Postagem em destaque

Crônica: Surpresas desagradáveis pregadas pelo tempo

Pixabay   Os seus quatro filhos se encontravam bem encaminhados Astrogildo Magno O   tempo não preocupava Justino. Não dava bola para ...

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Economia: Fique atento contra fraudes em CPFs e CNPJs



Luís Alberto Alves

A Check Check, que faz parte do Grupo Connect – o mesmo que detém a marca Carto – oferece um produto inovador, que promete diminuir o risco de fraudes com CPFs e CNPJs usados indevidamente. Trata-se do Fique Atento, um sistema que monitora as consultas realizadas a CPFs e CNPJs e avisa a quem contratou o serviço sempre que uma instituição realizar essa operação. “Isso é possível porque a Check Check tem um dos principais bancos de dados do País, além de uma sólida parceria de distribuição de informações com a Serasa, sendo seu principal distribuidor no Brasil”, informa o diretor do Grupo Connect, Enio Cursino.

 O serviço Fique Atento dispara um alerta ao seu cliente sempre que uma consulta ao CPF ou CNPJ cadastrado do usuário é realizada em um dos bancos de dados que compõem a base de pesquisa da Check Check. Assim, caso o titular daquele CPF ou CNPJ não estiver realizando nenhuma operação financeira ou comercial, este saberá que pode estar sendo vítima de uma tentativa de fraude. Neste caso, basta entrar em contato com a instituição que realizou a consulta, solicitar informações sobre o motivo da consulta realizada e adotar as medidas que julgar adequadas. Desta forma, a tentativa de fraude poderá ser coibida. “O sistema do Fique Atento informa a data, o local e quem realizou a consulta ao CPF ou CNPJ. O aviso é feito por SMS – para que o cliente saiba em tempo real do acontecimento – e por email, onde tem acesso a um detalhamento da consulta”, explica Cursino.

 A Check Check lançou o sistema porque é cada vez mais comum a fraude em CPFs e CNPJs. Segundo dados recentes, a cada 12 segundos uma tentativa de fraude acontece no Brasil. Em 2013, o número de fraudes a documentos bateu recordes no país, quando cerca de 54% dos brasileiros sofreram algum tipo de fraude.  

 E ninguém está a salvo. No passado, apenas quem tinha seus documentos roubados, furtados ou perdidos corria o risco de ser vítima. Atualmente, é fácil gerar um número válido de CPF ou CNPJ pela internet e alterar dados em comprovantes de residência – já que a maioria deles pode ter sua segunda via solicitada pela internet. “Os golpes são muito comuns e muitas vezes a pessoa só descobre no momento em que vai fazer uma compra e vê que está negativada. O sistema ajuda a evitar fraudes, prejuízos e o constrangimento moral de quem fica marcado sem ter feito nada errado. Nós oferecemos a possibilidade de a pessoa se resguardar de fraudes”, diz o diretor.

 Por isso, qualquer pessoa, de qualquer lugar do Brasil, pode contratar o Fique Atento. O custo é baixo – a partir de cerca de R$ 30,00 mensais – e o sistema previne grande parte das chamadas “fraudes offline”, que representaram um prejuízo de R$ 1,2 bilhões  só em 2013.

 CNPJ – o Fique Atento também atende a empresas que queiram se proteger. E não apenas contra fraudes de desconhecidos. “Existem casos em que um sócio contrai empréstimos para fins pessoais em nome da empresa ou oferece a empresa como garantia de uma compra, sem que outros sócios saibam. Com esse sistema, todos ficam sabendo sobre a utilização do CNPJ”, diz Cursino.

 Segundo ele, o sistema também tem sido muito procurado por empresas que participam de licitações públicas, que não podem ser surpreendidas por uma situação irregular causada por uma fraude, evitando que sejam eliminadas das concorrências. Para elas, o monitoramento permanente é essencial.

 Monitoramento jurídico – A burocracia e a demora por informações provenientes do sistema judiciário podem ser abrandadas também com o Fique Atento. Por meio de um outro serviço da empresa, o Check Juris, que pode estar parcialmente integrado ao Fique Atento, o sistema informa sobre andamentos de processos e o ingresso de ações em juízo antes mesmo do cliente ter sido citado ou, por vezes até mesmo antes que o andamento seja publicado no Diário da Justiça.

 Outro caso em que pode ser útil é para pessoas físicas: se um trabalhador doméstico, por exemplo, acionar judicialmente seu antigo empregador, ele também saberá com antecedência, o que pode ajudá-lo no processo, no sentido de tentar um acordo prévio, se necessário e se assim o desejar, evitando a demanda.

 Por enquanto, o Monitoramento Jurídico do Fique Atento funciona para ações em todos os tribunais superiores e no tribunal de justiça do Distrito Federal e Territórios, mas dentro em pouco estará disponível nas demais capitais. Para contratar o Fique Atento, basta acessar o site www.checkcheck.com.br ou ligar para 0800-7012211 ou 4004-7001.


Nenhum comentário:

Postar um comentário