Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Radiografia de Sampa: Rua do Carmo




Luís Alberto Alves

A primitiva Rua do Carmo teve a sua denominação oficializada pela Câmara Municipal de São Paulo no final de novembro de 1865, alterando o nome da "Rua de Santa Tereza" para "Rua do Carmo", no trecho compreendido entre o atual Pátio do Colégio até a Avenida Rangel Pestana (naquela época, a Rangel Pestana era conhecida como "Ladeira do Carmo").

 Em 1912 foi sugerido que esta denominação fosse estendida à antiga "Rua da Boa Morte" (desaparecendo esta) com a seguinte justificativa: "Considerando que não há mais razão para a denominação de rua da Boa Morte, como prolongamento recto que é atualmente da rua do Carmo, em conseqüência do recuo que sofreu a igreja, tornando-se assim uma só via pública...".

 O projeto foi aprovado e a Rua do Carmo passou a ter seu início no Pátio do Colégio e seu término na Rua da Tabatinguera. Em 1952 o trecho inicial (entre o Pátio do Colégio e a Av. Rangel Pestana) teve sua denominação alterada para "Rua Roberto Simonsen".


 A denominação da Rua do Carmo está relacionada à existência nesta rua da Igreja de Nossa Senhora do Carmo que foi fundada em 1594 por Frei Antonio de São Paulo, em terras doadas por Brás Cubas.  A Rua do Carmo (foto) fica próximo à Praça da Sé, Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário