do MinC. Além de participarem dos projetos que compõem o #AquiTemPalco, os talentos cadastrados no sistema poderão também ser convidados a se apresentarem nas centenas de eventos próprios e patrocinados que a Ambev promove anualmente no Brasil.

 No #AquiTemPalco, o MinC vai trabalhar em parceria com a Ambev em três projetos já realizados pela empresa. O principal deles é o Curtisom, seguido pelo Talentos do Samba e pelo Nosso Bar. 

#AquiTemPalco – Curtisom Cultural

 O Curtisom são micro eventos realizados pela Ambev em bares de comunidades e pequenas cidades do país. Atualmente, o Curtisom consiste na realização de pequenas festas, com caixas de som, telões e música em bares e pontos comerciais. Desde que foi criado, em 2011, o Curtisom já realizou mais de 100 mil eventos. Agora, dentro do #AquiTemPalco, o Curtisom passará por diversas mudanças e se tornará o Curtisom Cultural.

 Neste novo conceito, os eventos acontecerão em palcos montados a partir de vans. Dentro dos veículos, haverá camarim para os artistas. Do lado externo, a estrutura contará com comunicação visual em formato de um show de auditório itinerante, com apresentador indicado pelo Ministério da Cultura. A princípio, os espetáculos iniciam com um curta-metragem e, na sequência, as atrações serão 70% musicais e 30% de outras expressões artísticas como dança, arte digital, cinema e literatura.

 As atrações de cada uma das apresentações serão escolhidas por agentes culturais indicados pelo MinC. Eles irão identificar os artistas das comunidades onde atuam, contribuir para organizar os eventos, divulgar e oferecer palco para que eles se apresentem. “O projeto é uma oportunidade única para jovens de todo o Brasil mostrarem sua arte. Também será um palco para o desenvolvimento de muitos talentos", afirmou Marta Suplicy, ministra da Cultura.

 No projeto piloto do Curtisom Cultural no Rio de Janeiro, os agentes indicados pela Fundação Nacional de Artes (Funarte) mapearão os talentos locais do morro do Vidigal e organizarão cerca de 30 apresentações. Em 2015, com a replicação do Curtisom Cultural em outras praças do Brasil, serão realizados 70 mil eventos. “Oferecer palco às comunidades é o projeto da minha vida”, afirma Guti Fraga, presidente da Funarte.

#AquiTemPalco – Talentos do Samba (assista ao vídeo)

 O Talentos do Samba foi lançado pela Ambev em 2012 e, neste ano, chega a sua terceira edição. O projeto tem o objetivo de incentivar sambistas de comunidades e promover o samba, ritmo considerado uma das maiores riquezas musicais do Brasil. As duas primeiras edições contaram com 160 inscritos e sete grupos foram premiados.

 No âmbito do #AquiTemPalco, o Talentos do Samba também vai contar com novidades. Para se inscrever no concurso, os grupos terão de enviar uma música própria, outra de conhecimento popular e, a partir de agora, terão também de realizar ao menos uma apresentação em comunidades onde o Curtisom Cultural estiver acontecendo.

 Durante o período de inscrição, os agentes culturais, que já estarão envolvidos com a realização do Curtisom Cultural, também trabalharão na divulgação do Talentos do Samba nas comunidades. O conselho técnico que seleciona os 10 finalistas do Talentos do Samba passará a contar com a participação de representantes do MinC.

 Os vencedores do concurso são escolhidos por voto popular online, ganham um curso de empreendedorismo, com técnicas de gerenciamento de carreira, gravam CD e realizam uma série de apresentações nas comunidades onde ocorre o Curtisom Cultural. O projeto piloto do Talentos do Samba incorporado às novas diretrizes do #AquiTemPalco acontece no Rio de Janeiro a partir de outubro.


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