Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

terça-feira, 10 de junho de 2014

Radiografia de Sampa: Rua Heitor Penteado



A Rua Heitor Penteado fica no bairro da Lapa, Zona Oeste de SP


Luís Alberto Alves

 O Dr. Heitor Penteado nasceu em Campinas (SP) em 16 de dezembro de 1878. Ali fez seus estudos primários e mudando depois para a Capital, onde
 entrou no Seminário Episcopal para completar a sua formação. Em 1896 foi para a Faculdade de Direito de São Paulo e bacharelou-se em 1900, quando cursava o terceiro ano elegeu­se presidente do Centro Acadêmico XI de Agosto e redator da Revista Acadêmica.

 Depois voltou a Campinas onde iniciou o exercício de sua profissão. Logo acabou nomeado promotor público, cargo exercido de 1901 a 1910. Filiou-se ao Partido Republicano Paulista, pelo qual se candidatou a uma cadeira de vereador para a Câmara Municipal. Depois de eleito foi escolhido para ocupar o cargo de prefeito, e sucessivamente reeleito durante muitos anos.

 Passando a sua atividade política municipal para a estadual, candidatou-se a uma cadeira de deputado a Câmara Paulista. Foi eleito em 1919. Em 1920, deixou o seu lugar na Câmara dos Deputados para ocupar o cargo de Secretário da Agricultura, Viação e Obras Públicas, no governo de Washington Luiz. Em 1924, quando deixou a secretaria, foi eleito representante de São Paulo na Câmara Federal, exercendo o seu mandato até 1927, quando foi escolhido para o cargo de vice-presidente do Estado, como companheiro de chapa do Dr. Júlio Preste de Albuquerque.

 Só em 1936 é que retornou à política, recomeçando as suas atividades públicas na região municipal de Campinas, elegendo-se a vereador. Durante muitos anos o Dr. Heitor Penteado ocupou a presidência da Comissão Diretora do Partido Republicano e da Sociedade Anônima Correio Paulistano. De 1938 até abril de 1939, foi diretor do Banco do Estado de São Paulo. Faleceu em Campinas, em 8 de maio de 1947. A Rua Heitor Penteado fica no bairro da Lapa, Zona Oeste de SP.


Nenhum comentário:

Postar um comentário