Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

terça-feira, 20 de maio de 2014

Radiografia de Sampa: Avenida Guapira



A Avenida Guapira fica no bairro do Jaçanã, Zona Norte de SP


Luís Alberto Alves

 Guapira era, originalmente, o nome de um pequeno rio que desaguava no Rio Cabuçu, na divisa entre São Paulo e Guarulhos e, também, identificava toda a região hoje conhecida como "Jaçanã". Desde o início de São Paulo de Piratininga, o "Guapira" era trilhado pelos bandeirantes e sertanistas que seguiam rumo ao "Cabuçu" na antiga Freguesia da Conceição dos Guarulhos e daí, para Mairiporã, Atibaia e Minas Gerais.

 A trilha ou estrada por eles utilizada era, desde aquela época, chamada de "Estrada do Guapira". Na língua Tupi, Guapira significa "começo do vale" ou "as cabeceiras, as nascentes", geralmente de um rio. A história da Avenida Guapira remonta aos séculos XVI e XVII, sendo conhecida como "Estrada do Guapira".

 Já no século XX, ela seria oficializada com esta denominação através do Mapa Oficial da cidade de 1927. Naquela época, ela "começava na Estrada da Cantareira e terminava na Estrada de Vila Galvão". E como "estrada" ela permaneceu até 1961 quando, então, ganhou a denominação de Avenida. Porém em 1971 seu nome mudou para Avenida Dra. Diva Chaves de Faria, mas no ano seguinte voltou a se chamar Guapira, que fica no bairro do Jaçanã, Zona Norte de SP.


Nenhum comentário:

Postar um comentário