Janeiro chegou e muitos consumidores
aproveitam o primeiro mês do ano para viajar e fazer passeios turísticos.
Já o comércio aproveita essa época do ano para ampliar suas vendas,
considerando o maior fluxo de pessoas nos centros comerciais das cidades.
Mas é nesse momento que tanto o consumidor quanto o comerciante precisam
estar atentos para não se tornarem vítimas de golpes, alertam os
especialistas em soluções antifraudes da Serasa Experian.
Pesquisas
da Serasa Experian apontam que estão mais suscetíveis às fraudes os
cidadãos que tiveram seus documentos perdidos ou extraviados. Segundo o
Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude, apenas em novembro do
ano passado, a cada 13 segundos, um consumidor brasileiro foi vítima da
tentativa de fraude conhecida como roubo de identidade, em que dados
pessoais são usados por criminosos para obter crédito com a intenção de não
honrar os pagamentos ou fazer um negócio apresentando-se com uma falsa
identidade.
Qualquer
pessoa que tiver um documento roubado ou perdido, além de fazer um Boletim
de Ocorrência (B.O.), deve cadastrar um alerta no Serviço de Documentos e
Cheques Roubados da Serasa Experian, com o objetivo de reduzir o risco e
evitar a dor de cabeça de ter seus dados pessoais utilizados por golpistas.
De
maneira prática e segura, o consumidor pode fazer gratuitamente o registro
do extravio de folhas de cheques e documentos (como Registro Geral, o RG;
carteira de trabalho; CPF; carteira de habilitação e título de eleitor)
pela Internet, www.serasaconsumidor.com.br/gratuito_roubados.html, ou pelo
telefone da Central de Atendimento ao Consumidor, (11) 3373 7272, que
funciona nos 7 dias da semana, das 8h às 20h. Se alguém já teve no passado
algum documento extraviado e ainda não registrou as informações, também
pode realizar o cadastro.
A partir
da inclusão dos dados, as informações ficam disponíveis de imediato para
todos os clientes da Serasa Experian no País. No caso dos documentos, o
alerta fica no sistema de consultas, provisoriamente, por um período de dez
dias úteis. Para que permaneça por tempo indeterminado, o consumidor
precisa enviar dentro desse prazo o Boletim de Ocorrência e uma declaração
formal à Serasa Experian. Já no caso dos cheques, as informações ficam na
base de dados por três dias úteis, tempo para que o correntista avise o
banco, faça o Boletim de Ocorrência e suste os cheques. Após a sustação, o
alerta do cheque permanecerá por tempo indeterminado na base de dados da
Serasa Experian.
O
comerciante também precisa se proteger. Os golpistas aproveitam essas
épocas de concentração popular para agir no comércio fazendo compras com
identidade falsa. Estudos dos casos de fraudes confirmadas, dentre os
alertas apontados pelas soluções antifraudes da Serasa Experian,
constataram uma elevação de 25% de comprovação de golpes no comércio
decorrentes de alertas a consultas realizadas durante datas movimentadas e
feriados prolongados.
Venda
a Prazo
Na hora
de realizar uma venda a prazo, o comerciante deve principalmente verificar
a consistência dos dados informados e comparar a foto do documento de
identificação com a pessoa que se apresenta no estabelecimento.
Independentemente do porte, é importante que todas as empresas redobrem a
atenção, pois aquelas que não investem em recursos básicos e acessíveis de
proteção, podem virar alvos preferenciais, destacam os especialistas em
soluções antifraudes da Serasa Experian.
O
empresário também pode contar com o auxílio de ferramentas disponíveis no
mercado que ajudam a prevenir fraudes, como é o caso do serviço de Alerta
de Identidade da Serasa Experian. No momento da venda, o empresário pode
fazer uma consulta ao CPF do consumidor e analisar o histórico daquele
documento. A partir disso, o serviço avalia o grau de risco para o
comerciante indicando se há ou não a necessidade de verificar documentos
adicionais de identificação.
A ação de fraudadores pode causar muitos
transtornos ao comércio e à população. Confira abaixo dicas de prevenção
para o consumidor e para as empresas, sobretudo para as pequenas e médias
companhias, preparadas pelos especialistas da Serasa Experian:
Comércio
Antes de realizar uma venda a prazo: 1ª – Peça sempre dois documentos originais (como RG, CPF, Carteira de
Habilitação); 2ª – Verifique inconsistências nos documentos apresentados. Por exemplo, se
a foto é recente, porém a data de emissão do RG é de quando a pessoa tinha
10 anos de idade ou vice-versa.
3ª – Procure confirmar se as informações fornecidas pelo cliente são
verdadeiras, analisando atenciosamente se o nome apresentado nos documentos
é o mesmo que consta no comprovante de residência; 4ª – Solicite ao cliente o número do telefone residencial e faça a checagem
dos dados naquele
instante;
5ª – Consulte alguma ferramenta de prevenção a fraudes disponível no
mercado;
6ª – Se a suspeita de fraude for grande e o comerciante não se sentir
seguro com a venda, é recomendável pedir que uma parte ou todo o pagamento
seja feito à vista.
Consumidor
Cuidados com os documentos:
1ª – Nunca deixe o documento com um desconhecido quando você não estiver
por perto;
2ª – Nunca forneça seus dados pessoais para pessoas estranhas;
3ª – Não forneça ou confirme suas informações pessoais por telefone;
4ª – Não perca de vista seus documentos de identificação quando solicitados
para protocolos de ingresso em determinados ambientes ou para quaisquer
negócios;
5ª – Não informe os números dos seus documentos quando participar de
sorteios;
6ª – Mantenha atualizado o antivírus do seu computador diminuindo os riscos
de ter seus dados pessoais roubados por arquivos espiões;
7ª – Não faça cadastros em sites que não sejam de confiança; fique atento
às dicas de segurança da página, por exemplo, como a presença do cadeado de
segurança.
Cuidados com os cheques:
1ª – Procure deixar os cheques separados dos documentos pessoais;
2ª – Não ande com o talão de cheques ou folhas já assinadas; procure portar
apenas as folhas que for utilizar no dia;
3ª – Não deixe as folhas de cheques em cima do balcão da loja ou à vista de
outras pessoas;
4ª – Quando for preencher o cheque utilize sempre uma caneta própria;
5ª – Evite deixar espaços em branco;
6ª – Procure sempre emitir cheques nominais e cruzados;
7ª – Anote as informações da compra no canhoto do talão.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário