Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Radiografia de Sampa: Rua Santo Amaro

Luís Alberto Alves
Esta rua originou-se do velho “Caminho para Santo Amaro”, aberto ainda no século XVI, e que servia de ligação entre a Vila de São Paulo e o aldeamento indígena chamado “Ibirapuera”, este fundado pelo Padre José de Anchieta em 1560.  A Rua Santo Amaro era considerada quase que uma extensão da famosa “Rua Direita” que, descendo pelas encostas do Anhangabaú (antiga Ladeira de Santo Amaro e atual Rua Dr. Falcão), seguia até o “Largo do Bexiga” (atual Praça da Bandeira) e tomava o rumo da encosta que levava ao “Caaguaçú” (espigão da Avenida Paulista).
Em finais do século XIX, a sua extensão era a seguinte: começava no “Largo do Riachuelo” (antigo “do Bexiga” e atual Praça da Bandeira) e terminava na Avenida Paulista. Posteriormente, o trecho entre a Praça Perola Byington e a Avenida Paulista passou a fazer parte da Brigadeiro Luís Antonio.  A Rua Santo Amaro (foto) fica na Bela Vista, Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário