Postagem em destaque

Crônica: Surpresas desagradáveis pregadas pelo tempo

Pixabay   Os seus quatro filhos se encontravam bem encaminhados Astrogildo Magno O   tempo não preocupava Justino. Não dava bola para ...

sábado, 4 de janeiro de 2014

Variedades: O filme “O Menino e o Mundo” em pré-estreia neste final de semana





Luís Alberto Caju

 O MENINO E O MUNDO tem pré-estreia aberta ao público neste fim-de-semana em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Brasília, Salvador e Florianópolis. Longa-metragem apresenta música-tema composta e interpretada pelo rapper Emicida, além de trilha sonora original feita por Ruben Feffer e Gustavo Kurlat com as participações de Naná Vasconcelos, Barbatuques e GEM – Grupo Experimental de Música. 

 O filme conta o drama de um menino que sofre com a falta do pai, quando então ele resolve partir em sua procura. Nessa jornada descobre aos poucos a realidade ao seu redor; um mundo fantástico dominado por máquinas-bichos e estranhos seres, revelando também aos espectadores o seu olhar ingênuo diante de questões existenciais, culturais e políticas num mundo globalizado.

 A grande jogada deste longa metragem é revelar o ponto de vista do menino, e na contramão da estética padronizada das atuais produções animadas, encontra linguagem própria, partindo da simplicidade das garatujas infantis e criando um universo lúdico, colorido e em alguns momentos quase abstrato.

O cineasta utiliza diversas técnicas artísticas como desenhos, pinturas e colagens, misturando materiais como lápis de cor, giz de cera, canetinhas etc., convidando o espectador a embarcar no mundo de sonhos da criança e mergulhar em um universo onde tudo é possível.

 A trilha sonora de O MENINO E O MUNDO traz a participação do percussionista Naná Vasconcelos, Barbatuques e GEM (Grupo Experimental de Música) interpretando as canções de Gustavo Kurlat e Ruben Feffer. Emicida escreveu o RAP “Aos Olhos de Uma Criança” especialmente para o filme. Os poucos diálogos da trama acontecem numa língua “ao contrário” e as músicas também foram compostas assim. Um grande desafio para atores, compositores e cantores.

FICHA TÉCNICA

Direção, roteiro e montagem: Alê Abreu
Coordenação Artística: Priscilla Kellen
Produção Executiva: Tita Tessler e Fernanda Carvalho

Música Original: Gustavo Kurlat e Ruben Feffer
Participações Especiais: Emicida, Naná Vasconcelos, Barbatuques e GEM - Grupo Experimental de Música

Vozes: Vinicius Garcia (Menino), Felipe Garcia (Jovem), Alê Abreu (Velho), Lu Horta (Mãe), Marco Aurélio Campos (Pai) e Cassius Romero (cachorro)
Vozes Adicionais: Nestor Chiesse, Alfredo Rolo, Patricia Pichamone, Melissa Garcia
Mixagem: Pedro Lima, Marcelo Cyro, André Faiman, Ariel Henrique
Pós-Produção de Áudio: Mixagem, Pedro Lima, Estúdio De Mixagem, Cinecolor Digital

Distribuição: Espaço Filmes
Distribuição Internacional / TV e VOD no Brasil: ELO Company
Patrocínio: Petrobras, BNDES e Sabesp.
Apoio: Proac (Programa de Fomento ao Cinema Paulista), Secretaria Municipal de Cultura e Governo do Estado de São Paulo



Nenhum comentário:

Postar um comentário