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segunda-feira, 2 de junho de 2014

Economia: Governo começará punir empresa que não mostrar valores de tributos aos consumidores



Leão começará punir empresas que desobedecerem mostrar valores dos tributos


Redação

 O Governo iniciará a punir a partir de 10 de junho de 2014 as empresas que descumprirem a regra de demonstrarem aos consumidores os valores relativos aos tributos na formação do preço de um produto.

 Isso ocorre depois que as empresas brasileiras ganharam um ano de prazo para se ajustarem a essa exigência do Governo. A nova regra estabelece que toda venda ao consumidor de mercadorias e serviços terão que constar, nos documentos fiscais ou equivalentes emitidos, o valor aproximado correspondente à totalidade dos tributos federais, estaduais e municipais, cuja incidência influi na formação dos respectivos preços de venda.

 "As empresas tiveram um bom tempo para se adequarem, muitas se aproveitaram contudo, pelo que vejo, a maioria novamente deixou para a última hora. Esta nova realidade tem o lado positivo que deve ser exaltado, pois, o consumidor terá uma visão mais clara do quanto paga de tributos na aquisição de cada mercadoria, o que também possibilita que possa exigir com maior propriedade seus direitos. Mas, há também o lado negativo, pois, com a complexidade do sistema tributário brasileiro, haverá dificuldade para empresas fornecerem estas informações, principalmente as que não possuem um sistema de ERP que englobe a tributação de cada produto", explicou o diretor tributário da Confirp Consultoria Contábil, Welinton Mota.

 Um grande problema das empresas sobre o tema é a falta de informação. Isso porque os dados que constarão no documento fiscal deverão ser obtidos sobre a apuração do valor dos tributos incidentes sobre cada mercadoria ou serviço, separadamente, inclusive nas hipóteses de regimes jurídicos tributários diferenciados dos respectivos fabricantes, varejistas e prestadores de serviços, quando couber.

 "Diferente de outros países, nos quais também são detalhados os valores pagos com tributos, o sistema tributário brasileiro é bastante complicado e cada produto tem particularidades nos pagamentos dos tributos (dependendo do regime de apuração adotado pela empresa), o que faz com que a adaptação não seja tão simples. Mas, ainda temos que esperar que a regulamentação seja feita para que tudo fique esclarecido", afirmou o gerente da Confirp.

 Uma alternativa para empresas é que em vez de divulgar a informação nos documentos fiscais, poderá ser passados os valores  por meio de painel afixado em local visível, ou ainda por qualquer outro meio eletrônico ou impresso, de forma a demonstrar o valor ou percentual dos tributos incidentes sobre todas as mercadorias ou serviços.

 Ou seja, os impostos incidentes sobre produtos e serviços terão que ser discriminados nas notas fiscais ou afixados em cartazes em todos os estabelecimentos comerciais do país. Além disto, Sempre que o pagamento de pessoal constituir item de custo direto do serviço ou produto fornecido ao consumidor, deve ser divulgada, ainda, a contribuição previdenciária dos empregados e dos empregadores incidente, alocada ao serviço ou produto.

                                                                               Tributos  

 Os tributos que deverão ser informados no documento fiscal são os seguintes:
·  Imposto sobre Operações relativas a Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS);
·  Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS);
·  Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI);
·  Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro, ou Relativas a Títulos ou Valores Mobiliários (IOF);
·  Contribuição Social para o Programa de Integração Social (PIS) e para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) - (PIS/Pasep);
·  Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins);
·  Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico, incidente sobre a importação e a comercialização de petróleo e seus derivados, gás natural e seus derivados, e álcool etílico combustível (Cide).

Serão informados também os valores referentes ao imposto de importação, PIS/Pasep/Importação e Cofins/Importação, na hipótese de produtos cujos insumos ou componentes sejam oriundos de operações de comércio exterior e representem percentual superior a 20% (vinte por cento) do preço de venda.

Economia: Alta nos juros revela preocupação com inflação



Os preços continuam altos nos supermercados


Redação

A Apas (Associação Paulista de Supermercados ) analisa que a decisão do Comitê de Política Monetária do Banco Central do Brasil em manter inalterados os juros básicos da economia (taxa Selic), em 11% ao ano, demonstra a preocupação na busca pelo controle da inflação ao longo do tempo e a necessidade de não prejudicar ainda mais a dinâmica da atividade econômica.

 Desta maneira, a autoridade monetária sinaliza que busca uma inflação dentro da meta estipulada para 12 meses. No entanto, a manutenção dos juros em patamares elevados continua a impactar de maneira negativa as projeções de crescimento para a economia brasileira. A atividade econômica desacelerou, assim como o mercado de trabalho, o consumo de bens duráveis e o mercado de crédito. Portanto, o cenário atual necessita de uma revisão na atual condução da taxa de juros na economia brasileira.

A nota divulgada pelo Banco Central após a decisão expressa a cautela em relação à análise dos indicadores econômicos. Talvez a autoridade monetária tenha verificado que a elevação dos juros é condição necessária, mas não suficiente para a queda da inflação. Vale ressaltar que, mesmo diante do atual patamar da SELIC em 11%, a inflação continua persistente e o ritmo de atividade econômico vem sendo impactado negativamente.

 Ainda em nota, ao expressar que "o comitê irá monitorar a evolução do cenário macroeconômico até sua próxima reunião, para então definir os próximos passos na sua estratégia de política monetária", o Banco Central deixa em aberto a possibilidade de continuidade na elevação da SELIC, embora em um ritmo mais moderado nos próximos meses. Desta maneira, ainda há a possibilidade de elevações de 0,25 pontos percentuais, mas provavelmente só após as eleições.

 Mesmo diante do atual patamar de juros, a inflação oficial projetada para 2014 está em 6,47%, ou seja, superior à verificada em 2013, de 5,91%. Vale ressaltar que o impacto da taxa de juros na economia possui dois efeitos básicos: um imediato e outro defasado. 

O efeito imediato está relacionado ao impacto nas expectativas em relação a uma inflação menor no futuro. Já o efeito defasado perdura ao longo de mais 4 a 6 meses (em média) sobre a atividade econômica em geral. Ou seja, mesmo com a elevação constante e prolongada da taxa de juros a inflação em 12 meses não vem recuando, o que preocupa a evolução de outras variáveis importantes da economia, como a renda. Isso porque inflação maior tende a impactar a renda real, por meio da perda do poder de compra, e isso impacta o consumo das famílias de modo geral.

 Vale ressaltar que a preocupação em relação à inflação não é pontual. A preocupação é a tendência altista dos preços ao longo dos últimos anos. Ou seja, a inflação que preocupa não é a inflação pontual de 2014, e sim a persistência da inflação em se manter em um patamar elevado, como verificado nos anos recentes. Para comparação, a média de inflação de 2007 a 2014 (8 anos) é de 5,62%, inferior a inflação projetada para 2014, que é de 6,47%.

 Se analisarmos este período separadamente, a inflação também se encontra em patamar mais elevado. A inflação média para o período de 2007 a 2010 foi de 5,15%, enquanto que a inflação para o período de 2011 a 2014 deve atingir 6,09%, percentual superior ao período imediatamente anterior.

 Estamos diante de um quadro inflacionário mais resistente e persistente do que o esperado, mas que deve perder força nos próximos meses, quando o aperto monetário se refletir em desaquecimento da economia e, consequente, desaceleração dos preços. Não sabemos até que ponto este processo desinflacionário trará impacto no crescimento econômico brasileiro para 2014. De modo geral, a alta dos juros traz mais impacto ao crescimento econômico do que a um processo de desaceleração da inflação, principalmente no que diz respeito aos preços de alimentos e bebidas. A preocupação é que esta alta traga um recuo da inflação, mas sob a pena de um crescimento por mais um ano abaixo de esperado.


Variedades: Uma Vida Comum estréia quinta ­feira (5) no Cine Sesc



O filme ganhou um prêmio no Festival de Veneza

Redação

Vencedor do prêmio de melhor diretor na Mostra Horizonte do Festival de Veneza de 2013, o longa ‘Uma Vida Comum’, do diretor Uberto Pasolini, entra em cartaz com exclusividade no CineSesc no dia 05 de junho. O filme, segundo trabalho de Pasolini como diretor, é uma comédia dramática que acompanha um solitário personagem em uma viagem libertadora em busca de novos sentidos para viver.

 ‘Uma Vida Comum’ participou de diversos festivais internacionais, entre eles o Festival Internacional de Zurique, a 37ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo e Festival Internacional de Cinema de Reykjavík, na Islândia.

UMA VIDA COMUM
(Still Life)
Itália/Reino Unido, 2013, 87min
Direção: Uberto Pasolini
Roteiro: Uberto Pasolini
Elenco: Eddie Marsan, Joanne Forggatt, Karen Drury, Andrew Buchan
Sinopse:Obcecado por organização e meticuloso ao extremo, John May é um inventariante encarregado de encontrar o parente mais próximo de pessoas que morreram sozinhas.
 Quando o seu departamento é reduzido, John concentra esforços em seu último caso, o que o leva a uma viagem libertadora que lhe permite finalmente começar a viver a vida.


sexta-feira, 30 de maio de 2014

Radiografia de Sampa: Rua Estados Unidos


A Rua Estados Unidos fica no Jardim América, Zona Sul de SP


Luís Alberto Alves

 Esta rua foi aberta a partir de 1913 como parte do loteamento "Jardim América" (naquela época "Villa America") levado a efeito pela Cia. City of S. Paulo Improvements and Freehold Land Co. Ltda. Em 1914 a Prefeitura aprovou a planta do novo loteamento composta por 18 novas ruas, além de uma praça e prolongamentos de outras.

  Entre as novas ruas, estava a "Rua A" que foi denominada como "Rua Estados Unidos". Naquela época, ela limitava-se ao loteamento original da "Villa América" mas, posteriormente, seu leito foi estendido até as proximidades da Avenida. Brigadeiro Luis Antonio  e até a Avenida. Rebouças. A denominação "Estados Unidos, por sua vez, obedeceu a um critério estipulado pela própria Cia. City, qual seja, as ruas do novo bairro (Jardim América) foram todas denominadas com nomes de países da América. A Rua Estados Unidos fica no Jardim América, Zona Sul de SP.


Túnel do Tempo: Limpeza no que restou do World Trade Center


Homens e máquinas separam entulho das duas torres gêmeas

Luís Alberto Alves


 Resgate e limpeza: No dia 30 de maio de 2002, sete meses depois dos ataques terroristas ao World Trade Center, em Nova York, terminam os trabalhos de resgate e limpeza da área.

Geral: Scala lança lingerie para Dia dos Namorados





As peças já estão à venda 

Redação


 Com a chegada de uma das datas mais esperada pelos casais, a Scala lança peça exclusiva para quem quer surpreender neste Dia dos Namorados. O body Deusa, todo feito em tule e renda é a pedida para quem busca uma peça ultrassensual. O decote em "v" valoriza os seios e o tule nas costas revela o corpo de maneira sexy e chique. 

 A linha Luxury também é a aposta da marca para a data. Com sutiãs, calcinhas, baby dolls, camisolas e bodies, as peças contam com rendas e transparências em modelagens que valorizam os melhores atributos do corpo feminino. Com foco em preto, vermelho e branco, a linha foi desenvolvida especialmente para despertar o lado sensual de toda mulher. 

 Para complementar as ações de Dia dos Namorados, a promoção "Acerte no Alvo" vai presentear com um colar super romântico os clientes que comprarem um conjunto de lingerie da linha Luxury até o dia 12 de junho.

 As peças já estão à venda nas lojas da Scala de todo o Brasil e no e-commerce da marca, com preços sugeridos entre R$ 29,90 e R$ 162.

Economia: Rede de restaurantes se prepara para receber turistas estrangeiros





Botton será usado por funcionários que falam inglês


Luís Alberto Alves

 Para não ficar apenas no “Sorry I Don´t  Speak English”, evitando constrangimento com o turista estrangeiro, a rede de restaurantes Frango Assado elaborou ações para facilitar a comunicação. Nos meses de junho e julho, os funcionários que falam inglês estarão identificados com o botton com a frase “May I Help You?”

  Para ser útil, o material mostra a versão em português, em inglês e a pronúncia correta entre parênteses. Por exemplo: Espetinho de Frango – Chicken Skewer (Tchiquem Isquiuer). As mesmas informações desse miniguia estarão também atrás dos balcões, funcionando como uma “cola” para facilitar o atendimento.

 Outra novidade é que o aplicativo do Frango Assado também ganhou uma versão traduzida para o inglês e um link direto para um tradutor inglês-português. Assim, caso surja alguma dúvida dentro ou fora da loja, será uma ferramenta útil. O aplicativo está disponível em IOS e Android.

 Porém as ações para celebrar o grande evento que é a Copa não param por aí. O Frango Assado elaborou um cardápio especial de sanduíches, com pães típicos de cada país: Brasil, Austrália, México, Portugal, França, Alemanha, Itália e Suíça.

 O grande queridinho do restaurante, o tradicional pão de semolina, representa o Brasil em um delicioso x-salada diferenciado e acompanhado de fritas. Uma novidade que promete despertar surpreender os clientes é o sanduíche Suíça,  feito com o exclusivo pão de chocolate e recheado com lascas de chocolate e Romeu e Julieta (queijo com goiabada). O cardápio do período ainda é contemplado com a sobremesa Mousse de Chocolate Branco, com raspas de chocolate ao leite.

 As unidades estão localizadas nas principais rodovias que levam às cidades do Interior e do Litoral de São Paulo, e do Sul de Minas Gerais. Confira a que está no seu roteiro ou mais próxima no site www.redefrangoassado.com.br ou na fan page  facebook.com/redefrangoassado.

                                                                     Sobre o Frango Assado

Fundado em 1952, a rede de postos e restaurantes Frango Assado nasceu como uma barraca de frutas chamada São Cristóvão, na Via Anhanguera, em Louveira, e tornou-se uma das maiores operadoras de praças de serviços rodoviários do estado de São Paulo. Em setembro de 2008, foi adquirida pela International Meal Company (IMC) e é a terceira rede incorporada pela IMC no País.