Postagem em destaque

Crônica: De bem-sucedido ao amargo do ostracismo

    Hourpress/Arquivo Morava num apartamento de cobertura na Região dos Jardins, com direito a três vagas na garagem, onde tinha estacionad...

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Variedades: Pauê - O Passo de um Vencedor



Redação

A história do único surfista biamputado do mundo estreia em 19 de novembro

Em junho de 2000, aos 18 anos, Paulo Eduardo Chieffi Aagaard, o Pauê, sofreu um grave acidente: foi atropelado por um trem quando atravessava uma linha desativada em São Vicente, litoral de São Paulo.

Pauê – O Passo de Um Vencedor”, documentário de Fábio Cappellini e Alessandra Pereira, registra a vida e os momentos de superação do protagonista. Mostra como ele conseguiu enfrentar o medo e a dor com otimismo e coragem, e se transformar no primeiro e único surfista biamputado do mundo, campeão de triatlon e palestrante motivador.

O filme traz relatos e depoimentos de amigos, familiares e atletas que acompanharam a caminhada de Pauê, entre eles Gabriel O Pensador, músico e amigo; Fábio Paiva, canoísta; Carlos Burle, renomado surfista brasileiro de ondas grandes; Picuruta Salazar, campeão brasileiro de longboard; Otaviano Taiu Bueno, campeão brasileiro de surf e atualmente escritor; e Bruno Aagaard e Cristina Chieffi, irmão e mãe do atleta.

As gravações do documentário, que estreia em 19 de novembro no Cine Belas Artes, se iniciaram em 2009, com a participação do Pauê na corrida de São Silvestre.  A Hope Image é responsável pelo filme que teve patrocínio do Banco Safra e da Apsen Farmacêutica, obtidos com recursos da Lei Rouanet de incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, Governo Federal. O lançamento tem apoio da Spcine.

                                                                          Pauê
Aos 18 anos, Paulo Eduardo Chieffi Aagaard, foi atropelado por um trem quando atravessava uma linha desativada em São Vicente, litoral de São Paulo e perdeu parte das pernas. A natação e a musculação foram a maneira de acelerar o processo de reabilitação. Em menos de três meses, Pauê não só voltou a andar como também a surfar. Tornou-se o primeiro e único surfista bi-amputado do mundo. Começou a treinar como triatleta, e 2002, ganhou seu primeiro título de Campeão Mundial da categoria em Cancún, México. Hoje, é pentacampeão do Troféu Brasil de Triathlon, bronze no Pan-Americano da modalidade e mais outros títulos em categorias isoladas (natação, ciclismo e corrida). É o autor de “Caminhando com as próprias pernas”, livro que narra suas memórias e que inspirou o documentário “Pauê, O Passo de um Vencedor“. Atualmente Pauê treina, compete , ministra palestras em empresas e produz vídeos.

Pauê - O Passo de um Vencedor (Brasil, 2013, 72 min.)
Direção: Fábio Cappellini e Alessandra Pereira
Produtores: Cristiane Amaral, Fernanda Simonsen, Gabriela Drummond.
Produtor Executivo: Fábio Cappellini
Roteirista: Alessandra Pereira
Diretor de Fotografia: Allan Montrezol, Fábio Cappellini
Trilha Sonora: Rubens Nobre
Edição de Som: Rubens Nobre
Montagem: Daniel Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário