A projeção é da Abenutri, mas o mercado pode ser mais bem trabalhado |
Redação
O mercado de
suplementação alimentar e esportiva crescerá cerca de 14% em 2015. Esta é a
projeção da Abenutri – Associação Brasileira de Empresas de Produtos
Nutricionais, que afirma que, nos Estados Unidos, o crescimento será de 5% ao
ano. Para o presidente da entidade, Marcelo Bella, os números do setor (veja
abaixo) mostram que o mercado ainda pode ser bem trabalhado.
Apostando
neste crescimento, a Dr. Shape é uma franqueadora que soma 45 lojas implantadas
ou em fase de implantação. Essa franqueadora desenvolveu três formatos de
negócios, disponíveis para todo o Brasil. “De acordo com as características da
região em que pretende atuar e a disponibilidade financeira para o
investimento, o investidor pode escolher um dos modelos, que são Dr.Shape
Express; Dr.Shape Monster ou Dr. Shape Viva na Medida. Certamente, todas
elas têm um excelente retorno de investimento e oferecem ao investidor a capacidade
de crescimento”, afirmou Roberto Kalaes, sócio-franqueador.
A Dr. Shape
Express é uma loja compacta, com área de implantação de 50m² a 80m², que
oferece as principais marcas de suplementos alimentares nacionais e importadas,
vestuário fitness e para treino, artigos ortopédicos, artigos para natação,
acessórios e equipamentos funcionais, entre outros produtos. O investimento
inicial é de R$ 150 mil a R$ 180 mil, dependendo do tamanho da loja.
Já o modelo
Dr. Shape Monster, cujo investimento inicial é a partir de R$ 200 mil, exige
uma área a partir de 150m². “Além dos itens comercializados no Express, oferece
um mix maior de produtos, incluindo equipamentos e acessórios para musculaçãoe
a maior linha “fight’ do mercado”, completou Kalaes.
O modelo
“Viva na Medida” é um conceito diferenciado e inovador. “Trata-se de uma
megastore que mescla o modelo de loja Monster com um espaço para convivência e
alimentação saudável no formado de food service. São lojas grandes, que ocupam
uma área a partir de 150m² e exigem investimento inicial de R$ 250 mil”, diz
Felipe Kalaes, também sócio-franqueador.
A Dr. Shape
trabalha com mais de 60 fornecedores homologados e 7 mil itens. São produtos
nacionais e importados que atendem às mais variadas necessidades de pessoas de
todas as classes sociais e idades.
Ela acompanha o crescimento deste mercado pouco
explorado e em franco crescimento, pretende abrir novas lojas em todo o Brasil,
em cidades com mais de 80 mil habitantes, especialmente no interior de São
Paulo e nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Números
do setor
Segundo
dados da IHRSA Global Report 2014, o Brasil conta com 30 mil academias que têm,
em média, 254 clientes por unidade. O faturamento anual chega a US$ 2 milhões e
cerca de 4% da população brasileira é adepta a esta prática. Trata-se de um
mercado que cresce ano a ano, especialmente em cidades menores e em bairros
mais afastados do centro, no caso das capitais.
Paralelamente,
a necessidade de se nutrir corretamente é uma realidade não só para os
esportistas e praticantes de atividade física, mas também para quem deseja
suplementar a alimentação. Assim, o mercado de nutrição esportiva cresce no
Brasil, desde 2010, uma média de 23% ao ano. Segundo Marcelo Bella, da
Abenutri, trata-se de um resultado mais significativo do que o dos Estados
Unidos, país mais próspero do ramo, que cresce 5% ao ano.
Ele afirma
que o potencial do mercado brasileiro é imenso porque, atualmente, o
faturamento da área é de US$ 320 milhões ao ano, com 2,5 milhões de
consumidores. São 250 marcas pertencentes a 100 empresas, sendo 60% nacionais e
40% internacionais, que têm seus produtos vendidos em 11 mil pontos de venda,
que variam entre lojas especializadas e farmácias.
Em
comparação, os Estados Unidos têm um mercado que fatura US$ 4 bilhões ao ano
com mais de 2 mil marcas revendidas em 100 mil pontos de venda. Em termos de
consumidores, são 50 milhões de interessados em nutrição esportiva. Quanto aos
canais de vendas, o mercado hoje tem cerca de 20% das compras feitas pela
internet, 50% nas lojas físicas especializadas e 30% em farmácias.
Para o
mercado de sportsnutrition, os produtos à base de proteína são os campeões de
venda, com 65%. Em seguida vêm os aminoácidos e energéticos com 15% cada um; e
hipercalóricos com 5%. Em relação ao perfil do consumidor, 80% são jovens entre
15 e 30 anos. São 80% de homens e 20% de mulheres das classes de A a D.