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sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Variedades: Gershwin Piano Quartet volta a se apresentar no Brasil nos dias 6 e 7 de outubro, às 21h, na Sala São Paulo



Redação
piano
 O grupo, pela terceira vez no Brasil, apresenta arranjos inusitados parapeças do próprio George Gershwin e também de Scriabin, Prokofiev, Earl Wild, Ginastera e Bernstein.
 A formação é bastante incomum e traz quatro pianos de cauda simultâneos no palco. É uma experiência única: sonora, visual, original, eletrizante.
 Uma atração inovadora e vibrante. É o que prometeo quarteto suíço de virtuoses de piano ao executar sem partituras, com interpretações próprias e improvisações, uma surpreendente combinação de clássicos da música erudita e da música norte-americana do início do século 20.
O grupo se apresenta em uma formação de quatro pianos de cauda, dispostos simultaneamente no palco. Com essas características únicas, o Gershwin Piano Quartet volta a se apresentar no Brasil nos dias 6 e 7 de outubro, às 21h, na Sala São Paulo, pela Temporada 2015 do Mozarteum Brasileiro.
Formado pelo músico André Desponds em 1996, o Gershwin Piano Quartet reuniu pianistas que tinham em comum a admiração pela música vibrante de George Gershwin e de compositores da música clássica do século 20. A formação atual é composta também por Stefan Wirth, Benjamin Engeli e Mischa Cheung. Todos têm em comum o fato de serem compositores, arranjadores, intérpretes e improvisadores. Por esse perfil diferenciado, o quarteto é um dos únicos grupos que se sentem à vontade para tocar de Rachmaninov a Bach, de Prokofiev a Chopin, de Gershwin a Bernstein, de maneira cativante.
“Nosso lema é: a partitura na cabeça e não a cabeça na partitura”,afirma o suíço Desponds. “Quando estamos em cena, não precisamos ler partituras, o que não significa que não as usamos para estudar e ensaiar; mas tocamos de memória mesmo”, completou.
Stefan Wirth destaca o conceito “conexão russo-americana” do repertório, decorrente não apenas da origem russa de Gershwin – célebre por combinar vários ritmos, especialmente música clássica, jazz e canções populares, com resultados altamente elogiados, criando o que muitos chamaram de caleidoscópio musical dos Estados Unidos –, mas também pelo trabalho atual do quarteto, com base nas obras do músico e de alguns de seus contemporâneos e compositores clássicos, seguindo a proposta original de mudar para diversificar, mas sem tirar o espírito de cada canção. “Há grande interseção de tradições russas na harmonia e nos acordes e todas elas se encontram com a música americana de Gershwin e com as influências que tiramos de Stravinski, Tchaikovsky e, principalmente, Rachmaninov.”
Esta afirmação poderá ser conferida no repertório do Gershwin Piano Quartet no País, em Vocalise &Tarantella (Rachmaninov);Etude em fá sustenido maior (Alexander Scriabin); Lieutenant Kijé(Prokofiev); Etude n4 EmbraceableYou / Gershwin (Earl Wild);Danzas Argentinas (Alberto Ginastera); Night and Day (Cole Porter); West Side Story (Leonard Bernstein); Oh, Lady be Good!(Gershwin); e Fantasia de Porgy and Bess (Gershwin).
Para Wirth, o mais interessante é continuar com esse processo em novos arranjos feitos por todos os integrantes do grupo, usando seus próprios estilos com muitas improvisações, de forma que cada música contenha a personalidade de todos eles e, ainda assim, soe original no jeito incomum que utilizam para tocar os pianos.“Para Rhapsody in Blue, por exemplo, fizemos um novo arranjo para uma orquestra com quatro solistas de piano. Gostamos muito do resultado e tenho certeza que os brasileiros também gostarão”, complementa.
Questionado se acha que o público brasileiro reagirá bem a essa proposta moderna para a música clássica (e jazz e música popular), Wirth destaca que já veio ao Brasil algumas vezes e que para ele é certo que a audiência daqui está muito mais aberta a programas não tradicionais do que os europeus, por exemplo.
André Desponds, por sua vez, acredita que a comunicação do quarteto com o público se dá pela música mesmo, mas seduz também pela originalidade de ter quatro pianos em cena. “Pensamos muito na forma de tocar. Dois pianos, à esquerda, ficam com as tampas abertas, como é comum, e o som que reflete nas tampas é direcionado ao público. Já os pianos à direita ficam com as tampas fechadas, e o seu som é mais diluído, como se fosse o acompanhamento do som dos demais. Além disso, mudamos de lugar a cada trecho da música, assim todos os espectadores veem cada pianista ao menos uma vez”.
 Serviço Gershwin Piano Quartet
Concertos
6 e 7 de outubro – 21h – Sala São Paulo
Pça. Júlio Prestes, 16, (11) 3367-9500
Masterclasses
07 de outubro, das 10h às 13h
Inscrições: até 1o de outubro, às 12h, no site da Emesp:www.emesp.org.br
Ouvintes: no Mozarteum Brasileiro, pelo telefone (11) 3815-6377, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
 Os Ingressos e mais informações
Os ingressos para as apresentações do Gershwin Piano Quartet na Sala São Paulo variam de R$ 100 a R$ 375.
 Preços
R$ 100,00 (setor D), R$ 175,00 (setor C), R$ 300,00 (setor B), R$ 375,00 (setor A)
Duração: 90 minutos
Ingressos:   Mozarteum Brasileiro (11) 3815-6377www.mozarteum.org.br
Ingresso Rápido www.ingressorapido.com.br
Ambos sem taxa de conveniência
Bilheteria da Sala São Paulo
Os vídeos do grupo com seu estilo único podem ser conferidos no canal oficial youtube.com/gershwinpianoquartet.
Programa Único
Sergej Rachmaninov (1873-1943)
Vocalise &Tarantella – Arranjo Benjamin Engeli
Alexander Scriabin (1872-1915)
Etude em fá sustenido maior,op. 42/4 – Solo Stefan Wirth
Sergej Prokofiev (1891-1953)
Peças de Lieutenant Kijé – Arranjo de Mischa Cheung
Earl Wild (1915-2010)
Etude nº4 “Embraceable You” (de George Gershwin) – Solo Benjamin Engeli
George Gershwin (1898-1937)
Rhapsody in Blue – Arranjo de André Desponds
George Gershwin
Fantasia de ”Porgy and Bess” – Arranjo de Benjamin Engeli e Stefan Wirth
Alberto Ginastera (1916-1983)
Danzas Argentinas, Op. 2 – Solo Mischa Cheung
Cole Porter (1891-1964)
Night and Day – Arranjo de Gershwin Piano Quartet
George Gershwin
Oh, Lady be Good! – Solo André Desponds
Leonard Bernstein(1918-1990)
West Side Story – Arranjo de Gershwin Piano Quartet
Programação sujeita a alterações – Classificação indicativa: 7 anos
PERFIL DOS INTEGRANTES
 André Desponds: Aos 16 anos, foi admitido na aula de Sava Savoff no Musikhochschule Zürich e desde então ganhou vários prêmios em competições internacionais. Já se apresentou em grandes eventos internacionais, incluindo a Filarmônica de São Petersburgo e a sede das Nações Unidas, em Nova York. Sua habilidade musical o permite tocar de Bach e Chopin a Gershwin. É considerado um improvisador de jazz, toca como acompanhante para filmes mudos e compõe para teatro e cinema. Atualmente é professor de improvisação e música de câmara no Zürcher Hochschule der Künste.
Stefan Wirth: Compositor, arranjador e intérprete, é considerado um dos mais versáteis músicos suíços de sua geração. Como solista, já tocou com a Czech Chamber Orchestra e Bernese Chamber Orchestra, entre outras. Sua formação musical ocorreu no Konservatorium Zurich com Hadassa Schwimmer e Irwin Gage. Deu continuidade aos estudos adicionais nos EUA, no New England Conversatory e na Indiana University Bloomington e já ganhou inúmeros prêmios internacionais.
Benjamin Engeli: Vem de uma família de músicos e desenvolveu interesse precoce por vários instrumentos, mas somente aos 15 anos começou a estudar piano, com Adrian Oetiker, e se formou pela Musikakademie Basel. Depois estudou na Zürcher Hochschule der Künstecom Homero Francesch e se graduou como solista. Lançou um aclamado CD com sonatas para piano de Ludwig van Beethoven. Engeli atua em três formações ao mesmo tempo, tem grande demanda para acompanhar cantores e é professor de música de câmara na Hochschule für Musik de Basel.
Mischa Cheung: Nascido em 1984, é o mais jovem membro do quarteto. De ascendência suíço-chinesa, começou a tocar piano aos três anos e, desde que se formou no Ensino Médio, estuda na Zürcher Hochschule der Künste com o renomado pianista Konstantin Scherbakov, onde concluiu mestrado em performance musical com louvores e também em performance musical especializada. Recebeu inúmeros prêmios internacionais e tem se apresentado como solista em várias orquestras importantes. Atualmente é assistente de Scherbakov e pianista da banda de música clássica Spark, que ganhou o ECHO Klassik Award, o principal prêmio europeu da categoria, em 2011.

Variedades: Shopping Bonsucesso, em Guarulhos (SP), na Semana do Idoso



Redação
Ação em parceria com o Conselho do Idoso de Guarulhos terá sessão de cinema grátis
O Shopping Bonsucesso, em parceria com o Conselho do Idoso de Guarulhos, promoverá ações nos dias 29 e 30 de setembro especialmente desenvolvidas para os idosos.
No dia 29, a partir das 9h, o shopping oferecerá uma sessão de cinema gratuita com o apoio do Circuito Cinemas, com pipoca e refrigerante para um grupo de idosos carentes da região, atendidos pelo Conselho do Idoso.
No dia 30, às 7h, um profissional de educação física ministrará uma aula de zumba aos participantes do Espaço Viver, projeto oferecido pelo Shopping Bonsucesso que conta com uma programação de saúde e bem-estar com atividades físicas gratuitas para a terceira idade.
Ainda no Espaço Viver, os idosos que fazem parte do programa receberão vouchers para uma sessão grátis de massagem, oferecida pelo centro de estética Emagrecentro, do shopping.
Semana do Idoso – Shopping Bonsucesso
Estrada Juscelino Kubitschek de Oliveira, 5308
Jardim Albertina, Guarulhos – SP – 07252-000
Fone: (11) 2489-9690

Variedades: Longas da China continental lançadas entre 2009 e 2014 estão na 1ª. Mostra de Cinema Chinês no CineSesc



 Redação
Entre 1 e 7 de outubro, 12 filmes da recente produção chinesa serão exibidos em São Paulo
Com a curadoria de Anamaria Boschi, em parceria com Sun Lidong, o Instituto Confúcio na UNESP e o Sesc, acontece aMostra de Cinema Chinês 2015 com 12 longas-metragens da China continental, no CineSesc, de1 a 7 de outubro.
 O projeto surgiu da necessidade de se criar um espaço para a produção cinematográfica chinesa da parte continental que são de difícil acesso na América Latina, já que os festivais internacionais e mostras geralmente exibem filmes produzidos em Hong Kong e Taiwan.
O filme Carvão Negro é um dos destaques da mostra
Cecília Mello, professora de cinema da ECA-USP, avalia que “diante da velocidade das mudanças, o cinema chinês parece hoje movido pelo desejo de registrar o desaparecimento do velho e o surgimento do novo, e assim preservar uma paisagem efêmera e um real instável. O compromisso com o real, inaugurado nos anos 1980, reforça-se e renova-se como tendência de um cinema autoral chinês, cada vez mais audaz e disposto a falar do presente, do passado e de pensar o futuro de seu país.”
A programação é formada por filmes vencedores de festivais consagrados como Berlim e Veneza, mas também exibe as maiores produções comerciais chinesas dos últimos anos. Além dos filmes, a mostra conta com eventos paralelos sobre todas as gerações de diretores chineses e a crescente indústria do país.
SESSÃO ESPECIAL – DIA MUNDIAL DO INSTITUTO CONFÚCIO
Em 27 de setembro, será celebrado mundialmente o Dia do Instituto Confúcio. O Instituto Confúcio na Unesp, primeiro do Brasil, celebrará a data em parceria com o Cine SESC com a exibição do filme “Confúcio” (2010), dirigido por Mei Hu às 17h do domingo, em sessão aberta com entrada gratuita.
A data, instituída pela Matriz do Instituto Confúcio na China, será celebrada simultaneamente por todos os mais de 500 Institutos distribuídos em mais de 120 países ao redor do mundo e tem por objetivo envolver os alunos e a sociedade em atividades relacionadas à língua e cultura chinesas.
Confúcio (2010, 120 min., 14 anos)
Diretor: Hu Mei
Confúcio é um poderoso e influente ministro que se destaca por seu prestígio e autoridade em um dos impérios da China antiga. Uma traição politica coloca o Imperador contra Confucius e ele é injustamente deposto de seu cargo e enviado ao exílio. Lutando contra os imperadores, Confúcio não irá somente unificar uma nação, mas mudará a história da humanidade.
Domingo, 27/9, 15h. Grátis, retirada de ingressos 1h antes.
Organização
 Instituto Confúcio na Unesp
Parte de uma rede de mais de 500 Institutos Confúcio presentes em 120 países, o Instituto Confúcio na Unesp é a maior escola de ensino de língua chinesa do Brasil. Criado em 2009, por meio de parceria entre a Unesp,  o Ministério da Educação da China e a Universidade de Hubei, o Instituto já atendeu  mais de 4.000 alunos em seus cursos regulares de língua chinesa. Sua missão compreende o ensino do mandarim, a divulgação da cultura chinesa e o fortalecimento do intercâmbio cultural entre o Brasil e a China. Além do ensino da língua, o Instituto tem uma intensa agenda de atividades culturais, que incluem cursos de pintura e caligrafia chinesa, exposições,  eventos acadêmicos e atividades esportivas. Na área editorial, também apoia a publicação de clássicos da literatura chinesa pela Editora Unesp. O Instituto é o órgão responsável pela aplicação dos exames de proficiência em língua chinesa, além de promover um intenso programa de intercâmbio na China com bolsas de estudos.
 Curadoria e Produção: Anamaria Boschi e Sun Lidong
 Anamaria Boschi
Formada em Rádio e Televisão pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Mestre em História do Cinema pela Universidade de Londres, trabalhou em diversas campanhas de lançamento de títulos na distribuidora anglo-canadense Soda Pictures, e produziu diversas mostras de cinema, primeiramente em Londres e Cambridge, e depois em Beijing e Shanghai. Em 2010, produziu uma Mostra de Cinema Brasileiro em Hebei, na China, e a partir de 2011 assumiu a produção e direção artística do Festival de Cinema Brasileiro em Beijing e Shanghai. Em 2012 produziu a mostra Foco Brazil, parte do Festival Internacional de Cinema de Shanghai, e de volta ao Brasil, deu início ao projeto da mostra de cinema chinês contemporâneo em São Paulo.
 Sun Lidong
Formado em Língua Portuguesa pela Universidade de Estudos Estrangeiros de Pequim (BFSU 1998), falante nativo de chinês mandarim; trabalha em organização de eventos, assessoria internacional e relações institucionais. Sun fez parte da equipe do festival de cinema brasileiro na China desde a primeira edição em 2010, atuando como intérprete, tradutor, gestor de mídias sociais chinesas e ainda era o principal ponto de contato com a mídia chinesa administrando a cobertura do festival em múltiplas plataformas. Em 2015, agora vivendo no Brasil, Sun assumiu a produção da Mostra de Cinema Chinês em São Paulo.
 Programação
Filme de Abertura
Carvão Negro (白日焰火, 2014, 110 min., 14 anos)
Diretor: Diao Yinan
Produtora: Vivian Qu
Roteirista: Diao Yinan
Elenco: Wang Xuebing, Kwai Lun-mei, Liao Fan, Wang Jingchun, Yu Ailei, Ni Jingyang
Diretor de Fotografia: Dong Jinsong
O policial Zhang Zili, gravemente ferido enquanto trabalhava num caso de homicídio numa fábrica de carvão, foi forçado a aposentar-se devido aos seus ferimentos. Cinco anos mais tarde, o assassino ataca de novo e Zhang, agora segurança em uma fábrica, está determinado a redimir-se e a resolver o caso por conta própria. Após investigar, descobre que todas as vítimas aparentam estar relacionadas com uma mulher misteriosa.
Quarta-feira, 30/9, 20h30. Quinta-feira, 1/10, 21h30. Sábado, 3/10, 19h20.
 Marcas da Juventude (全城高考2013, 98 min., 16 anos)
Diretores: Billy Chung
Produtor: Yan Xiaoming
Roteirista: Zhao Baohua, Li Zhipu
Elenco: Alex Fong, Qiao Qiao, Tan Jiexi, Wu Junyu, Lu Yi
Diretor de Fotografia: Tam Kin Fat
O filme narra as experiências de alguns estudantes de uma escola secundária durante a preparação para o vestibular e reflete o período de competição feroz na sociedade chinesa contemporânea, como a luta da nova geração por seus sonhos e a pressão exercida por seus pais.
Quinta-feira, 1/10, 14h30. Segunda-feira, 5/10, 21h30.
A Montanha do Buda (观音山, 2010, 113 min., 14 anos)
Diretor: Li Yu
Produtor: Fang Li
Roteiristas: Li Yu e Fang Li
Elenco: Sylvia Chang, Fan Bingbing, Chen Bolin
Diretor de Fotografia: Zeng Jian
Três jovens residentes de Chengdu lutam para ganhar a vida, seja como cantor independente ou como vendedor de comida ambulante. Quando o apartamento onde moram recebe uma ordem de demolição, eles têm que alugar o quarto de uma cantora da Ópera de Beijing, que está de luto pela morte do filho.
Quinta-feira, 1/10, 16h30. Domingo, 4/10, 21h30.
Último Trem Para Casa (归途列车, 2009, 85 min., 14 anos)
Diretor: Fan Lixin
Produtor: Mila Aung-Thwin e Daniel Cross
Roteirista: Fan Lixin
Elenco: Zhang Changhua, Chen Suqin, Zhang Qin, Zhang Yang, Tang Tingsui
Diretor de Fotografia: Fan Lixin
Toda primavera, no período do Ano Novo Chinês, 150 milhões de chineses lotam o deficitário sistema de transporte do país para visitarem as famílias que deixaram para trás. São trabalhadores que saíram das províncias para tentar a sorte nos novos polos econômicos e assegurar um futuro melhor para seus filhos. O casal Zhang está entre eles. Os dois brigam por um bilhete para a viagem de 50 horas até sua cidade, onde anseiam encontrar a filha Qin, deixada com a avó há 16 anos.
Quinta-feira, 1/10, 19h. Domingo, 4/10, 16h30.
 O Rouxinol (夜莺, 2013, 100 min., 10 anos)
Diretor: Philippe Muyl
Produtores: Qin Hong, Paul Delbecq, Steve Rene
Roteirista: Philippe Muyl e Ning Ning
Elenco: Li Baotian, Li Xiaoran, Qin Hao, Yang Xinyi
Diretor de Fotografia: Sun Ming
A fim de cumprir uma promessa que fez a sua esposa, Zhu Zhigen se prepara para voltar a sua terra natal com um pássaro engaiolado, a única companhia de seus últimos anos. Ele decidiu fazer esta viagem sozinho, mas sua neta Ren Xing, uma menina mimada e criada na cidade, é forçada a acompanhar o avô. Durante esta viagem aos confins da China tradicional, os dois passam a se conhecer, partilhando memórias e aventuras.
Sexta-feira, 2/10, 14h30. Terça-feira, 6/10, 16h30. Quarta-feira, 7/10, 19h.
Amnésia Vermelha (闯入者, 2014, 116 min., 14 anos)
Diretor: Wang Xiaoshuai
Produtor: Liu Xuan
Roteiristas: Wang Xiaoshuai, Fang Lei, Li Fei
Elenco: Lv Zhong, Shi Liu, Feng Yuanzheng
Diretor de Fotografia: Wu Di
Apesar de todos os esforços de sua família para contê-la, Deng é uma teimosa viúva que passa os dias se preocupando excessivamente com seus dois filhos já crescidos e com a mãe idosa, que vive em um asilo e já não a reconhece. Sua única companhia é o fantasma do marido recém-falecido, até que um dia uma presença ameaçadora começa a assombrar a sua rotina diária quando passa a receber estranhos telefonemas anônimos.
Sexta-feira, 2/10, 16h30. Domingo, 4/10, 19h.
O Mais Querido (亲爱的, 2014, 128 min., 14 anos)
Diretor: Peter Chan
Produtor: Jojo Yuet-chun Hui, Peter Chan
Roteirista: Zhang Ji
Elenco: Zhao Wei, Huang Bo, Tong Dawei, Hao Lei, Zhang Yi, Zhang Yuqi
Diretor de Fotografia: Shu Chou
Após anos de uma busca incansável, Tian Wenjun e sua ex-esposa Lu Xiaojuan finalmente localizam seu filho sequestrado em uma vila remota. Depois que o menino foi violentamente tomado da aldeia, a viúva do abdutor Li Hongqin – mãe adotiva do menino – também perde sua filha adotiva para um orfanato estatal em Shenzhen. Desolada, Li começa uma viagem solitária, mas determinada a ter sua filha de volta.
Sexta-feira, 2/10, 19h. Sábado, 3/10, 14h30. Segunda-feira, 5/10, 16h30.
 Terra de Ninguém (无人区, 2013, 118 min., 14 anos)
Diretor: Ning Hao
Produtor: Hao Yi
Roteiristas: Ning Hao, Shu Ping, Xing Aina
Elenco: Xu Zheng, Duobujie, Yu Nan, Huang Bo
Diretor de Fotografia: Du Jie
No desolado noroeste da China, este western chinês trata da ganância nas montanhosas regiões do deserto de Gobi. O advogado Pan Xiao tira da prisão um mafioso que busca fazer fortuna com a caça ilegal de falcões. Para pagar seus honorários, o mafioso dá seu carro de luxo ao advogado e não hesita em segui-lo a toda velocidade pelo deserto de Gobi até um tribunal, onde deve participar de um outro julgamento. Os capangas do mafioso montam uma armadilha na estrada para tentar roubar o carro. É o início de uma série de confrontos sangrentos.
Sexta-feira, 2/10, 21h40. Segunda-feira, 5/10, 19h. Quarta-feira, 7/10, 14h30.
 Eu Estou Aqui (我就是我, 2014, 96 min., 14 anos)
Diretor: Fan Lixin
Produtor: Zeng Yun, Liu Jing
Roteirista: Fan Lixin
Elenco: Hua Chenyu, Yu Tian, Rao Wei, Ning Huanyu
Diretor de Fotografia: Li Hao, Paul Morris
O programa Super Boys, a versão chinesa do The Voice, conquistou a China e uma audiência de dezenas de milhões. Neste documentário, o diretor segue os concorrentes que competem para o popular show de calouros, onde ele encontra um emaranhado desconcertante de mudanças na sociedade chinesa.
Sábado, 3/10, 17h. Terça-feira, 6/10, 19h.
Voltando Para Casa (归來, 2014, 109 min., 14 anos)
Diretor: Zhang Yimou
Produtores: William Kong, Zhao Zhang, David Linde
Roteirista: Zou Jingzhi
Elenco: Gong Li, Chen Daoming, Zhang Jiayi, Zhang Huiwen
Diretor de Fotografia: Zhao Xiaoding
O casal Lu Yanshi e Feng Wanyu é obrigado a se separar quando Lu é preso e enviado para um campo de trabalho como prisioneiro político, ao mesmo tempo em que sua esposa é ferida em um acidente. Libertado durante os últimos dias da Revolução Cultural, Lu finalmente volta para casa e descobre sua amada esposa com amnésia e lembrando muito pouco do seu passado. Como um estranho no coração de sua mulher, Lu está determinado a ressuscitar o passado a dois e despertar a memória de sua amada.
Sábado, 3/10, 21h40. Quarta-feira, 7/10, 16h30.
Caminhando para a Escola (走路上学, 2009, 98 min., 14 anos)
Diretores: Peng Jiahuang e Peng Chen
Produtor: Yu Rongguang
Roteirista: Peng Chen
Elenco: Anamuling, Cao Xiwen, Chen Yifei, Ding Jiali
Diretor de Fotografia: Li Yi-hsu
Wawa, um garoto de sete anos vive na aldeia de Lisu em Yunnan, quer ir à escola como sua irmã Naxiang. Mas a escola está localizada no outro lado do rio Nujiang e é preciso usar um cabo de suspensão para atravessá-lo. A mãe, que não ousa atravessar o rio tumultuoso, proíbe a criança de atravessar até que um acidente abala a família.  O filme, dirigido pelos irmãos Peng, conta a histórica de crianças desfavorecidas que enfrentam grandes dificuldades para ir à escola.
Domingo, 4/10, 14h30. Quarta-feira, 7/10, 21h30.
Perdidos na Tailândia (人再囧途之泰囧2012, 105 min., 10 anos)
Diretor: Xu Zheng
Produtores: Xu Zheng, Kwong Wai-Man, Chan Chi-leung
Roteiristas: Ding Ding, Shu Huan, Xu Zheng
Elenco: Huang Bo, Wang Baoqiang, Xu Zheng, Fan Bingbing
Diretor de Fotografia: Song Xiaofei
Dois empresários rivais, Xu Lang e Gao Bo, disputam a posse de uma revolucionária nova tecnologia. Rumo a Bangkok, Xu conhece o animado Wang, que o faz repensar suas prioridades. Xu Lang descobre que Gao Bo o está seguindo e tentando dificultar seu trabalho. Perdidos na Tailândia, eles se metem em situações embaraçosas ao passo que se espantam com a cultura e costumes locais.
Segunda-feira, 5/10, 14h30. Terça-feira, 6/10, 21h30.
 Atividades paralelas
 Cinema Chinês: Perspectivas
 Esta palestra com a professora Cecília Mello abordará a produção cinematográfica chinesa contemporânea da chamada Sexta Geração do cinema chinês. Pretende, de uma maneira geral, avaliar qual a especificidade do realismo dessa produção, que se distingue da Quinta Geração do cinema chinês por empreender uma investigação do real através do engajamento com a vida urbana, com a paisagem histórica e com a contemporaneidade. A produção da Sexta Geração combina o ímpeto revelatório e representacional a um realismo formal. Assim, a palestra abordará igualmente as consequências estéticas desse realismo, incluindo uma investigação acerca do uso da tecnologia digital e das novas definições de realismo que ela acarreta. Por fim, exemplos da produção chinesa dos últimos 15 anos serão analisados dentro do contexto transnacional de “retorno ao real” no cinema mundial contemporâneo.
Cecília Mello é professora de cinema na Escola de Comunicações e Artes da USP. Foi Jovem Pesquisadora FAPESP (2012-2015) na Unifesp Campus Guarulhos com projeto sobre o cinema de Jia Zhangke. Realizou estágio de pós-doutorado como Visiting Fellow na Taipei National University of the Arts, Taiwan (2010), no Centre for World Cinemas, Universidade de Leeds, Reino Unido (2011), na Beijing Film Academy, China (2013) e na Universidade de Pequim, China (2015). É doutora em cinema pela Universidade de Londres, autora de diversos ensaios no Brasil e no Reino Unido e organizou com Lúcia Nagib o livro Realism and the Audiovisual Media (Palgrave Macmillan, 2009/2013). Seu livro sobre a obra de Jia Zhangke será publicado em 2016.
Quinta-feira, 1/10, 19h30, grátis.
O cinema popular made in China
A palestra com o jornalista Cassio Starling Carlos abordará as principais linhas de força do cinema comercial produzido na China no século 21. Pretende oferecer uma introdução aos gêneros, temas e impactos das novas tecnologias na estética e no consumo dessas produções. Trata-se de uma face pouco difundida do cinema chinês para as plateias ocidentais, mais acostumadas a verem o cinema de autor, em geral adaptado ao gosto dos festivais. Por outro lado, o cinema popular oferece elementos para entender as transformações econômicas e sociais da perspectiva do imaginário. Os efeitos da globalização na produção audiovisual para consumo de massa permitem observar como as tendências predominantes nessa representação majoritária revelam como a China se vê e como gostaria de ser vista.
Cassio Starling Carlos é crítico, curador, pesquisador e professor de história do audiovisual. Como crítico, colabora regularmente para o jornal Folha de S. Paulo e integra o grupo de curadores da Mostra de Cinema de Tiradentes, da CineOP e da CineBH. É organizador, editor e autor das coleções Folha Clássicos do Cinema(2009), Folha Cine Europeu (2011) e Folha Charles Chaplin(2012). É também autor do livro Em Tempo Real(Ed. Alameda, 2006) sobre narrativas de séries de TV.
Terça-feira, 6/10, 19h30, grátis.
 Serviço
Mostra de Cinema Chinês 2015
CineSescde 1 a 7 de outubro de 2015
Rua Augusta, 2075, Cerqueira César – São Paulo / SP
01413-000
Tel.: 11 3087-0500
INGRESSOS: R$ 12 (inteira); R$ 6 (Aposentado, pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e servidor de escola pública com comprovante); R$ 3,50 (trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes).

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Túnel do Tempo: Chico Mendes, herói da Pátria




Luís Alberto Alves


Heroi: Em 23 de setembro de 2004, o  Diário Oficial da União publica a lei sancionada pelo presidente Lula que determina a inscrição do nome de Chico Mendes no Livro dos heróis da pátria.

Radiografia de Sampa: Rua da Glória





Luís Alberto Alves



 Uma das mais antigas e importantes vias de São Paulo, a atual Rua da Glória foi, no princípio, o antigo Caminho do Mar que ligava a capital  a Santos. Por isso,  também era conhecida como Estrada de Santos. Na antiga documentação da cidade, a atual Rua da Glória aparece referendada com os sugestivos nomes de Rua do Cemitério uma vez que por ela se chegava ao antigo Cemitério dos Aflitos (que pode ser localizado atualmente no entorno do "Beco dos Aflitos") e Rua da Santa Casa, porque ali se localizava esse hospital. A Rua da Glória (foto) fica na Liberdade, Centro de SP.

Geral: Anvisa suspende venda e uso doVenforin






 
O remédio é indicado para tratamento de depressão

Paula Laboissière - Repórter da Agência Brasil
 Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), publicada hoje (23) no Diário Oficial da União, suspende a distribuição, o comércio e o uso do lote 688317 do medicamento Venforin (cloridrato de venlafaxina), 150mg, com validade até outubro de 2016, produzido pela EMS Sigma Pharma.

O remédio é indicado para tratamento da depressão, incluindo ansiedade associada, prevenção de recaídas e recorrência da doença. O lote citado, entretanto, contém em sua embalagem blisters do medicamento Itraspor (itraconazol) 100 mg, indicado para o tratamento de infecções fúngicas.

 Segundo a Anvisa, o próprio fabricante comunicou o recolhimento voluntário do lote após a confirmação da troca de embalagens. A Agência Brasil entrou em contato com a EMS Sigma Pharma, mas não obteve retorno com um posicionamento da empresa até a publicação da matéria.

Economia: Pesquisa revela que 70% dos usuários do mercado de imóveis pensam em fechar negócio ainda este ano


Crise prejudicou construção civil


Redação

Chama a atenção o resultado da pesquisa realizada com 1693 usuários do Imovelweb, um dos principais portais de classificados online do mercado imobiliário do País. Nela, ao contrário do que se espera num período de crise, 70% dos respondentes afirmam que pretendem concretizar a compra ou a locação ainda em 2015.

Os 30% dos consumidores que postergaram a negociação para o próximo ano afirmaram que os principais motivos foram: economia instável (31%), os imóveis devem estar mais baratos em 2016 (24,5%), medo de não conseguir aprovação do financiamento (10%), medo de perder o emprego (6%).

Dentre o público que adiou a transação, 48% afirmaram que manterão os mesmos parâmetros de busca, enquanto 33% irão alterar o valor de imóvel, 23% a localização, 12% o número de dormitórios e 10% a metragem.

Os apartamentos lideram as buscas, com cerca de 56%, seguidos por casas, com aproximadamente 40%. As mulheres estão à frente pela procura de imóveis, com 54%, sendo que as famílias com duas e três pessoas são a maioria, com 31% e 26%, respectivamente.

A renda familiar predominante está na faixa de até R$ 3.940,00 (38%) e de R$ 4.428,00 a R$ 7.880,00 (33%). Sobre a forma de pagamento, 65% dos usuários não pretendem pagar à vista. Mas dos que farão a transação sem financiamento, 7% usarão o FGTS, 6% recursos da poupança e 22% outra forma de aplicação.

Em relação ao número de transações efetuadas, 33% já comprou um ou mais imóveis anteriormente e 29% está na primeira compra. Sobre aluguel, para 14% é a primeira vez, contra 24% que já realizaram a locação. O principal fator que motiva a busca de um segundo imóvel, seja para compra ou locação, é o tamanho. Cerca de 35% afirmaram que é maior e 23,5% que é menor.

A internet para esses usuários ganha cada vez mais importância na compra e locação de imóveis. Entre os fatores destacados pelos entrevistados como diferencial, estão agilidade, praticidade, comodidade, maior abrangência nas buscas e possibilidade de comparar preços na hora.

Diante desse cenário não é de se estranhar que cada vez mais as visitas estão sendo feitas diretamente aos imóveis do que aos estandes de vendas: enquanto 70% afirmam ter visitado o imóvel desejado, 67% nunca foram a um estande de vendas.