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Falta de treinamento desfoca vida profissional |
Redação
O quadro se repete
nas mais variadas áreas profissionais do país: são poucos os profissionais
qualificados. Isso ocorre principalmente nas áreas técnicas, e o reflexo deste
fato é o custo cada vez maior de mão de obra e dificuldade de contratação.
Uma alternativa
que as grandes empresas estão encontrando é a busca de treinamentos e de cursos
para os profissionais já contratados e fortalecimento de políticas de retenção.
Isso, porque hoje é necessário complementar o conteúdos dos colaboradores, mas,
mais que isso, prepara-los para serem lideranças positivas.
"Os profissionais se formam no curso
superior e obtêm conteúdo técnico, porém a 'bagagem básica' que as empresas
estão buscando inclui também experiência do profissional, capacidade de decisão
e utilização na prática do conteúdo técnico. Por isso, além de treinamentos em
suas áreas de atuações, as empresas buscam aprimoramentos, como redação,
gestão, planejamento e diversos outros temas", explicou o diretor
executivo da Innovia Training e Consulting, Ricardo Barbosa.
Para que
as empresas saibam como implantar um curso ou treinamento de maneira correta,
veja algumas dicas elaboradas pelo diretor executivo da Innovia:
1.
O primeiro passo para empresa
implantar um treinamento é realizam uma avaliação interna sobre quais são as
reais necessidades, evitando treinamentos que não reflitam em resultados;
2.
Outro ponto fundamental é um
levantamento dos perfis dos colaboradores para definir os quais devem ser
direcionados para um treinamento;
3.
Existem diversas ofertas de cursos e
treinamentos no mercado, assim, antes de definir qual deseja, faça uma pesquisa
de mercado para saber se a empresa que contratará está realmente capacitada;
4.
Direcione os cursos que serão
realizados às reais aptidões e ambições dos funcionários, de nada adianta
oferecer um curso de liderança para um trabalhador que não tem nenhuma
característica de líder;
5.
Crie contratos para os cursos, muitas
empresas oferecem esse benefício para colaboradores que logo na sequência esses
desligam. Estabeleça clausulas para que isso não ocorra ou se ocorrer tenha os
valores restituídos;
6.
Regras claras são fundamentais,
tenha tempo mínimo de participação e avaliação de desempenho, evite que seu
colaborador não aproveite o curso adequadamente;
7.
Busque empresas bem localizadas ou
que façam o trabalho in company, o deslocamento é um dos principais motivos
para desistência e para fraco aproveitamento;
8.
Treinamentos devem ser constantes.
Com a velocidade das informações e mudanças rápidas, para ter um profissional
realmente capacitado, é fundamental que esse passe por constantes reciclagens e
treinamentos, pois, em seis meses muitas coisas mudam;
9.
Depois dos cursos, crie políticas
internas motivacionais e de retenção, garanta que terá todo resultado possível
do investimento feito.