Postagem em destaque

Crônica: De bem-sucedido ao amargo do ostracismo

    Hourpress/Arquivo Morava num apartamento de cobertura na Região dos Jardins, com direito a três vagas na garagem, onde tinha estacionad...

sexta-feira, 14 de outubro de 2022

Geral: redes sociais de Bolsonaro e Lula cresceram em número de seguidores

 


Redação/Hourpress

A edição desta semana do Observatório das Eleições da Vert.se – empresa de business intelligence com foco em dados de redes sociais – mostra que, nos últimos sete dias, as redes sociais de ambos os candidatos à Presidência da República cresceram em número de seguidores. Jair Bolsonaro “ganhou” aproximadamente 330 mil seguidores no Instagram e mais de 122 mil no Twitter. Já os perfis de Luiz Inácio Lula da Silva receberam volume de novos seguidores acima de 150 mil no Twitter e mais de 184 mil no Instagram.

Outros pontos analisados pelo estudo foram os termos mais procurados no Google a respeito dos candidatos. Desde o início da campanha eleitoral até o momento, percebe-se que as buscas no Google pelo termo “fake news” foram crescendo e alcançaram seu pico dois dias após o primeiro turno, quando surgiram nas redes imagens de Bolsonaro na maçonaria e em foto, adulterada, dele junto a uma imagem ligada ao satanismo.

Mas quando se analisa a busca pelo nome de cada um, ações, atuações e escândalos são algumas das pesquisas mais comuns. O volume médio de buscas pelos nomes dos presidenciáveis ficou bem parecido nesse recorte, mas com Bolsonaro estando a apenas 3% à frente de Lula. “Aparecida” é a principal palavra associada ao atual presidente nas pesquisas dos últimos sete dias, enquanto “CPX” está nas principais buscas relacionadas ao candidato petista. Ambos os termos têm relação com atos que os dois participaram durante o feriado do dia 12.

 

 

Voltando às redes sociais de cada candidato, a visita de Bolsonaro a Aparecida foi o assunto mais comentado em seus perfis oficiais, com ênfase às confusões causadas. Já a ida de Lula ao Complexo do Alemão foi o destaque em suas redes, mas com fake news envolvendo o boné que ele usava, com a sigla CPX, utilizada como abreviação da palavra “complexo”, mas que foi associada a facções criminosas, como o Comando Vermelho.

Saiba tudo sobre os números e assuntos mais quentes das redes de cada candidato, apurados pela Vert.se:

 

JAIR BOLSONARO

 

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA

 

Saiba mais, em tempo real - As análises feitas semanalmente pela Vert.se ganharam um poderoso reforço: a plataforma Observatório das Eleições 2022, viabilizado por meio de parceria da Vert.se com Zeeng e Keep.i. Com a novidade, é possível acompanhar os dados das redes sociais dos principais candidatos ao Planalto em tempo real. As visualizações e monitoramento da performance das páginas de Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva visam trazer uma visão completa das atividades de cada político em formato interativo.

O levantamento tem como objetivo mostrar menções e assuntos mais quentes nas plataformas sobre temas de destaque na semana, sempre trazendo muitos dados e informações com base nos perfis dos presidenciáveis.

Acreditamos que esse material pode ser importante instrumento no seu dia a dia de apuração, auxiliando a entender o que mais se “conversa” no meio digital. Por isso, lhe convidamos a assinar a newsletter e receber semanalmente, em sua caixa de e-mail, informações que podem, talvez, gerar uma boa pauta para você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário