Postagem em destaque

Crônica: Surpresas desagradáveis pregadas pelo tempo

Pixabay   Os seus quatro filhos se encontravam bem encaminhados Astrogildo Magno O   tempo não preocupava Justino. Não dava bola para ...

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Radiografia de Sampa: Rua José Maria Lisboa




Luís Alberto Alves


 José Maria Lisboa nasceu em18 de março de 1838, em Lisboa, Portugal. Era jornalista. Chegou a São Paulo em 10 de junho de 1856, iniciou sua vida como tipógrafo na arte tipográfica de São Paulo e foi um dos jornalistas de maior prestígio de sua época.

A Rua José Maria Lisboa fica no Jardim Paulista
 Em 1869, depois de ter prestado serviços ao Correio Paulistano, seguiu para Campinas onde trabalhou na "Gazeta de Campinas", e publicou de 1871, a 73 o "Almanaque de Campinas". Em 9 de novembro de 1874, com Américo de Campos passou a redigir a "Província de São Paulo", e em 1884, lançaram o "Diário Popular" que, durante muito tempo, contou com a nata dos intelectuais e literatos do Estado de São Paulo.

 Na Constituinte Paulista participou como o mais votado. Homem de intensa atividade social e filantrópica foi um dos fundadores da Beneficência Portuguesa, do Albergue Noturno e do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo. Faleceu em São Paulo, dia 20 de novembro de 1918. A Rua José Maria Lisboa fica no Jardim Paulista, Centro Expandido de SP.


Nenhum comentário:

Postar um comentário