Postagem em destaque

Crônica: Surpresas desagradáveis pregadas pelo tempo

Pixabay   Os seus quatro filhos se encontravam bem encaminhados Astrogildo Magno O   tempo não preocupava Justino. Não dava bola para ...

quarta-feira, 29 de maio de 2019

Geral: Portabilidade da conta de luz pode gerar 12 bilhões de economia aos consumidores


A "Portabilidade da conta de luz" permitirá a 80 milhões de consumidores brasileiros escolher o seu fornecedor de energia elétrica e ter economia de R$ 12 bilhões ao ano nas contas de eletricidade

Redação/Hourpress
O setor elétrico carece de reformas estruturais urgentes, e independentemente do cenário político, é necessário torná-lo mais transparente, eficiente, seguro e capaz de dar sustentabilidade ao crescimento econômico.
Para estabelecer a necessária “Modernização do Setor Elétrico”, o Projeto de Lei 1917/15 da Câmara dos Deputados e o Projeto de Lei do Senado 232/2016 propõem novas bases para o funcionamento do mercado, com incentivo à portabilidade da conta de luz.
O PL 1917/2015 vem tramitando no Congresso há quatro anos e agora aguarda a criação de uma comissão especial para analisá-lo. Já o PLS 232 espera por deliberação na Comissão de Infraestrutura (CI). Ambos incorporam as proposições originadas da Consulta Pública 33, realizada em 2017, pelo Ministério de Minas e Energia, que recomendou mudanças importantes ao modelo setorial vigente, e deu força ao movimento que pretende modernizar o setor energético do País.
O projeto de modernização, que incorpora a abertura do mercado de energia elétrica, é a oportunidade para levar esse debate a um público maior, a fim de demonstrar à sociedade como a mudança da forma pela qual cada empresa e cidadão compram sua energia pode gerar empregos e renda.
Nos últimos 16 anos, os consumidores do Mercado Livre de energia elétrica economizaram aproximadamente R$ 118 bilhões nas suas contas de eletricidade. Atualmente esse mercado representa 30% de toda a energia elétrica consumida no Brasil e atende a cerca de seis mil consumidores livres e especiais, que estão entre os maiores do país. Nesse particular, merece destaque que os preços da energia no Mercado Livre foram em torno de 29% menores que as tarifas reguladas das distribuidoras no mesmo período.
No modelo atual, contudo, mais de seis milhões de indústrias, estabelecimentos comerciais e agronegócios no Brasil não têm o direito de escolha sobre o próprio fornecedor de eletricidade. Segundo Reginaldo Medeiros, Presidente Executivo da Abraceel, “Isso representa um potencial de redução de R$ 7 bilhões ao ano nos custos de energia do setor produtivo”.
A sanção dos projetos motivará a competição, a inovação e a participação ativa dos consumidores no setor de energia. De acordo com a Abraceel, o projeto oferece um cronograma de migração para os consumidores que reduz gradativamente as barreiras para eles poderem ingressar no Mercado Livre e assim ter acesso à energia elétrica negociada a preços e condições livremente contratadas. Para a associação assim que o consumidor se enquadrar na faixa permitida para migração, bastará seguir o procedimento já existente para obter a almejada liberdade de escolha.

Sobre a Abraceel: A Abraceel - Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia defende o direito da livre escolha do fornecedor de energia elétrica, a chamada portabilidade da conta de luz, e de gás natural pelos consumidores. Foi fundada no ano 2000 e atualmente conta com 94 empresas associadas, que comercializam 85% do volume de energia elétrica do segmento.
Tem a finalidade de atuar junto à sociedade em geral, formadores de opinião, órgãos de governo, incentivando a livre competição de mercado como instrumento de eficiência nas áreas de energia elétrica e gás natural.

Variedades: Projeto Cine na Praça leva “Sol da Meia Noite” ao Conjunto Marcos Freire, Guarulhos (SP) neste sábado (1º)


A exibição do curta é uma conquista da parceria entre a Secretaria de Cultura e o Cineclube Incinerante


Redação/Hourpress
Para trazer o clima de romance a cidade, no próximo sábado, dia 1º, às 19h, o Conjunto Marcos Freire, região do Pimentas, recebe a exibição gratuita do filme “Sol da Meia Noite”, do cineasta americano Scott Speer. A sessão especial do Projeto Cine na Praça em homenagem ao mês dos namorados, será na Praça dos Pampas e tem classificação livre.
Idealizado em 2012, o Cine na Praça tem a premissa de levar obras cinematográficas ao público em geral e inovar esta experiência coletiva realizando exibições ao ar livre e de forma gratuita. Esta edição do projeto contará ainda com a exibição do curta-metragem “Grupos de Família”, dos diretores guarulhenses Renato Santos e Michel Cavalcante, do Coletivo Polissemia.
A exibição do curta é uma conquista da parceria entre a Secretaria de Cultura e o Cineclube Incinerante, organização da sociedade civil que reúne coletivos do município e atua na distribuição alternativa de conteúdo independente.
O evento é uma realização da Cooperativa dos Produtores Culturais do Estado de São Paulo - COOPCESP e da Secretaria Especial da Cultura e conta com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura e da Prefeitura de Guarulhos.
 Sinopse
O filme conta a história de uma jovem com doença rara, que a impossibilita de sair de casa durante o dia devido aos problemas que a exposição ao sol provoca em sua pele. Essa situação não permite que a garota tenha uma vida social como a de outros jovens de sua idade. A história triste de Kate começa a tomar outro rumo quando ela encontra Charlie e os dois vivem a mais linda história de amor, em encontros não tão comuns como a maior parte dos casais.
Serviço:
Cine na Praça - Sol da Meia Noite
Data: 1º de junho
Horário: 19h
Local: Conjunto Marcos Freire
Praça dos Pampas - Av. Marginal Sul, 248 - Guarulhos
Gratuita
Livre

Fundo do baú: Os Caçulas e a deliciosa balada "Prá Você"


Luís Alberto Alves/Hourpress

O final da década de 1960 teve muita música linda. Uma delas é a balada "Prá Você" do conjunto Os Caçulas. Quando tocava nos bailes, dificilmente alguém ficava sozinho. Um dos integrantes, Mario Marcos era irmão do cantor da Jovem Guarda, Antonio Marcos. Mate a saudade.

https://www.youtube.com/watch?v=1HpVVw8H_vk

Economia: Varejo é o segundo mercado que mais emprega no Brasil






Presidente do Ibevar avalia que crescimento nas vendas para 2019 deve impactar positivamente em novas vagas no setor

Luís Alberto Alves/Hourpress
Importante mercado empregador, seja pela dimensão ou pela necessidade de mão-de-obra, o varejo registou o melhor desempenho dos últimos quatro anos. Em 2018, o setor teve o maior número de contratações liquidas desde 2015, com uma média de 102 mil novas vagas com carteira registrada, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
De acordo com Prof. Claudio Felisoni de Angelo, presidente do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar), o setor é o 2º maior do Brasil, ficando atrás apenas de cargos governamentais. O Carrefour, por exemplo, abriu mais de 5,5 mil vagas para acompanhar a demanda de expansão. Já o Grupo DPSP, detentora das drogarias Pacheco e São Paulo, contratou 1,4 mil colaboradores para as 110 lojas que abriu em 2018.
Em 2019, a projeção do Ibevar é de 3,5% de crescimento nas vendas no comércio. Para Felisoni, o balanço do último trimestre de 2018 já apontava para um progresso. “Os primeiros meses revelam ainda um crescimento lento das vendas. Uma melhora mais acentuada deve ocorrer no segundo semestre. Mesmo processo deve acontecer com a empregabilidade. Com o crescimento das vendas, consequentemente, temos uma expansão do mercado e o surgimento de novas vagas no setor varejista”, avalia o executivo.

Sobre o Ibevar
O IBEVAR – Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo – é uma instituição sem fins lucrativos, que se propõe a produzir conteúdo no setor de Varejo & Consumo, promover networking entre executivos que atuam nessa área e gerar negócios entre os participantes. O IBEVAR atua em conjunto com o PROVAR/FIA no desenvolvimento dos executivos de varejo. www.ibevar.org.br

Economia: VLI destaca-se por inovação em seleção de jovens


Levantamento de empresa recrutadora ouviu mais de duas mil pessoas


Redação/Hourpress

Anualmente, a VLI, empresa de soluções logísticas que integra portos, ferrovias e terminais, busca no mercado estagiários e trainees em processos seletivos que mobilizam cerca de 30 mil candidatos. A partir desse trabalho a companhia foi reconhecida entre as 10 mais inovadoras na hora de selecionar profissionais, de acordo com pesquisa da Matchbox Brasil, empresa especializada em recrutamento de novos talentos, que ouviu 2.300 pessoas.

O levantamento aponta que 79% dos entrevistados fazem parte da geração alpha (nascidos depois dos anos 2000). Boa parte desses jovens possuem maior domínio de recursos tecnológicos, já que são estimulados desde pequenos a estarem conectados com o universo digital. Atenta a esse cenário, a VLI, ano a ano, revisa os procedimentos para acompanhar essas mudanças com as melhores práticas do mercado. No lugar daquele formulário gigante, a inscrição pode ser feita por uma conversa no chat, em vez de viagens, as dinâmicas acontecem de forma online e, na fase final, a realidade virtual é um recurso especial para apresentar a operação da empresa aos futuros profissionais. A empresa também considera a cultura como algo especial e muito relevante. São compartilhados os valores do grupo para relacionar o vínculo dele com o trabalho, por exemplo. Assim, com um propósito forte, o participante cria uma conexão de valor com a VLI. 

O foco não é apenas aprimorar o fluxo de dados para o RH, mas também de mostrar quais são os valores da marca e promover uma experiência positiva para os candidatos. A VLI tem o legado de transformar a logística do país e, em função desse propósito, busca candidatos que tenham vontade de trabalhar em um setor que tem potencial de melhorar o Brasil. Para isso, vontade de aprender é um aspecto bastante considerado. “É uma busca constante por iniciativas que dialoguem com os candidatos e que nos permita ter uma seleção cada vez mais assertiva, considerando os valores, abertura e vontade de transformar”, aponta Francielle Pedrosa, gerente de Desenvolvimento Organizacional.

Ampliar as possibilidades tem sido um caminho para a empresa localizar talentos das mais diferentes áreas. Em 2018, a seleção de trainee contemplou não somente universitários dos cursos de engenharia, mas também outras dez graduações. A VLI está presente em mais de 300 cidades e 10 estados. As seleções de trainees e de estagiários deste ano terão inscrições abertas no segundo semestre.

Sobre a VLI
A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Escolhida como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar pela revista Você S/A pelos últimos quatro anos e a melhor do segmento de Serviços de Transporte pela Istoé Dinheiro em 2018, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.



Veículos: Europa acaba de conhecer o novo Peugeot 508 SW



  • Depois do sucesso do lançamento do novo PEUGEOT 508 Sedã, a PEUGEOT lança a versão SW nos dez principais países da Europa, entre 26 de maio e 1º de setembro de 2019;
  • A versão Plug-in Hybrid, a gasolina, de 225 cv, dos novos 508 Sedã e SW estará disponível para pedidos a partir de 7 de junho de 2019 em alguns países
Luís Alberto Alves/Hourpress

O novo PEUGEOT 508 SW subverte os paradigmas do concorrido mercado de peruas do segmento D e vai buscar inspiração no universo dos shooting brakes. Com uma silhueta baixa e dinâmica, graças às portas sem moldura inspiradas no sedã, o novo PEUGEOT 508 SW adota um design impactante. Ele concretiza uma aliança bem-sucedida entre a elegância atlética e a praticidade em matéria de espaço habitável, volume e acesso ao porta-malas.
Parte integrante do DNA da Marca, a excelência do sistema de suspensões do novo PEUGEOT 508 SW combina a extraordinária sensação na estrada com o controle perfeito dos movimentos da carroceria.
O novo PEUGEOT 508 SW dispõe da última geração do PEUGEOT i-Cockpit, em um universo altamente tecnológico, desejável e nitidamente elegante. Ele oferece uma série de dispositivos de auxílio à condução de última geração, atendendo as mais recentes exigências do EuroNCAP. Dispõe, entre outros, de um sistema de visão noturna (Night Vision) infravermelho inédito no segmento, e, ainda, de regulador adaptativo acoplado ao auxílio de posicionamento na faixa, um importante passo rumo à condução autônoma.  

PEUGEOT
O novo PEUGEOT 508 SW conta com a nova geração de motores PureTech e BlueHDi (com tecnologia SCR generalizada):
Duas versões à gasolina equipadas com o motor PureTech com cilindrada de 1.6L:
  • PureTech 180 S&S EAT8;
  • PureTech 225 S&S EAT8.

