Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Variedades: Longas da China continental lançadas entre 2009 e 2014 estão na 1ª. Mostra de Cinema Chinês no CineSesc



 Redação
Entre 1 e 7 de outubro, 12 filmes da recente produção chinesa serão exibidos em São Paulo
Com a curadoria de Anamaria Boschi, em parceria com Sun Lidong, o Instituto Confúcio na UNESP e o Sesc, acontece aMostra de Cinema Chinês 2015 com 12 longas-metragens da China continental, no CineSesc, de1 a 7 de outubro.
 O projeto surgiu da necessidade de se criar um espaço para a produção cinematográfica chinesa da parte continental que são de difícil acesso na América Latina, já que os festivais internacionais e mostras geralmente exibem filmes produzidos em Hong Kong e Taiwan.
O filme Carvão Negro é um dos destaques da mostra
Cecília Mello, professora de cinema da ECA-USP, avalia que “diante da velocidade das mudanças, o cinema chinês parece hoje movido pelo desejo de registrar o desaparecimento do velho e o surgimento do novo, e assim preservar uma paisagem efêmera e um real instável. O compromisso com o real, inaugurado nos anos 1980, reforça-se e renova-se como tendência de um cinema autoral chinês, cada vez mais audaz e disposto a falar do presente, do passado e de pensar o futuro de seu país.”
A programação é formada por filmes vencedores de festivais consagrados como Berlim e Veneza, mas também exibe as maiores produções comerciais chinesas dos últimos anos. Além dos filmes, a mostra conta com eventos paralelos sobre todas as gerações de diretores chineses e a crescente indústria do país.
SESSÃO ESPECIAL – DIA MUNDIAL DO INSTITUTO CONFÚCIO
Em 27 de setembro, será celebrado mundialmente o Dia do Instituto Confúcio. O Instituto Confúcio na Unesp, primeiro do Brasil, celebrará a data em parceria com o Cine SESC com a exibição do filme “Confúcio” (2010), dirigido por Mei Hu às 17h do domingo, em sessão aberta com entrada gratuita.
A data, instituída pela Matriz do Instituto Confúcio na China, será celebrada simultaneamente por todos os mais de 500 Institutos distribuídos em mais de 120 países ao redor do mundo e tem por objetivo envolver os alunos e a sociedade em atividades relacionadas à língua e cultura chinesas.
Confúcio (2010, 120 min., 14 anos)
Diretor: Hu Mei
Confúcio é um poderoso e influente ministro que se destaca por seu prestígio e autoridade em um dos impérios da China antiga. Uma traição politica coloca o Imperador contra Confucius e ele é injustamente deposto de seu cargo e enviado ao exílio. Lutando contra os imperadores, Confúcio não irá somente unificar uma nação, mas mudará a história da humanidade.
Domingo, 27/9, 15h. Grátis, retirada de ingressos 1h antes.
Organização
 Instituto Confúcio na Unesp
Parte de uma rede de mais de 500 Institutos Confúcio presentes em 120 países, o Instituto Confúcio na Unesp é a maior escola de ensino de língua chinesa do Brasil. Criado em 2009, por meio de parceria entre a Unesp,  o Ministério da Educação da China e a Universidade de Hubei, o Instituto já atendeu  mais de 4.000 alunos em seus cursos regulares de língua chinesa. Sua missão compreende o ensino do mandarim, a divulgação da cultura chinesa e o fortalecimento do intercâmbio cultural entre o Brasil e a China. Além do ensino da língua, o Instituto tem uma intensa agenda de atividades culturais, que incluem cursos de pintura e caligrafia chinesa, exposições,  eventos acadêmicos e atividades esportivas. Na área editorial, também apoia a publicação de clássicos da literatura chinesa pela Editora Unesp. O Instituto é o órgão responsável pela aplicação dos exames de proficiência em língua chinesa, além de promover um intenso programa de intercâmbio na China com bolsas de estudos.
 Curadoria e Produção: Anamaria Boschi e Sun Lidong
 Anamaria Boschi
Formada em Rádio e Televisão pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Mestre em História do Cinema pela Universidade de Londres, trabalhou em diversas campanhas de lançamento de títulos na distribuidora anglo-canadense Soda Pictures, e produziu diversas mostras de cinema, primeiramente em Londres e Cambridge, e depois em Beijing e Shanghai. Em 2010, produziu uma Mostra de Cinema Brasileiro em Hebei, na China, e a partir de 2011 assumiu a produção e direção artística do Festival de Cinema Brasileiro em Beijing e Shanghai. Em 2012 produziu a mostra Foco Brazil, parte do Festival Internacional de Cinema de Shanghai, e de volta ao Brasil, deu início ao projeto da mostra de cinema chinês contemporâneo em São Paulo.
 Sun Lidong
Formado em Língua Portuguesa pela Universidade de Estudos Estrangeiros de Pequim (BFSU 1998), falante nativo de chinês mandarim; trabalha em organização de eventos, assessoria internacional e relações institucionais. Sun fez parte da equipe do festival de cinema brasileiro na China desde a primeira edição em 2010, atuando como intérprete, tradutor, gestor de mídias sociais chinesas e ainda era o principal ponto de contato com a mídia chinesa administrando a cobertura do festival em múltiplas plataformas. Em 2015, agora vivendo no Brasil, Sun assumiu a produção da Mostra de Cinema Chinês em São Paulo.
 Programação
Filme de Abertura
Carvão Negro (白日焰火, 2014, 110 min., 14 anos)
Diretor: Diao Yinan
Produtora: Vivian Qu
Roteirista: Diao Yinan
Elenco: Wang Xuebing, Kwai Lun-mei, Liao Fan, Wang Jingchun, Yu Ailei, Ni Jingyang
Diretor de Fotografia: Dong Jinsong
O policial Zhang Zili, gravemente ferido enquanto trabalhava num caso de homicídio numa fábrica de carvão, foi forçado a aposentar-se devido aos seus ferimentos. Cinco anos mais tarde, o assassino ataca de novo e Zhang, agora segurança em uma fábrica, está determinado a redimir-se e a resolver o caso por conta própria. Após investigar, descobre que todas as vítimas aparentam estar relacionadas com uma mulher misteriosa.
Quarta-feira, 30/9, 20h30. Quinta-feira, 1/10, 21h30. Sábado, 3/10, 19h20.
 Marcas da Juventude (全城高考2013, 98 min., 16 anos)
Diretores: Billy Chung
Produtor: Yan Xiaoming
Roteirista: Zhao Baohua, Li Zhipu
Elenco: Alex Fong, Qiao Qiao, Tan Jiexi, Wu Junyu, Lu Yi
Diretor de Fotografia: Tam Kin Fat
O filme narra as experiências de alguns estudantes de uma escola secundária durante a preparação para o vestibular e reflete o período de competição feroz na sociedade chinesa contemporânea, como a luta da nova geração por seus sonhos e a pressão exercida por seus pais.
Quinta-feira, 1/10, 14h30. Segunda-feira, 5/10, 21h30.
A Montanha do Buda (观音山, 2010, 113 min., 14 anos)
Diretor: Li Yu
Produtor: Fang Li
Roteiristas: Li Yu e Fang Li
Elenco: Sylvia Chang, Fan Bingbing, Chen Bolin
Diretor de Fotografia: Zeng Jian
Três jovens residentes de Chengdu lutam para ganhar a vida, seja como cantor independente ou como vendedor de comida ambulante. Quando o apartamento onde moram recebe uma ordem de demolição, eles têm que alugar o quarto de uma cantora da Ópera de Beijing, que está de luto pela morte do filho.
Quinta-feira, 1/10, 16h30. Domingo, 4/10, 21h30.
Último Trem Para Casa (归途列车, 2009, 85 min., 14 anos)
Diretor: Fan Lixin
Produtor: Mila Aung-Thwin e Daniel Cross
Roteirista: Fan Lixin
Elenco: Zhang Changhua, Chen Suqin, Zhang Qin, Zhang Yang, Tang Tingsui
Diretor de Fotografia: Fan Lixin
Toda primavera, no período do Ano Novo Chinês, 150 milhões de chineses lotam o deficitário sistema de transporte do país para visitarem as famílias que deixaram para trás. São trabalhadores que saíram das províncias para tentar a sorte nos novos polos econômicos e assegurar um futuro melhor para seus filhos. O casal Zhang está entre eles. Os dois brigam por um bilhete para a viagem de 50 horas até sua cidade, onde anseiam encontrar a filha Qin, deixada com a avó há 16 anos.
Quinta-feira, 1/10, 19h. Domingo, 4/10, 16h30.
 O Rouxinol (夜莺, 2013, 100 min., 10 anos)
Diretor: Philippe Muyl
Produtores: Qin Hong, Paul Delbecq, Steve Rene
Roteirista: Philippe Muyl e Ning Ning
Elenco: Li Baotian, Li Xiaoran, Qin Hao, Yang Xinyi
Diretor de Fotografia: Sun Ming
A fim de cumprir uma promessa que fez a sua esposa, Zhu Zhigen se prepara para voltar a sua terra natal com um pássaro engaiolado, a única companhia de seus últimos anos. Ele decidiu fazer esta viagem sozinho, mas sua neta Ren Xing, uma menina mimada e criada na cidade, é forçada a acompanhar o avô. Durante esta viagem aos confins da China tradicional, os dois passam a se conhecer, partilhando memórias e aventuras.
Sexta-feira, 2/10, 14h30. Terça-feira, 6/10, 16h30. Quarta-feira, 7/10, 19h.
Amnésia Vermelha (闯入者, 2014, 116 min., 14 anos)
Diretor: Wang Xiaoshuai
Produtor: Liu Xuan
Roteiristas: Wang Xiaoshuai, Fang Lei, Li Fei
Elenco: Lv Zhong, Shi Liu, Feng Yuanzheng
Diretor de Fotografia: Wu Di
Apesar de todos os esforços de sua família para contê-la, Deng é uma teimosa viúva que passa os dias se preocupando excessivamente com seus dois filhos já crescidos e com a mãe idosa, que vive em um asilo e já não a reconhece. Sua única companhia é o fantasma do marido recém-falecido, até que um dia uma presença ameaçadora começa a assombrar a sua rotina diária quando passa a receber estranhos telefonemas anônimos.
Sexta-feira, 2/10, 16h30. Domingo, 4/10, 19h.
O Mais Querido (亲爱的, 2014, 128 min., 14 anos)
Diretor: Peter Chan
Produtor: Jojo Yuet-chun Hui, Peter Chan
Roteirista: Zhang Ji
Elenco: Zhao Wei, Huang Bo, Tong Dawei, Hao Lei, Zhang Yi, Zhang Yuqi
Diretor de Fotografia: Shu Chou
Após anos de uma busca incansável, Tian Wenjun e sua ex-esposa Lu Xiaojuan finalmente localizam seu filho sequestrado em uma vila remota. Depois que o menino foi violentamente tomado da aldeia, a viúva do abdutor Li Hongqin – mãe adotiva do menino – também perde sua filha adotiva para um orfanato estatal em Shenzhen. Desolada, Li começa uma viagem solitária, mas determinada a ter sua filha de volta.
Sexta-feira, 2/10, 19h. Sábado, 3/10, 14h30. Segunda-feira, 5/10, 16h30.
 Terra de Ninguém (无人区, 2013, 118 min., 14 anos)
Diretor: Ning Hao
Produtor: Hao Yi
Roteiristas: Ning Hao, Shu Ping, Xing Aina
Elenco: Xu Zheng, Duobujie, Yu Nan, Huang Bo
Diretor de Fotografia: Du Jie
No desolado noroeste da China, este western chinês trata da ganância nas montanhosas regiões do deserto de Gobi. O advogado Pan Xiao tira da prisão um mafioso que busca fazer fortuna com a caça ilegal de falcões. Para pagar seus honorários, o mafioso dá seu carro de luxo ao advogado e não hesita em segui-lo a toda velocidade pelo deserto de Gobi até um tribunal, onde deve participar de um outro julgamento. Os capangas do mafioso montam uma armadilha na estrada para tentar roubar o carro. É o início de uma série de confrontos sangrentos.
Sexta-feira, 2/10, 21h40. Segunda-feira, 5/10, 19h. Quarta-feira, 7/10, 14h30.
 Eu Estou Aqui (我就是我, 2014, 96 min., 14 anos)
Diretor: Fan Lixin
Produtor: Zeng Yun, Liu Jing
Roteirista: Fan Lixin
Elenco: Hua Chenyu, Yu Tian, Rao Wei, Ning Huanyu
Diretor de Fotografia: Li Hao, Paul Morris
O programa Super Boys, a versão chinesa do The Voice, conquistou a China e uma audiência de dezenas de milhões. Neste documentário, o diretor segue os concorrentes que competem para o popular show de calouros, onde ele encontra um emaranhado desconcertante de mudanças na sociedade chinesa.
Sábado, 3/10, 17h. Terça-feira, 6/10, 19h.
Voltando Para Casa (归來, 2014, 109 min., 14 anos)
Diretor: Zhang Yimou
Produtores: William Kong, Zhao Zhang, David Linde
Roteirista: Zou Jingzhi
Elenco: Gong Li, Chen Daoming, Zhang Jiayi, Zhang Huiwen
Diretor de Fotografia: Zhao Xiaoding
O casal Lu Yanshi e Feng Wanyu é obrigado a se separar quando Lu é preso e enviado para um campo de trabalho como prisioneiro político, ao mesmo tempo em que sua esposa é ferida em um acidente. Libertado durante os últimos dias da Revolução Cultural, Lu finalmente volta para casa e descobre sua amada esposa com amnésia e lembrando muito pouco do seu passado. Como um estranho no coração de sua mulher, Lu está determinado a ressuscitar o passado a dois e despertar a memória de sua amada.
Sábado, 3/10, 21h40. Quarta-feira, 7/10, 16h30.
Caminhando para a Escola (走路上学, 2009, 98 min., 14 anos)
Diretores: Peng Jiahuang e Peng Chen
Produtor: Yu Rongguang
Roteirista: Peng Chen
Elenco: Anamuling, Cao Xiwen, Chen Yifei, Ding Jiali
Diretor de Fotografia: Li Yi-hsu
Wawa, um garoto de sete anos vive na aldeia de Lisu em Yunnan, quer ir à escola como sua irmã Naxiang. Mas a escola está localizada no outro lado do rio Nujiang e é preciso usar um cabo de suspensão para atravessá-lo. A mãe, que não ousa atravessar o rio tumultuoso, proíbe a criança de atravessar até que um acidente abala a família.  O filme, dirigido pelos irmãos Peng, conta a histórica de crianças desfavorecidas que enfrentam grandes dificuldades para ir à escola.
Domingo, 4/10, 14h30. Quarta-feira, 7/10, 21h30.
Perdidos na Tailândia (人再囧途之泰囧2012, 105 min., 10 anos)
Diretor: Xu Zheng
Produtores: Xu Zheng, Kwong Wai-Man, Chan Chi-leung
Roteiristas: Ding Ding, Shu Huan, Xu Zheng
Elenco: Huang Bo, Wang Baoqiang, Xu Zheng, Fan Bingbing
Diretor de Fotografia: Song Xiaofei
Dois empresários rivais, Xu Lang e Gao Bo, disputam a posse de uma revolucionária nova tecnologia. Rumo a Bangkok, Xu conhece o animado Wang, que o faz repensar suas prioridades. Xu Lang descobre que Gao Bo o está seguindo e tentando dificultar seu trabalho. Perdidos na Tailândia, eles se metem em situações embaraçosas ao passo que se espantam com a cultura e costumes locais.
Segunda-feira, 5/10, 14h30. Terça-feira, 6/10, 21h30.
 Atividades paralelas
 Cinema Chinês: Perspectivas
 Esta palestra com a professora Cecília Mello abordará a produção cinematográfica chinesa contemporânea da chamada Sexta Geração do cinema chinês. Pretende, de uma maneira geral, avaliar qual a especificidade do realismo dessa produção, que se distingue da Quinta Geração do cinema chinês por empreender uma investigação do real através do engajamento com a vida urbana, com a paisagem histórica e com a contemporaneidade. A produção da Sexta Geração combina o ímpeto revelatório e representacional a um realismo formal. Assim, a palestra abordará igualmente as consequências estéticas desse realismo, incluindo uma investigação acerca do uso da tecnologia digital e das novas definições de realismo que ela acarreta. Por fim, exemplos da produção chinesa dos últimos 15 anos serão analisados dentro do contexto transnacional de “retorno ao real” no cinema mundial contemporâneo.
Cecília Mello é professora de cinema na Escola de Comunicações e Artes da USP. Foi Jovem Pesquisadora FAPESP (2012-2015) na Unifesp Campus Guarulhos com projeto sobre o cinema de Jia Zhangke. Realizou estágio de pós-doutorado como Visiting Fellow na Taipei National University of the Arts, Taiwan (2010), no Centre for World Cinemas, Universidade de Leeds, Reino Unido (2011), na Beijing Film Academy, China (2013) e na Universidade de Pequim, China (2015). É doutora em cinema pela Universidade de Londres, autora de diversos ensaios no Brasil e no Reino Unido e organizou com Lúcia Nagib o livro Realism and the Audiovisual Media (Palgrave Macmillan, 2009/2013). Seu livro sobre a obra de Jia Zhangke será publicado em 2016.
Quinta-feira, 1/10, 19h30, grátis.
O cinema popular made in China
A palestra com o jornalista Cassio Starling Carlos abordará as principais linhas de força do cinema comercial produzido na China no século 21. Pretende oferecer uma introdução aos gêneros, temas e impactos das novas tecnologias na estética e no consumo dessas produções. Trata-se de uma face pouco difundida do cinema chinês para as plateias ocidentais, mais acostumadas a verem o cinema de autor, em geral adaptado ao gosto dos festivais. Por outro lado, o cinema popular oferece elementos para entender as transformações econômicas e sociais da perspectiva do imaginário. Os efeitos da globalização na produção audiovisual para consumo de massa permitem observar como as tendências predominantes nessa representação majoritária revelam como a China se vê e como gostaria de ser vista.
Cassio Starling Carlos é crítico, curador, pesquisador e professor de história do audiovisual. Como crítico, colabora regularmente para o jornal Folha de S. Paulo e integra o grupo de curadores da Mostra de Cinema de Tiradentes, da CineOP e da CineBH. É organizador, editor e autor das coleções Folha Clássicos do Cinema(2009), Folha Cine Europeu (2011) e Folha Charles Chaplin(2012). É também autor do livro Em Tempo Real(Ed. Alameda, 2006) sobre narrativas de séries de TV.
Terça-feira, 6/10, 19h30, grátis.
 Serviço
Mostra de Cinema Chinês 2015
CineSescde 1 a 7 de outubro de 2015
Rua Augusta, 2075, Cerqueira César – São Paulo / SP
01413-000
Tel.: 11 3087-0500
INGRESSOS: R$ 12 (inteira); R$ 6 (Aposentado, pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e servidor de escola pública com comprovante); R$ 3,50 (trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes).

Nenhum comentário:

Postar um comentário