Um Volvo FM elétrico equipado com uma betoneira fará entregas de concreto
Luís Alberto Alves/Hourpress
Após a início da produção em série de caminhões elétricos semipesados para transporte urbano e coleta de resíduos, a Volvo Trucks inicia agora testes reais na Suécia também com caminhões elétricos maiores, na categoria de pesados.
Desenvolvidos para operações na construção civil, os veículos iniciarão operações de campo na Europa neste mês de outubro. Dois caminhões pesados 100% elétricos serão entregues para a empresa Swerock, um dos maiores fornecedores de materiais e serviços para a indústria da construção civil da Escandinávia.
Um Volvo FM elétrico equipado com uma betoneira fará entregas de concreto. Além deste, um Volvo FMX elétrico, equipado com guindaste, será utilizado em construções e obras de infraestrutura maiores, dentro de centros urbanos. Os veículos rodarão em operações regulares da Swrock, avaliando o desempenho trem de força elétrico e também a eficiência do sistema de recarga das baterias.
Alta demanda
“Caminhões de construção precisam de mais potência e robustez do que em muitos outros segmentos. Isso se aplica também para caminhões elétricos”, diz Jonas Odermalm, vice-presidente de eletromobilidade da Volvo Trucks. “Nossas soluções elétricas precisam atender as demandas de alta produtividade e disponibilidade de nossos clientes. Testes reais de campo são parte importante do processo de desenvolvimento”, afirma.
Os testes avaliarão como os caminhões elétricos podem aumentar a eficiência do transporte e reduzir os impactos climáticos, com a vantagem de baixos níveis de ruído em operações urbanas. Além de analisar o desempenho dos veículos em si, os testes também vão monitorar o ecossistema da eletromobilidade como um todo, para identificar oportunidades de recarga alinhadas com as demandas de produtividade.
Benefícios
Os benefícios de veículos elétricos para ambientes urbanos serão mensurados com os ganhos de uma operação mais silenciosa, mais segurança no canteiro de obras e maior conforto para o motorista.
“Estes testes nos ajudam a entender melhor as operações de nossos clientes e como será a eletrificação em seu dia-a-dia, considerando ciclos de operação, capacidade de carga, disponibilidade dos veículos, autonomia e outros parâmetros”, diz Ebba Bergbom Wallin, gerente de negócios de eletromobilidade da Volvo Trucks. “Tudo isso com o benefício de um transporte mais silencioso e limpo”, assegura.
Swerock
A Swerock é um dos maiores fornecedores de materiais e serviços para a indústria da construção civil da Escandinávia, com mais de 360 pedreiras e 60 usinas de concreto. A empresa também trabalha com reciclagem, para reduzir a necessidade de extração de materiais novos e assumir a responsabilidade ambiental por todo o ciclo de sua operação. A Swerock é parte do Grupo Peab, que conta com cerca de 17.000 colaboradores e tem vendas líquidas de SEK 56 bilhões.
“Junto com a Volvo Trucks estamos dando um grande passo em direção a um transporte ambientalmente mais inteligente. Já temos 15 caminhões híbridos e agora, nesse projeto, vamos avaliar o desempenho de caminhões 100% elétricos”, diz Hans Orest, diretor da Swerock.
Dados:
Primeiros testes de campo da Volvo Trucks com caminhões pesados 100% elétricos na Europa.
- Os testes incluem dois caminhões 100% elétricos: um Volvo FM betoneira e um Volvo FMX guindaste.
- Os testes são uma operação conjunta entre a Volvo Trucks e Swerock, com apoio de JOAB e Saraka.
- O Volvo FM elétrico betoneira fará entregas de concreto em áreas urbanas.
- O Volvo FMX elétrico guindaste será usado em obras de infraestrutura e construção urbana de maior porte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário