Postagem em destaque

Crônica: De bem-sucedido ao amargo do ostracismo

    Hourpress/Arquivo Morava num apartamento de cobertura na Região dos Jardins, com direito a três vagas na garagem, onde tinha estacionad...

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Radiografia de Sampa: Rua da Mooca




A Rua da Mooca foi oficializada em 1950

Luís Alberto Alves

 A atual "Rua da Mooca" teve origem nos primeiros séculos de São Paulo e, naquela época, ela era uma simples trilha estreita e de terra batida que, a partir da antiga "Ponte do Tabatinguera", tomava o rumo da Penha. Esta velha trilha, amassada pelos pés dos indígenas e mais tarde pelos cascos dos animais e pelas rodas cortantes dos carros de bois, tornou-se caminho e, por fim, virou rua.

 Nos antigos mapas oficiais da cidade, a primeira representação da Rua da Mooca ocorreu em 1842, através da "Carta da Capital de São Paulo", executada pelo engenheiro José Jacques da Costa Ourique, por ordem do "Barão de Caxias".

 Naquele mapa ela aparece com o sugestivo nome de "Caminho da Muóca". Em 1897, ela já era a "Rua da Mooca", com início na então "Rua Francisco Glicério". A respeito do nome, a versão mais aceita é aquela que nos diz ser esta uma expressão indígena que significa "Fazer Casa" de "Mo" (faz, fazer) + "oca" (casa). A Rua da Mooca foi oficializada em 1950. A Rua da Mooca fica no bairro de mesmo nome, Zona Leste de SP.


Nenhum comentário:

Postar um comentário