Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

sexta-feira, 28 de março de 2014

Radiografia de Sampa: Praça da Sé



Praça da Sé fica no Centro de SP

Luís Alberto Alves

 Sé, do latim SEDES significa igreja principal de uma Diocese. A história da Praça da Sé está relacionada com as transformações que ocorreram a partir da construção da primeira igreja matriz no Largo da Sé, no final do século XVI. Tal construção transformou a área, então remota, em espaço para cerimônias religiosas, funcionando juntamente como local de referência para os moradores.

 Em 1745, a igreja passou por uma nova construção juntando-se à Igreja de São Pedro da Pedra da mesma irmandade. Estas permaneceram por um longo período até serem demolidas em 1911, obra discutida desde 1907, quando Dom Duarte Leopoldo e Silva tomou posse da diocese de São Paulo.

 As transformações urbanísticas que se sucederam após a demolição, originaram a Praça da Sé, a qual absorveu ruas e prédios para o alargamento da via, necessárias para construção da nova catedral, iniciada em 1913 e inaugurada por ocasião do IV Centenário da Cidade em 1954, mesmo com as duas torres inacabadas.

 A restauração e conclusão da Catedral da Sé, que está entre os principais monumentos históricos de arte e cultura do Brasil deu-se entre 1999 e 2002. Na década de 1970, em virtude da construção do Metrô, a Praça da Sé foi novamente remodelada e incorporada à Praça Clóvis Bevilacqua, tendo sido reinaugurada em 1978.

 A praça, então restaurada, cede novamente seu espaço para manifestações políticas e religiosas além de apresentações populares. Em 1984, foi palco da movimentação política denominada Diretas Já. Ao centro da praça está também o monumento denominado marco zero, que tem por função, demarcar o inicio da numeração de vias públicas e rodovias estaduais como referência para medição das linhas ferroviárias, aéreas e telefônicas.

 O marco zero esteve presente na Praça da Sé, que fica no Centro de SP, desde a construção da primeira igreja. Em virtude da demolição ocorrida no começo do século XX, este foi retirado voltando novamente à praça em 1934.


Nenhum comentário:

Postar um comentário