Postagem em destaque

Crônica: Amor à prova de tudo

Pixabay Sempre dizia que sem o amor de Amanda, o seu mundo perderia a graça Astrogildo Magno Felício era extremamente apaixonado por sua...

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Geral: Bono Vox admiter ter glaucoma há 20 anos



Bono Vox revelou que a doença o acompanha há 20 anos

 Luís Alberto Alves

 Recentemente, em entrevista à rede britânica BBCO, o cantor Bono Vox, da Banda U2, revelou  que nunca tira os óculos escuros por causa de um problema de glaucoma, que já o acompanha há 20 anos. De  acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), a doença acomete 60 milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil, são um milhão de pessoas com a doença, representando 2% da população. Além disso, o glaucoma é a segunda maior causa de cegueira no planeta (com 15% dos casos), perdendo apenas para a catarata (40%), que apesar de ser mais comum, pode ser revertida.

 De acordo com o oftalmologista Richard Yudi Hida, o glaucoma pode ser definido como uma lesão no nervo óptico, o principal conjunto de nervos do olho, cuja responsabilidade é a de levar informações visuais até o cérebro, sendo que, tal prejuízo é resultado do aumento na pressão intra-ocular. Por ainda não possuir uma cura, o médico ressalta que a única e a melhor forma de se prevenir da cegueira é realizando visitas rotineiras ao oftalmologista, pois é por meio de exames de rotina que será possível diagnosticar precocemente o problema e, com isso, evitar maiores danos.

  Lembrando que a forma mais comum do glaucoma é uma doença silenciosa que não apresenta sintomas, e só pode ser diagnosticado com exames específicos como fundo de olho, exame de campo visual entre outros. Não é recomendado realizar consulta da visão com profissionais não-médicas pois não estão treinados nem habilitados para diagnosticar doenças oftalmológicas, podendo levar o indivíduo à cegueira.



Nenhum comentário:

Postar um comentário