Postagem em destaque

Crônica: Surpresas desagradáveis pregadas pelo tempo

Pixabay   Os seus quatro filhos se encontravam bem encaminhados Astrogildo Magno O   tempo não preocupava Justino. Não dava bola para ...

segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Raio X de Sampa: Conheça a história da Avenida Alcântara Machado



Luís Alberto Alves/Hourpress

José de Alcântara Machado de Oliveira tinha os apelidos: Pero Peres e Álvaro Álvares. Nasceu em Piracicaba (SP), em 19 de outubro de 1875. Bacharelou-se pela Faculdade de Direito de São Paulo em 1894. Nesse estabelecimento de ensino regeu a cadeira de Medicina Legal e Higiene Pública.

 Em 1925, tornou-se catedrático e de 1927 a 1930, as Arcadas o tinham como vice-reitor e de 1931 a 1935, como seu diretor. Em 1911 foi eleito vereador da Câmara Municipal de São Paulo, depois foi deputado estadual e em 1930 terminaria seu mandato de senador estadual. 

Como senador federal permaneceu na Câmara Alta até a dissolução do Congresso. Ocupou a cadeira nº 1 da Academia Paulista de Letras, cadeira esta criada por seu pai e que tinha como patrono o seu avô, Brigadeiro José Joaquim Machado de Oliveira. A admissão à Academia foi graças ao livro que o consagrou, "Vida e morte do Bandeirante". Faleceu em 01 de abril de 1941, com 66 anos de idade. A Avenida Alcântara Machado (foto) fica no Brás, Centro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário