Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

terça-feira, 25 de março de 2014

Radiografia de Sampa: Avenida Rangel Pestana





Avenida Rangel Pestana, na região da Sé, Centro de SP


Luís Alberto Alves

 Francisco Rangel Pestana nasceu em Iguaçu, Rio de Janeiro, em 26 de novembro de 1839. Vinte anos depois entrou na Faculdade de Direito de São Paulo, no Largo de São Francisco, saindo com diplomado em 1863. Logo na juventude era atraído pelo Jornalismo. Fundou o “O Timbira” e escreveu nos jornais “Futuro” e na “Época”.

 Em 1864 voltou ao Rio de Janeiro para ser redator do Diário Oficial. Dois anos depois criou o “Opinião Liberal”, um dos melhores jornais políticos da época. Em 1868 fundou o             “Correio Nacional”.

 Voltou a São Paulo e abre escritório de advocacia em Campinas e funda a Escola do Povo. No final de 1874, ao lado de Américo de Campos trabalha como redator no jornal “A Província de S. Paulo", mais tarde “O Estado de S. Paulo”. Em 1884 é eleito deputado provincial. Proclamada a República, assume a direção da Província junto com Prudente de Morais e Coronel Souza Mursa.

 O ano de 1890 marca a nomeação como membro do Governo Provisório e ajuda elaborar o projeto de Constituição da República. É eleito senador. Em 1896 fixa residência na Capital. Até sua morte em 1903 exerceu vários cargos políticos. A Avenida Rangel Pestana fica na região da Sé, Centro de SP.



Nenhum comentário:

Postar um comentário