As
vendas no varejo da capital paulista em março avançaram 7,9%, em média,
ante fevereiro. A informação é do Balanço de Vendas da Associação Comercial
de São Paulo (ACSP), que reúne indicadores sobre vendas a prazo e à vista,
inadimplência e recuperação de crédito.
"O retorno à rotina normal na cidade de São Paulo, após férias e
Carnaval, resultou nesse aumento", afirmou Rogério Amato, presidente
da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo
(Facesp).
Ele
completa que é comum as vendas acelerarem após períodos de êxodo do
paulistano e que março contou com um dia útil a mais sobre fevereiro.
Em
relação a março de 2013, o aumento médio foi de 2,1% - lembrando que ambos
os períodos tiveram o mesmo número de dias úteis e de feriados (em março de
2013 teve a Semana Santa e, em março de 2014, o Carnaval), equilibrando o
resultado.
Já
considerando-se o primeiro trimestre de 2014, o salto médio foi de 4,3%
ante o mesmo período de 2013. Rogério Amato faz uma ressalva: "A alta
precisa ser vista com cautela, pode estar superestimada, já que neste
primeiro trimestre tivemos apenas o feriado de Carnaval e no ano passado
houve Carnaval e Semana Santa, enfraquecendo as vendas no período".
Ele
lembra que todos esses resultados acompanham os mais recentes dados
oficiais sobre massa salarial e emprego. "Esse bom desempenho das
vendas reflete o crescimento da massa salarial, a baixa taxa de desemprego
e também a disponibilização de crédito à pessoa física. Isso tudo impacta
no poder de compra do consumidor. E a nossa expectativa é de que esse
cenário permaneça", declarou o presidente da ACSP.
A
prazo X À vista
O IMC
(Indicador de Movimento do Comércio a Prazo) do Balanço aponta que as
vendas a crédito registraram um salto de 13,3% em março ante fevereiro e de
0,7% em relação a março de 2013. Já no trimestre, as vendas a prazo
cresceram 3,7% ante 2013.
Os aumentos nesses três meses foram puxados pela comercialização de
aparelhos de ar-condicionado, ventiladores, tablets, smartphones, TVs e
outros aparelhos eletrônicos.
Já as vendas à vista, medidas pelo ICH
(Indicador de Movimento de Cheques), avançaram 2,4% ante fevereiro e 3,5%
em relação a março de 2013. No acumulado dos três meses, o crescimento foi
de 4,8%.
Os
setores que mais se destacaram nas vendas à vista nesses 90 dias foram o
supermercadista, o de vestuário, o de farmácia e cosméticos e o de produtos
de Carnaval.
Inadimplência
O IRI - Indicador de Registro de
Inadimplentes, que mede o volume de carnês em atraso, registrou queda de
4,1% em março ante fevereiro (ocasionada pelo Carnaval) e aumento de 3,9%
em relação a março de 2013. Já no acumulado houve crescimento de 5,2%.
O IRC -
Indicador de Recuperação de Crédito, que mostra o total de registros
quitados ou renegociados, apresentou queda de 12,7% em março ante fevereiro
e alta de 3,3% em relação a março de 2013 - número um pouco abaixo do IRI,
apontando para uma leve alta da inadimplência em março. "Essa alta não
surpreende: ela é sempre registrada após o Carnaval", explicou Rogério
Amato.
Já no
primeiro trimestre deste ano, o IRC cresceu 5,6% ante o mesmo período de
2013, um pouco acima do IRI. "Isso sinaliza que a inadimplência está
em declínio mas poderá deixar de cair", afirma o presidente da ACSP.
O Balanço de Vendas da ACSP é baseado numa
mostra de dados de clientes da Boa Vista Serviços, que administra o Serviço
Central de Proteção ao Crédito (SCPC).
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário