Investimento em tecnologia é um dos pedidos dos brasileiros |
Redação
Pesquisa global da Intel levantou dados sobre
a relação das pessoas com a tecnologia e traçou expectativas dos brasileiros
sobre a inovação na educação
• A pesquisa “Intel Global Innovation Barometer” ouviu 12 mil pessoas em oito países para captar a percepção das pessoas sobre o impacto da tecnologia e da inovação na educação, saúde, emprego e vida urbana.
• A pesquisa “Intel Global Innovation Barometer” ouviu 12 mil pessoas em oito países para captar a percepção das pessoas sobre o impacto da tecnologia e da inovação na educação, saúde, emprego e vida urbana.
• A expectativa do brasileiro é que nos próximos anos a tecnologia seja mais usada para a educação no ensino fundamental; 77% pensam que escolas e professores devem se apoiar mais na tecnologia para melhorar o sistema educacional.
• Apesar de mais uso da tecnologia na educação, os brasileiros acham que o papel do professor ainda continuará forte e para 65% professor e estudante estarão mais próximos, conectados pela tecnologia.
A Intel Corporation
anunciou novas informações sobre o estudo “Innovation Barometer”, encomendado à
Penn Schoen Berland. O objetivo foi levantar a percepção e a expectativa das
pessoas com relação ao impacto da tecnologia e da inovação em suas vidas. Um
novo recorte do estudo, chamado “Classrooms of the Future” e dedicado à
aplicação da tecnologia na educação, mostra que a grande maioria dos
brasileiros (81%) acredita que o uso de tecnologia nas escolas é inevitável e
que o país deve investir em um suporte tecnológico para a pedagogia.
“Já havíamos
confirmado na primeira etapa da pesquisa que o brasileiro tem um perfil bastante
otimista em relação à tecnologia. Essa atitude é positiva quando consideramos
sua relação com a educação, pois por meio da tecnologia é possível atualizar as
ferramentas disponíveis para ensino nas nossas escolas”, comentou Edmilson
Paoletti, Gerente de Desenvolvimento de Negócios para Educação da Intel. “Para
nós na Intel, desenvolver tecnologias aplicadas à educação significa investir
em uma próxima geração que será mais empreendedora e pautará a inovação dentro
da nossa sociedade, desde a escola”.
Reforçando esta
atitude otimista, 77% dos brasileiros, 69% no mundo, pensam que escolas e
professores devem se apoiar mais na tecnologia para melhorar o sistema
educacional. Quando perguntados sobre quais disciplinas as crianças devem
aprender, 57% acreditam que deve haver mais educação tecnológica na escola.
Sala
de aula do futuro
Pensando no futuro
da pedagogia, os brasileiros (82%) acreditam que em 10 anos o Ensino Fundamental
usará atividades online como ferramenta suplementar para a instrução iniciada com
o professor em sala de aula. A tendência de interação online também é uma
aposta dos respondentes (60%), quando afirmam que os exames serão feitos em
meio virtual, abolindo a prova impressa. E ainda 55% acham que as crianças
terão de usar tablets ou outro dispositivo móvel para participar das aulas.
Quanto ao
relacionamento entre o professor e o estudante, os brasileiros (65%) acham que
a tecnologia vai ajudar a aproximá-los em sala de aula, e seu relacionamento
ficará mais forte. Para 79%, os softwares disponíveis para educação irão ajudar
ao professor a dedicar mais tempo ao estudante, para um ensino personalizado.
Para os respondentes, um modelo de ensino virtual pode transformar o processo
educacional ao mesmo tempo em uma experiência mais pessoal (60%) e social e
colaborativa (61%).
Metodologia
da Pesquisa
Esta pesquisa foi
realizada online pela Peen Schoen Berland à pedido da Intel no Brasil, China,
França, Índia, Indonésia, Itália, Japão e Estados Unidos entre os dias 28 de
julho e 15 de agosto de 2013. Ela foi realizada entre uma amostragem
representativa de 12.000 adultos com idade igual ou superior a 18 anos com uma
margem de erro de mais ou menos 0,89 pontos percentuais. A margem de erro geral
nos EUA foi de 2.53 pontos percentuais e de 4.38 pontos percentuais para esta
sessão. Para mais informações, visitewww.intel.com/newsroom/innovation.