Quatro versões a diesel BlueHDi com 1.5L e 2.0L cilindradas:
  • BlueHDi               130 S&S               BVM6;
  • BlueHDi               130 S&S               EAT8;
  • BlueHDi               160 S&S               EAT8;
  • BlueHDi               180 S&S               EAT8.

Todas essas motorizações já são homologadas de acordo com a norma Euro6.d-temp, que atende antecipadamente às exigências da norma Euro6.d, que estará em vigor a partir de janeiro de 2020, e diz respeito às emissões de óxidos de nitrogênio. Os valores das emissões de CO2 são "Best in Class" e levam em conta as novas disposições técnicas do procedimento WLTP, que consiste em aproximar os consumos homologados dos consumos dos clientes em situação real de utilização.

Para uma experiência elétrica simples e serena, a versão Plug-in Hybrid à gasolina de 225 cv dos novos 508 Sedã e SW estará disponível para pedidos a partir de 7 de junho em alguns países.

O novo PEUGEOT 508 SW está disponível na França a partir de 35 650 €.

Variedades: BFF Gilrs lança "Nossa Vibe", novo trabalho autoral





Projeto é um EP de três faixas que ganham clipes oficiais em breve

Redação/Hourpress
O grupo teen BFF Gilrs entra em uma nova fase da carreira com o lançamento do EP “Nossa Vibe”, nesta quarta-feira (29). Autoral, o novo trabalho do trio formado por Bia Torres, Giulia Nassa e Laura Castro mostra versatilidade musical e potência vocal que se evidenciam em três canções que, juntas, constroem uma narrativa mais madura. A sintonia do trio também se mostra evidente neste novo trabalho que ganhará clipes oficiais nas próximas semanas.
Composta por Giulia Nassa e Jenner Melo, a canção “Minha Vibe” fala sobre a verdade do trio e o momento atual, de positividade e foco no que está por vir. A faixa será a primeira a ganhar clipe, no próximo dia 19. Já “Flashback”, que terá o vídeo oficial revelado no dia 3 de julho, tem composição de Umberto Tavares, Donato e Gleyce Degan e fala sobre romance em uma batida viciante. Com discurso mais maduro e ritmo suingado, “Com Você” é composta por Marks, Juninho, Victor Reis e Rodrigo Summer e será a última a ganhar videoclipe, no dia 17 de julho.
É inexplicável o que estou sentindo! É um misto de felicidade, êxtase, gratidão e ânimo! Trabalhamos com muita vontade e energia nesse EP e, a partir de um trabalho em grupo movido a muito amor, esse sonho está se realizando. Só tenho a agradecer à Giu, à Bia, à Sony e à toda a equipe por tudo isso! Essas três músicas possuem pegadas diferentes, mas carregam nossa verdade e estou mais do que animada para ver a galera entrando nessa nossa vibe”, comemora Laura.
Bia completa: “Lançar um EP é diferente de tudo o que já fizemos até agora, até porque são três músicas de uma vez. Todo o trabalho foi feito pensando nessa nova fase, e acima de tudo, por muito amor e dedicação
“´Nossa Vibe´ é o primeiro trabalho autoral da nova fase da banda. Estamos muito felizes e acho que a galera vai perceber isso com as músicas e clipes. A energia é muito boa e quero te contagiar com essa minha vibe, pra dançar com você e deixar um flashback na sua cabeça!” brinca Giulia com os títulos das canções que compõem o EP.
Com uma legião de fãs por todo o país, as BFF Girls ultrapassam a marca de 1.4 milhão de inscritos no Youtube - o canal do trio entrou no Top10 dos maiores números de views na VEVO em 2018. Vencedoras da categoria “Youtuber Musical Favorito” nos Meus Prêmios Nick, importante premiação liderada pelo público jovem, elas foram indicadas à versão norte-americana do prêmio, o Kid´s Choice Awards. O trio ganhou a categoria “Influencer Musical Brasileiro Favorito” na premiação deste ano, que aconteceu em Los Angeles, nos Estados Unidos, e foi apresentada por DJ Khaled.
O primeiro lançamento da girl band na nova formação, já com Laura Castro, foi o cover de “Wings”, sucesso do grupo Little Mix, que, na versão das BFF, já conta com mais de 1.6 milhão de views. A versão de “A Lenda”, um dos maiores hits da dupla Sandy & Junior, veio na sequência já conta com quase 1 milhão de plays no YouTube. O cover de “Talk”, sucesso do cantor norte americano Khalid, foi o último lançamento do trio.