Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Raio X de Sampa: Conheça a história da Praça do Patriarca



Ela  foi completamente remodelada na administração do Prefeito Prestes Maia (1938-1945)


Luís Alberto Alves/Hourpress

Esta é uma das mais recentes praças do Centro velho da cidade, uma vez que começou a ser aberta, aos poucos, por volta de 1912 com a demolição de antigos casarões localizados entre a Ruas São Bento e Líbero Badaró, na continuidade das Ruas Direita e da Quitanda.

Antes disso, o cruzamento das Ruas Direita e São Bento era o conhecido "Quatro Cantos", ponto muito frequentado pelos antigos paulistanos. Um pouco mais adiante construiu-se, no século XVII, a Igreja de Santo Antonio que ainda existe.


Em 1922, a Praça estava praticamente aberta e recebeu o nome de Praça Patriarca José Bonifácio, nome este simplificado para Praça do Patriarca em 1953, porque assim a população a chamava.


Ela  foi completamente remodelada na administração do Prefeito Prestes Maia (1938-1945), quando então foi construída uma passagem subterrânea para o acesso ao Vale do Anhangabaú que, mais tarde, receberia o nome de "Galeria Prestes Maia".


A última grande remodelação ocorreu em 2002, com a retirada dos pontos de ônibus, reurbanização e a construção de um portal. A "nova" Praça do Patriarca foi inaugurada em 2002, na gestão da prefeita Marta Suplicy. A Praça do Patriarca (foto) fica no Centro velho de Sampa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário