Postagem em destaque

Crônica: Surpresas desagradáveis pregadas pelo tempo

Pixabay   Os seus quatro filhos se encontravam bem encaminhados Astrogildo Magno O   tempo não preocupava Justino. Não dava bola para ...

quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Veículos: GM: Montadora alcança marca de 17 milhões de carros produzidos no Brasil

 


  • Empresa vai investir R$ 10 bilhões em desenvolvimento e produção de veículos inéditos

Luís Alberto Alves/Hourpress

  • País é o segundo maior mercado da Chevrolet no mundo
  • Pela primeira vez, marca é líder de mercado há cinco anos consecutivos
  • Em 96 anos de presença no Brasil, a General Motors já produziu cerca de 17 milhões de veículos em suas três fábricas de carros: São Caetano do Sul (SP), São José dos Campos (SP) e Gravataí (RS).

    “Este é um marco importante e mostra o tamanho do compromisso que a GM tem com o Brasil. E este comprometimento é retribuído pelos brasileiros. Temos o Onix como o carro mais vendido há seis anos e liderança de mercado em geral há cinco. Nas vendas de varejo, que refletem a preferência do consumidor, somos líderes desde 2013 e esta liderança vem se ampliando nestes últimos anos. Fechamos 2020 com seis pontos percentuais a frente do segundo colocado. Como resultado de tudo isso, nossas pesquisas indicam que a marca Chevrolet nunca esteve tão bem posicionada como agora. É um aniversário carregado de conquistas e significado”, declarou Carlos Zarlenga, presidente da GM América do Sul.

    GM, linha de ,montagem na década de 1950

    Inovação, tecnologia e investimento
    De 1925 – ano em que a empresa se instalou no Brasil – para cá, o mundo mudou e a GM se transformou inúmeras vezes, sempre desenvolvendo novas tecnologias, tanto automotivas, quanto fabris.

    As mais recentes novidades à disposição dos clientes Chevrolet foram fruto do ciclo de investimentos de R$ 13 bilhões entre 2014 e 2019. Elas contam com o Wi-Fi embarcado, uma nova família de veículos e novos itens de segurança e conectividade. Além da completa reforma da fábrica de automóveis mais antiga em operação no Brasil, em São Caetano do Sul, que hoje produz o novo Tracker, Spin, Joy, Joy Plus e Montana.

    As fábricas de Gravataí (RS) e Joinville (SC) também foram atualizadas e ampliadas para fabricar a nova geração do Onix e Onix Plus e motores três cilindros turbo e aspirado, respectivamente.

    A indústria 4.0 chegou de vez ao Brasil a partir de novos equipamentos que vieram também para fabricar o Novo Tracker em território nacional. Realidade virtual, rebocadores autônomos, produção altamente automatizada, pintura sem utilização de água, robôs que são atualizados remotamente. Tudo isso faz parte do dia a dia do operador de produção da GM.

    Segundo mercado Chevrolet no mundo
    Não à toa, o Brasil se manteve pelo segundo ano consecutivo como o segundo maior mercado da marca Chevrolet no mundo, atrás somente dos Estados Unidos. Em 2020 foram mais de 338 mil carros emplacados no país.

    Novos investimentos
    E para continuar dando ao consumidor brasileiro o que ele quer e o que ele nem sabe que deseja ainda, a empresa está pronta para retomar o novo ciclo de investimentos. O aporte de R$ 10 bilhões será destinado às fábricas de automóveis do estado de São Paulo (São Caetano do Sul e São José dos Campos) e prevê o desenvolvimento e produção de veículos inéditos, além da ampliação da oferta de equipamentos, entre eles os exclusivos OnStar e o Wi-Fi nativo.

    A evolução da GM no Brasil em números
    Em mais de nove décadas, a GM passou por muitas expansões. “Aportamos dezenas de bilhões em investimentos, desenvolvemos inúmeras tecnologias, geramos empregos qualificados e impostos, puxando uma longa cadeia de fornecedores locais e levando o produto brasileiro para além das fronteiras nacionais”, ressaltou Luiz Carlos Peres, vice-presidente de Manufatura da GM América do Sul. Veja um pouco desta evolução em números.

    Investimentos
    Em 26 de janeiro de 1925, a General Motors do Brasil foi registrada com capital inicial equivalente a cerca de R$ 1,4 milhão.
    Noventa e seis anos e mais de R$ 31 bilhões em aportes históricos equivalentes a valores atuais depois, a GM anuncia a retomada do mais novo plano de investimentos no Brasil, de R$ 10 bilhões para o desenvolvimento e produção de veículos inéditos nas fábricas de São Caetano do Sul e São José dos Campos, ambas em São Paulo.

    Filial de São Caetano do Sul já produziu geladeiras

    Produção
    Desde que a primeira linha de montagem da GM é instalada no Brasil, ainda na fábrica do Ipiranga, na capital paulista, passaram-se sete meses para a produção das primeiras 25 mil unidades.
    Hoje, na fábrica mais eficiente do mundo, que é da GM, fica em Gravataí (RS) e produz o líder e vice-líder de vendas do Brasil, Onix e Onix Plus, respectivamente, são necessários menos de 22 dias para produzir 25 mil unidades.
    No Brasil, a GM já produziu caminhões, ônibus, carrocerias, peças e até geladeiras da marca Frigidaire. Ao iniciar sua produção de carros de passeio, em 1968, com o lendário Opala, a GM se focou neste segmento e pelas suas linhas de produção já passaram mais de 35 modelos diferentes. Hoje, a fábrica de São Caetano do Sul produz cinco modelos diferentes na mesma linha de montagem.

    Capacidade instalada
    No início da produção da GM no Brasil, a sua única fábrica tinha uma capacidade produtiva estimada de 43 mil unidades por ano. Em 2021, com três fábricas de automóveis instaladas e altamente eficientes, esta capacidade está em cerca de 740 mil unidades/ano.

    Automatização
    Se em 1925 o processo de fabricação de um carro era essencialmente mecânico, hoje, a GM conta com cerca de 2.500 robôs nas suas fábricas no Brasil, diversos com tecnologias da indústria 4.0 em um processo altamente automatizado.
    Linha de montagem da fábrica em Gravataí (RS)

    Confira os fatos relevantes da história da GM no Brasil
    1925

    • Em 26 de janeiro, é registrada, no II Tabelionato de São Paulo, a Companhia Geral de Motores S.A., com sede na Avenida Presidente Wilson, 2.935, no bairro do Ipiranga. O capital inicial era equivalente a US$ 270 mil. Pouco tempo depois, a razão social passa a ser General Motors of Brazil S.A. (GMB).
    • Em 26 de fevereiro é instalada, na avenida Presidente Wilson, a linha de montagem.
    • Em setembro, o Brasil conhece o primeiro Chevrolet montado no país, um furgão de entregas urbanas.

    1927

    • Em 17 de setembro, a linha de montagem produz o veículo de no 25.000.
    • Em 24 de setembro, começa uma nova etapa na história da GMB: o início da construção da fábrica de São Caetano do Sul.

    1928

    • Produzido o 50.000o veículo Chevrolet no Brasil.
    • Em 1º de outubro, foi iniciada a produção de veículos em São Caetano do Sul.

    1930

    • Em 12 de agosto, é inaugurada oficialmente a fábrica de São Caetano do Sul.

    1932

    • Em julho, uma novidade: o primeiro ônibus com carroceria fabricada no país. Nele, vários tipos de materiais são empregados, inclusive estruturas de madeira.

    1942—1945

    • A General Motors do Brasil participa, durante o período da Segunda Guerra Mundial, do esforço militar na produção de veículos e material bélico. São produzidos mais de 2.000 veículos a gasogênio para uso civil. Em 1943 é iniciada a fabricação de molas semi-elíticas.

    1953

    • Em outubro, é adquirido o terreno em São José dos Campos, com 1.634.008 m², para expansão futura.

    1956

    • Em 12 de dezembro, o Grupo Executivo da Indústria Automobilística (GEIA) aprova o plano de nacionalização para a fabricação de caminhões Chevrolet.
    • Em 21 de dezembro, é iniciada a fabricação da Fundição e da fábrica de Motores, em São José dos Campos.

    1957

    • Em 28 de junho, o GEIA aprova o plano de fabricação de caminhões leves Chevrolet.
    • Ainda em junho, sai o primeiro caminhão Chevrolet nacional.

    1958

    • Em 4 de dezembro, a fábrica de São José dos Campos — ainda em construção — entrega o primeiro motor Chevrolet fundido, forjado e usinado no Vale do Paraíba.

    1959

    • Em 10 de março, é inaugurada a segunda fábrica da General Motors do Brasil, em São José dos Campos. Na época, produzia somente motores e peças para os caminhões Chevrolet Brasil, picapes e camionetes Chevrolet Amazonas.

    1966

    • A GMB anuncia a expansão de suas duas fábricas para a fabricação de um carro de passageiros.

    1968

    • É lançado, em 19 de novembro, o primeiro carro de passageiros Chevrolet produzido no Brasil, o Opala, com quatro portas.

    1969

    • Desde setembro de 1925 a 26 de setembro deste ano, uma importante soma: 500.000 veículos.

    1970

    • A GMB inaugura uma nova linha de montagem em São José dos Campos, visando o lançamento do seu primeiro carro pequeno, o Chevette.
    • Em 3 de agosto, o 50.000º Chevrolet Opala.

    1972

    • Em 14 de dezembro, é adquirido terreno com 11.273.205 m² em Indaiatuba, São Paulo, para o futuro Campo de Provas da GM.

    1973

    • Em 24 de abril, a GMB apresenta oficialmente à imprensa o Chevette duas-portas, o primeiro carro pequeno da GM.

    1974

    • Em 26 de março, é produzido o 50.000o Chevette.
    • Em 5 de junho, é produzido o milionésimo veículo Chevrolet.
    • Em 15 de julho, entram em operação as instalações  do Campo de Provas da Cruz Alta, em Indaiatuba.

    1978

    • Em 26 de setembro, é inaugurada a Estação de Tratamento de Águas de São José dos Campos.

    1979

    • Em setembro, a GMB começa a vender veículos a álcool.
    • Em 12 de dezembro, a fábrica de São Caetano do Sul comemora a produção do 1.500.000o veículo.

    1980

    • Em 8 de janeiro, a GMB produz o 2.000.000o veículo produzido no Brasil.

    1981

    • Em 27 de janeiro é iniciada a produção do motor Família II para o carro “J”.
    • Em 1º de junho, a GMB é considerada a primeira empresa automobilística do mundo em índice de qualidade.

    1982

    • Em 19 de fevereiro, o Opala alcança sua 750.000a unidade.
    • Em 19 de abril, a imprensa conhece o carro “J” da GM — o Monza.
    • Em 13 de maio, a GMB lança ao público o Chevrolet Monza.
    • Em 29 de julho, o Chevrolet Monza ainge outra vitória: 10.000 unidades.

    1983

    • Em 17 de fevereiro, sai da linha de montagem o 750.000o Chevette.
    • O Chevette é o líder de vendas no país, com um total de 85.894 unidades comecializadas no ano.

    1984

    • Em 21 de fevereiro, é produzido o 100.000o Monza.
    • Em março, a fábrica de São José comemora seus 25 anos.
    • O Monza é o líder absoluto de vendas, com um total de 53.022 unidades comercializadas no ano.

    1985

    • A GM comemora seu 60º aniversário de atividades no país, no dia 26 de janeiro.

    1987

    • Em março, 1 milhão de Chevettes produzidos em São José dos Campos.

    1988

    • Em 2 de fevereiro, inauguração do Centro Tecnológico em São Caetano do Sul

    1989

    • Em abril, apresentação do Kadett à imprensa, no Rio de Janeiro.
    • Em 5 de outubro, inauguração da Estação de Tratamento de Efluentes Industriais Ácido-Álcalis de São Caetano do Sul.
    • Em 4 de dezembro, 5 milhões de motores Chevrolet produzidos.

    1990

    • Em fevereiro, lançamento do Monza Classic SE 500 EF com injeção eletrônica de combustível.
    • Em 5 de junho, o primeiro projeto do “Empresários para o Futuro”, com a fábrica de cabides instalada na GM, completa um ano de atividades.
    • Em 22 de agosto, inauguração da Pista Circular no Campo de Provas da Cruz Alta, em Indaiatuba, São Paulo, de 4,3 quilômetros de extensão.

    1991

    • Em maio, é comemorada a produção de 600.000 unidades do Monza.
    • A GM lança em março o Chevette Júnior, propulsionado por motor 1,0-litro, a pick-up Conquest e o motor Maxion S4T turbo.
    • Em abril, o Opala sai de linha, após 23 anos ininterruptos de produção, com a marca de quase 1.000.000 de unidades produzidas.
    • A Prefeitura de São Caetano do Sul institui, em julho, o “Dia do Chevrolet”, a ser comemorado no terceiro domingo do mês de julho de cada ano.
    • Em setembro, o Omega chega ao mercado para ser o automóvel mais moderno e sofisticado do país.
    • Em 6 de novembro, a fábrica de São José dos Campos comemora a produção de 1.500.000 veículos.
    • A fábrica de São Caetano do Sul coloca em funcionamento, em dezembro, a sua Estação de Tratamento de Efluentes Industriais Oleosos.

    1993

    • Em 13 de janeiro, as Fábricas de Motores de São José dos Campos atingem a marca de 6.000.000 de motores fabricados (Opala, Chevette, Comerciais e Família II).
    • Em 3 de fevereiro, a Fábrica de Caminhões e Comerciais alcança a marca de 300.000 unidades produzidas.
    • Nos dias 1o e 2 de abril a GMB apresenta à imprensa especializada seus dois novos produtos, a station-wagon Suprema, derivada do Omega, e a Kadett Ipanema de quatro portas.
    • A GMB lança, em abril, o Chevette L 1.6, representante Chevrolet no segmento de carros populares.
    • Em 8 de junho, a GM do Brasil lança, no Jardim Botânico de São Paulo, o primeiro carro movido a gás natural dotado de injeção eletrônica, um sistema multiponto.
    • Em 27 de agosto, é criado o Instituto Cultural e Filantrópico General Motors, instituição que visa facilitar a ação de todo o Grupo GMB em ações de cunho social.
    • Em 8 de setembro, é fabricado o Monza número 750.000.
    • Em 22 de setembro, o MVA de São Caetano do Sul alcança a marca de 1.000 Vectras produzidos, antes do lançamento.
    • Em setembro, a GMB lança a Garantia Estendida, serviço opcional que eleva a garantia de fábrica dos veículos Chevrolet para dois anos ou 50.000 km.
    • O Vectra é oficialmente lançado, em 2 de outubro.
    • A GMB lança, durante a Brasil Transpo 93, o Calibra, modelo esportivo importado da Opel alemã.
    • Em 19 de outubro, é produzido o Monza número 760.000.
    • Em 11 de novembro, durante a visita do presidente mundial da General Motors Corporation, Jack Smith Jr., a GMB comemora a produção do Chevrolet número 5.000.000, um Vectra GSi.
    • O Chevette sai de linha em 12 de novembro, dia em que a GM comemora a produção de 1.600.000 unidades do modelo, desde 1973.
    • O Centro de Treinamento Chevrolet de São Caetano do Sul é inaugurado em 13 de dezembro, juntamente com o Centro de Atendimento ao Cliente Chevrolet.

    1994

    • Em fevereiro, a GMB lança o Corsa Wind 1.0.
    • O Corsa GL 1.4 é lançado em junho no mercado brasileiro.
    • A GMB coloca à disposição do mercado, em agosto, o Omega táxi movida a gás natural.
    • Em 4 de outubro, a GMB lança os novos motores 2,2-litros e 4,1-litros, que substituem, nas linhas Omega e Suprema, os propulsores de 2.0 e 3.0 litros.
    • A GMB lança em outubro,  durante o 18o Salão do Automóvel de São Paulo, o Corsa GSi 1.6 16V. No mesmo evento, anuncia o lançamento do Astra GLS hatchback, importado da Opel.
    • Em novembro, a linha de montagem do Kadett e da Ipanema é transferida de São José dos Campos para São Caetano do Sul, para possibilitar um aumento da produção do Corsa na unidade do Vale do Paraíba.

    1995

    • Em 26 de janeiro, a GMB inicia as comemorações de 70 anos de atividade no Brasil.
    • A General Motors do Brasil obtém, em fevereiro, o certificado de qualidade da norma ISO 9002 para as fábricas de veículos de passageiros de São Caetano do Sul e de São José dos Campos. A GMB é a primeira indústria automobilística da América Latina a conquistar a certificação para duas fábricas completas.
    • Em março, a GMB lança a S10, a primeira pick-up do segmento compacto produzida no Brasil.
    • É criada, em março, a GMC Caminhões, nova unidade de negócios da GMB dedicada aos segmentos de Caminhões e Comerciais.
    • A diretoria da GM do Brasil anuncia em abril, em Brasília, um programa de investimentos no país da ordem de US$ 2 bilhões até 1998.
    • A picape Corsa GL 1.6 chega ao mercado brasileiro em maio, com design traseiro totalmente brasileiro.
    • Em maio, a GMB coloca no mercado o Astra Station Wagon, modelo importado da Opel, derivado do Astra GLS.
    • Em 5 de junho, a fábrica de São Caetano do Sul comemora a produção do seu veículo número 3.000.000, um Vectra GSi.
    • Em 21 de junho, entra em atividade, em fase piloto, o novo sistema de comunicação via satélite interligando a General Motors do Brasil  e a rede de Concessionárias Chevrolet.
    • A GMB anuncia, em junho, a implantação de um novo Centro de Distribuição de Peças e Componentes, em Sorocaba, São Paulo.
    • Em agosto, é lançada a versão 5-portas do Corsa GL 1.4.
    • Em outubro, a GM do Brasil apresenta o utilitário esportivo Blazer, a pick-up S10 cabine estendida e o motor diesel Maxion HST para propulsionar a S10 cabine simples.
    • Em 11 de novembro, a GMB apresenta à imprensa especializada o Corsa Sedan GL e GLS, com motor 1.6 de 92 cv

    1996

    • A GMB anuncia em 30 de janeiro a exportação de 500.000 veículos ao longo das duas últimas décadas.
    • Em 21 de fevereiro, é apresentado à imprensa o novo ciclo do Vectra, que trouxe para o Brasil inúmeras novidades tecnológicas em segurança e conforto.
    • No dia 5 de março é inaugurado oficialmente o CDP, Centro de Distribuição de Peças da GMB, localizado em Sorocaba (SP), a 100 quilômetros da capital paulista.
    • Em 3 de julho a Câmara Municipal de São José dos Campos institui este dia como o “Dia do Chevrolet”, a ser comemorado a cada primeiro domingo deste mês.
    • Em agosto, deixam de ser produzidos a Omega Suprema, o Monza e o Kadett GSi.
    • A GMB introduz a “Garantia Estendida Chevrolet”, no dia 2 de outubro.
    • Em 2 de dezembro, a GMB anuncia ao presidente da República a intenção de construir no país três novas fábricas, uma no Estado de São Paulo, outras no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

    1997

    • Em 30 de janeiro, é oficializada a construção da fábrica de Mogi das Cruzes.
    • Em fevereiro, a GMB assina contrato para instalação da fábrica de Gravataí, na Grande Porto Alegre, Rio Grande do Sul.
    • Em 17 de março, é anunciada a escolha do município de Gravataí, no Rio Grande do Sul, para sediar a terceira fábrica de montagem de veículos da GM no Brasil.
    • Ainda em março, é apresentada à imprensa a pick-up Silverado, com três motorizações, sendo duas a diesel e uma a gasolina.
    • Em 18 de agosto, o Corsa Sedan 1.6 passa a ser disponível com transmissão automática de quatro marchas.
    • O 4.000.000o é produzido na fábrica de São José dos Campos.
    • Em 24 de outubro, é lançada a Pedra Fundamental da fábrica de Mogi das Cruzes.
    • Em 30 de outubro, é produzido o 8.000.000o motor pela GMB.
    • Em 30 de dezembro, a GMB obtém a certificação ISO 9001 para todas as suas unidades no Brasil.

    1998

    • Começa, em abril, a importação do cupê 2+2 Tigra, da Opel da Espanha.
    • Em maio é lançado o Corsa Sedã Super, o primeiro sedã de quatro portas com motor 1.0-litro da era moderna da indústria automobilística brasileira.
    • Em julho, ocorre o lançamento do Blazer com tração 4x4.
    • Em 31 de julho, encerra-se a produção do Omega.
    • Em 16 de setembro, o último Kadett deixa a linha de montagem em São Caetano do Sul.
    • Em 27 de setembro, o novo Astra hatchback de 3 portas é apresentado à imprensa sul-americana em Punta del Leste, no Uruguai.
    • Em 30 de outubro, no XX Salão do Automóvel de São Paulo, é apresentado à imprensa o novo Omega CD, importado da GM-Holdens, da Austrália.
    • Nessa mesma época, foi apresentado o utilitário esportivo Grand Blazer, produzido pela GM de Argentina.

    1999

    • A fábrica de São José dos Campos completa 40 anos, em 16 de março.
    • Em 31 de março é comemorada a produção do milionésimo motor Corsa, em São José dos Campos.
    • Em 19 de abril, é mostrada à imprensa, no Campo de Provas da Cruz Alta, a reformulação da linha Corsa, cujos principais destaques foram o novo motor 1,0-litro de 16 válvulas para os modelos Super e a Corsa Wagon Super.
    • Em 3 de maio, a GMB e o governo gaúcho concluem acordo sobre a fábrica de Gravataí.
    • Ainda em maio, é lançada a S10 cabine dupla Executive 4x2.
    • Em 5 de novembro é inaugurado oficialmente o Complexo Industrial e Comercial Automotivo de Mogi das Cruzes (SP), a 60 quilômetros da capital paulista.

    2000

    • O Astra GL, de motor 1.8 litro, e o GLS 16V, 2.0litros e 16 válvulas, passam a desenvolver 110 cv e 136 cv respectivamente, com ganhos nas retomadas e acelerações.
    • Ampliada em julho a linha Corsa com o lançamento do Corsa Furgão, utilitário destinado ao segmento de transporte de pequenos volumes.
    • A GM completa 75 anos de atividades no Brasil.
    • Incorporada à linha Chevrolet S10 uma nova geração de motores diesel - o Sprint 2.8 turbodiesel, que desenvolve potência 38,9% superior e nada menos que 51,7% a mais de torque em relação à versão anterior.
    • A linha Astra não pára de crescer. Depois do modelo hatchback de três portas e do Sedan de quatro portas, campeões de vendas em seu segmento desde o seu lançamento no Brasil em setembro de 1998 e fevereiro de 1999, respectivamente, a General Motors do Brasil está apresentando uma nova versão - o Astra Sport, hatchback 3-portas, para quem gosta de linhas ainda mais ousadas.
    • Em 02 de setembro é lançado o Celta, um carro montado num Complexo Industrial com conceito totalmente novo na indústria automobilística mundial e que também introduziu no mercado, com pioneirismo, a sistemática de venda por meio da Internet.

    2001

    • A GM produz em 29 de outubro no Complexo Industrial Automotivo de Gravataí, no Rio Grande do Sul, a unidade de número 100.000 do Chevrolet Celta. O automóvel, na versão básica, terá a cor vermelho Beta — uma das novidades da linha 2002 disponibilizada ao mercado.
    • Lançado o Astra Sedan Álcool para atender principalmente ao segmento do mercado que engloba os taxistas, além de clientes como frotistas e órgãos do governo.
    • Alcançada a marca histórica de 1 milhão de unidades exportadas desde 1974.
    • Lançado o Chevrolet Tracker no segmento de utilitários esportivos, no qual a empresa já tinha o Blazer.
    • Lançado o monovolume Zafira, única em sua categoria com sete lugares e 28 posições diferentes de bancos, com variações no volume de bagagem de 150 até 1.700 litros, sem remoção de assentos.

    2002

    • A Chevrolet oferece uma alternativa aos clientes que desejam ter um veículo para funcionar com dois combustíveis, o álcool e o GNV. Trata-se do modelo Astra Sedã equipado com motor 1.8 litro a álcool, que pode, a partir de agora, ser convertido para o GNV sem perder a garantia.
    • A GM produz em 18 de outubro no Complexo Industrial Automotivo de Gravataí, no Rio Grande do Sul, a unidade de número 200.000 do Chevrolet Celta. O automóvel é um Celta versão Super, na configuração de quatro portas e na cor prata.
    • O Corsa Sedã, um dos maiores sucessos de vendas da General Motors do Brasil – que chegou ao mercado brasileiro em 1995 –, está sendo relançado no país como Corsa Classic, já como linha 2003. O novo modelo substitui a série especial Milenium e oferece ao consumidor a melhor relação custo-benefício dentre os automóveis disponíveis no segmento dos sedãs econômicos.
    • Lançado o novo Corsa, nas configurações "hatchback" de cinco portas e sedã de quatro portas, um veículo totalmente novo e considerado na época um dos mais evoluídos em tecnologia embarcada.

    2003

    • A General Motors do Brasil está lançando o Chevrolet Celta 1.4 2004, uma nova opção para complementar a já vencedora linha Celta no mercado brasileiro.
    • A GM produziu no dia 17 de setembro, no Complexo Industrial Automotivo de Gravataí, no Rio Grande do Sul, o Chevrolet Celta número 300.000, na cor prata, de duas portas, equipado com todos os opcionais disponíveis e com o motor 1.0 "VHC" (Very High Compression).
    • Lançada como novidade mundial a picape Montana 1.8 Flexpower 2004, o primeiro veículo vendido exclusivamente com motorização multicombustível do mercado.
    • Chevrolet Meriva ganha o motor 1.8 chega equipado com a tecnologia multicombustível Flexpower, sendo o primeiro veículo do segmento a ser equipado com este tipo de motorização.

    2004

    • Após quatro anos utilizando a carroceria do Vectra, a temporada de Stock Car passa a utilizar como novo design o Chevrolet Astra sedã.
    • O chairman e presidente mundial da General Motors Corporation, Rick Wagoner, foi recebido em audiência, nesta sexta-feira (06/02), no Palácio do Planalto, pelo presidente da república do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, para comunicar a decisão da empresa de investir US$ 240 milhões, no Complexo Industrial Automotivo de Gravataí (CIAG) — no Rio Grande do Sul -, onde é produzido o automóvel Chevrolet Celta.

    2005

    • A GM promove pela primeira vez, em 21 de janeiro, em todas as suas unidades operacionais o "dia do muito obrigado", durante o qual os seus 19.000 empregados foram reconhecidos pelo esforço e dedicação na superação dos desafios estabelecidos para o ano de 2004, incluindo a liderança do mercado total pela primeira vez em seus 80 anos de atividades no Brasil, incluindo os segmentos de caminhões e ônibus.
    • Em 03 de fevereiro, o presidente mundial da GM na época, Rick Wagoner, anunciou um investimento de US$ 500 milhões, para o lançamento de uma nova geração do Vectra.
    • Em 30 de junho o Celta 1.0 VHC Flexpower tornou-se o primeiro veículo Chevrolet 1.0 litro equipado com a tecnologia flex fuel.
    • Em 06 de junho, o monovolume Zafira também ganhou o motor 2.0 Flexpower.
    • Em 19 de setembro começa a produção em série do novo Vectra, que foi lançado em 06 de outubro.
    • Em 02 de dezembro a unidade de Gravataí alcança a marca de 600 mil unidades produzidas do Celta.

    2006

    • Em 15 de março a Chevrolet alcança 300 mil unidades de veículos equipados com motor Flexpower.
    • Em 20 de julho a unidade de Gravataí alcança a marca de 40 veículos por hora.
    • Em 28 de agosto é superada a marca de 2 milhões de Corsas produzidos no Brasil.
    • Em 1º de setembro a unidade de Gravataí alcança a marca de 700 mil unidades produzidas do Celta.
    • Em 04 de outubro é lançado o Prisma, um novo sedã produzido na fábrica de Gravataí.

    2007

    • Em 18 de julho, o então presidente mundial da GM, Rick Wagoner, anunciou em São Paulo, o investimento de US$ 500 milhões, no Brasil e Argentina, para o projeto Viva e para a ampliação e duplicação do Centro Tecnológico e também a implantação de novas pistas e laboratórios no Campo de Provas da Cruz Alta, em Indaiatuba.
    • Em 04 de setembro, é lançado o Vectra GT (hatchback).
    • Em 12 de novembro, é lançado o Meriva com o sistema de transmissão automatizado Easytronic.
    • Em 26 de novembro, é lançado o Montana Combo, furgão compacto.

    2008

    • Em 14 de abril é anunciada a implantação de uma fábrica de motores em Joinville, Santa Catarina.
    • Em 09 de maio, é anunciada a implantação de um novo centro logístico da empresa no Porto de Suape, em Pernambuco.
    • Em 20 de maio, a unidade de Gravataí alcança a marca de 1 milhão de veículos produzidos.
    • Em 19 de agosto, é lançado o Captiva Sport, modelo para o segmento dos utilitários-esportivos.

    2009

    • Em 04 de fevereiro, é lançada a versão Ecotec do Captiva Sport.
    • Em 17 de fevereiro, é lançado o Vectra Next Edition (sedã).
    • Em 22 de junho, é revelado o nome do novo hatchback da Chevrolet, o modelo Agile.
    • Em junho, a Chevrolet registrou seu recorde histórico mensal, com emplacamento de 58.647 veículos vendidos no mercado brasileiro.
    • Em 15 de julho, a diretoria da GM anuncia mais um programa de investimento, de R$ 2 bilhões, para o desenvolvimento e lançamento de dois novos veículos – Projeto Ônix -, a serem produzidos até 2012 em Gravataí.
    • Em 06 de outubro, é lançado o Agile.
    • A Chevrolet fecha o ano de 2009 com um novo recorde histórico anual, com 595.536 veículos.

    2010

    • No dia 26 de janeiro a GM do Brasil completou 85 anos de atividades no país.
    • No dia 22 de fevereiro, Tim Lee, em sua primeira reunião de negócios no Brasil como presidente da GMIO da General Motors Company,confirmou a importação do Chevrolet Camaro para o Brasil.
    • No dia 18 de março a GM do Brasil recebeu o Prêmio Top Ambiental ADVB com o projeto ‘Chevrolet Flexpedition 2010: um passeio pela GM do Futuro’.
    • No dia 06 de maio a GMB inaugurou central logística no Complexo Industrial e Portuário Governador Eraldo Gueiros – Porto SUAPE -, em Ipojuca (PE).
    • No dia 31 de maio a GMB anunciou um novo investimento no valor de R$ 700 milhões para a unidade de São Caetano do Sul (SP).
    • No dia 09 de junho a GMB iniciou oficialmente as obras de expansão do Complexo Industrial Automotivo de Gravataí (Ciag), no Rio Grande do Sul. Esta é a segunda desde que a fábrica foi inaugurada, em julho de 2000.
    • Lançamento Chevrolet Malibu LTZ no Brasil. Modelo começou a ser vendido no dia 11 de junho em todas as concessionárias Chevrolet
    • No dia 29 de junho o Complexo Industrial da GM em Mogi das Cruzes iniciou a montagem oficial do primeiro subconjunto para o segundo modelo de veículos da ‘família’ Viva – a ser lançado no mercado brasileiro no último trimestre de 2010.
    • No dia 22 de junho, Denise Johnson foi nomeada presidente da GM do Brasil, no lugar de Jaime Ardila, que foi promovido à presidente da nova divisão GM América do Sul. Assumiram os novos cargos no dia 1º de julho.
    • No dia 20 de julho, a GM anunciou reinicio das obras da nova fábrica de motores da GMB, em Joinville-SC.
    • No dia 20 de julho, Complexo Industrial Automotivo de Gravataí completou 10 anos.
    • Em agosto é lançada a versão Rodeio da S10.
    • Em setembro é lançada a nova picape Montana.
    • Em novembro é lançado no mercado brasileiro o superesportivo Camaro.
    • Em dezembro é lançado o Omega Fittipaldi.

    2011

    • Em 26 de janeiro a GM completou 86 anos de atividades no país.
    • Em fevereiro, a Chevrolet lança Celta e Prisma reestilizados como linha 2012 e também a nova motorização do Captiva.
    • Em cinco de março o Centro Logístico Chevrolet completou 15 anos de atividades na cidade de Sorocaba (SP).
    • A General Motors do Brasil anunciou em 18 de março a criação do terceiro turno de trabalho na área de produção de veículos na fábrica de São Caetano do Sul (SP). A medida foi tomada para ampliar a oferta de veículos Chevrolet no mercado brasileiro e implicaria na contratação de até 1.500 novos empregados. Com o terceiro turno, a unidade de São Caetano do Sul ampliaria sua capacidade atual de produção, de 200 mil veículos ano, para 250 mil veículos anuais. A mudança seria necessária para a produção de quatro veículos totalmente novos naquela fábrica.
    • Em abril a GM iniciou as obras de construção da nova fábrica de motores e cabeçotes em Joinville (SC), com investimentos totais de R$ 350 milhões.
    • Em seis de junho o projeto "Chevrolet Flexpedition 2010: Um Passeio pela GM do Futuro" foi o grande vencedor do 17º Prêmio de Mérito Ambiental da FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, na categoria das médias e grandes empresas. A premiação é destinada a distinguir e homenagear, anualmente, a empresa industrial, extrativa, manufatureira ou agroindustrial com maior destaque na implementação de projeto ambiental, com resultado significativo para a melhoria da qualidade do meio ambiente.
    • Começou em agosto a VoltXpedition Energias Renováveis, com seis etapas em São Caetano do Sul e São José dos Campos (SP), Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Pernambuco. A expedição mostraria para jornalistas, blogueiros, comunidade acadêmica e o universo das redes sociais, as tecnologias alternativas da mobilidade que estão sendo desenvolvidas pela General Motors em seu compromisso com a sustentabilidade. Além de projetos inovadores na área de energias renováveis em algumas das principais universidades e centros de excelência do Brasil.
    • Em setembro a General Motors do Brasil inaugurou oficialmente uma nova área do Centro Logístico Chevrolet – novo nome do então Centro Distribuidor de Peças, localizado em Sorocaba (SP) – a 100 quilômetros da capital paulista -, que completou 15 anos de existência no último dia cinco de março.
    • Em 11 de setembro a GM do Brasil lançou o sedã Cruze, veículo global da Chevrolet, com motor Ecotec6, flex fuel, transmissões automáticas e manual com seis marchas e garantia de três anos sem limite de quilometragem.
    • Em quatro de novembro, foi lançado o Cobalt, fruto de uma arquitetura global totalmente desenvolvida pelo Centro Tecnológico da General Motors no Brasil, que seria comercializado em mais de 40 países espalhados pela Europa, África, Oriente Médio e América do Sul. Além do Brasil, que foi o primeiro país a receber o Chevrolet Cobalt, outras três fábricas também produziriam o modelo.
    • Em dezembro o Cruze conquistou vários títulos como o melhor veículo em 2011, dentre os quais Abiauto (Associação Brasileira da Imprensa Automotiva), Top Car TV, Car Awards Brasil (Revista Car Magazine) e Autopress, enquanto o Cobalt foi escolhido o melhor pela revista Car & Driver.

    2012

    • Em 26 de janeiro a empresa completou 87 anos de atuação no Brasil.
    • Em 15 de fevereiro é lançada a nova picape S10, nova e global e projetada e engenheirada pelo Centro de Desenvolvimento da GM localizado em São Caetano do Sul.
    • Em 10 de abril é lançado o Cruze Sport6 (hatchback).
    • Em 29 de maio são lançados os Sonic hatchback e sedã.
    • Em 28 de junho é lançado o mpv Spin, com capacidade para cinco e sete ocupantes.
    • Em 25 de junho a fábrica da GM em Gravataí alcança a marca de 1,5 milhão de unidades produzidas do modelo Celta.
    • Em 20 de julho a fábrica de Gravataí completou 12 anos de atuação e alcançou a produção de 1,9 milhão de veículos.
    • Em 23 de agosto é lançado o Cobalt com motor 1.8 e opção da transmissão automática de seis velocidades.
    • Em 25 de setembro a GM e a FEI - Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros – firmaram, no campus daquela universidade, em São Bernardo do Campo (SP), uma parceria para a inclusão da instituição no programa global PACE – Partners for the Advancement of Collaborative Engineering Education ou Parceiros pelo Avanço da Educação da Engenharia de forma Colaborativa. Esta é a segunda universidade brasileira apoiada pela GM – a primeira, desde 2005, foi a Poli, a Escola Politécnica da USP – Universidade de São Paulo.
    • Em 30 de outubro foi lançado o Onix, modelo hatchback desenvolvido no Brasil com design único e arrojado, criando uma nova referência para o segmento de compactos com DNA global da Chevrolet. Especialmente concebida para o modelo, utiliza nova categoria de motor, a SPE/4, entrega mais desempenho e eficiência em versões 1.0 e 1.4.
    • Pela segunda vez consecutiva, a marca Chevrolet ganhou o prêmio de “Melhor Estande” do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo. A escolha foi feita por um júri de jornalistas especializados de todo o país, que integram a Associação Brasileira da Imprensa Automotiva – Abiauto. Eles dedicaram os dois dias exclusivos para o trabalho da imprensa – para avaliar todos os estandes, lançamentos, novidades e atrações apresentadas pelas marcas presentes à mostra internacional.
    • Após superar em outubro de 2012, a expressiva marca de 200 mil unidades vendidas no mercado brasileiro, o Agile 2013 ganhou a versão Easytronic Gen II.
    • A General Motors do Brasil lançou em 09/10/2012, em um evento realizado em Porto Alegre (RS), o “Relatório Anual de Sustentabilidade 2011”, que apresenta os principais avanços da empresa em suas atividades no Brasil, na gestão corporativa e das iniciativas voltadas para a área da sustentabilidade.
    • Em 14 de novembro, a marca lançou o Trailblazer, um utilitário esportivo que oferece sete lugares e assentos dobráveis, para aumentar a capacidade do porta-malas, em versão única, a LTZ, com duas opções de motor, incluindo o inédito V6 de 3.6 litros e 239 cavalos a gasolina e o 2.8 CTDI a diesel.
    • A Chevrolet lançou a Montana Combo, furgão para utilização em pequenos serviços de transporte.
    • Em 13 de dezembro a fábrica da GM em Gravataí alcançou a histórica marca de 2 milhões de veículos produzidos.
    • A General Motors do Brasil lançou oficialmente em 07/12/2012, o Portal da Família, uma rede social interna da GM do Brasil para os empregados e seus familiares. A iniciativa é pioneira na indústria automobilística e uma das primeiras dentre as empresas brasileiras.

    2013

    • Em fevereiro, a marca inaugurou sua primeira loja virtual no Brasil, para comercializar uma ampla gama de produtos licenciados da marca (www.chevroletfanstore.com.br).
    • Em fevereiro, a GM lançou a nova geração do Prisma, agora baseado no Onix e que oferecia o sistema multimídia Chevrolet MyLink, que permite ao usuário trazer suas músicas, fotos, vídeos e aplicativos do celular para dentro do veículo, além de fazer ligações telefônicas via Bluetooth por meio da tecnologia HFT (Hands Free Telephone). Ele se destaca por sua interface intuitiva e de fácil navegação, a qual faz uso de uma tela LCD touch screen de sete polegadas.
    • Foi comemorado em março, no complexo industrial de São Caetano do Sul, a produção do Cobalt número 100.000.
    • Em julho, o novo posicionamento global da marca Chevrolet chegou ao Brasil, alinhando sua engenharia, design e marketing em torno de uma nova plataforma de marca denominada "Find New Roads".
    • Celta alcança a marca de mais de 1.500.000 unidades comercializadas.
    • Onix e Prisma inovam ao ganharam opção de transmissão automática de seis marchas, algo até então inédito em um modelo do segmento.
    • General Motors reafirmou seu compromisso em reduzir o consumo de energia e o impacto ambiental na produção de veículos, detalhando metas e registrando o progresso em relação as prioridades estabelecidas até 2020 em seu Relatório de Sustentabilidade 2012.O relatório cobre temas como energia, emissões, resíduos e outras áreas fundamentais para a sustentabilidade no longo prazo.
    • Em outubro, a Chevrolet lançou no mercado brasileiro a nova geração do Tracker, utilitário esportivo compacto que combina versatilidade, eficiência e prazer ao dirigir. O veículo é fabricado no México.
    • Balanço aponta que a GM vendeu 9.714.652 veículos ao redor do mundo, um crescimento de 4% comparado com 2012.
    • A picape Chevrolet S10 registrou, em 2013, o melhor ano de vendas de sua história no Brasil com 54.255 unidades emplacadas.

    2014

    • Em março o Chevrolet Prisma atinge marca de 100.000 veículos produzidos.
    • A fábrica de motores e cabeçotes em Joinville conquista a certificação LEED - Leadership in Energy and Environmental Design na categoria Gold, a mais importante certificação internacional do U.S. Green Building Council, resultado dos investimentos em sustentabilidade e inovações industriais.
    • Sucesso de vendas, Onix atinge em março a marca de 200.000 veículos produzidos.
    • A Chevrolet e o Instituto GM firmaram parceria inédita com o Projeto One World Futebol, uma organização com foco no apoio ao esporte em regiões carentes, através de uma bola de futebol virtualmente indestrutível. O compromisso é doar 5.340 bolas.
    • Produção da unidade de número 150 mil da picape média Chevrolet S10.
    • A marca Chevrolet será a patrocinadora máster do Campeonato Brasileiro de Futebol (Séries A e B), que passa a chamar Brasileirão Chevrolet.
    • O presidente da GM no Brasil, Santiago Chamorro, estrela em maio uma nova e inédita campanha de varejo que oferece até o final do mês, dia 31 de maio de 2014, a possibilidade de todos os consumidores comprarem carros da Chevrolet com os mesmos descontos oferecidos aos funcionários da empresa.
    • No Dia Mundial do Meio Ambiente, foram divulgados os vencedores do 1º Prêmio GM de Sustentabilidade para Concessionárias Chevrolet.
    • O sucesso do Chevrolet Spin no mercado nacional pode ser traduzido em números. Líder de vendas do segmento desde o lançamento, há dois anos, o modelo alcança a expressiva marca de 100 mil unidades produzidas no país.
    • O complexo industrial da GM em Gravataí comemora 14 anos de atividades e a marca de 2,5 milhões de carros produzidos. Com capacidade fabril de até 63 unidades por hora, em três turnos, a fábrica é atualmente a maior da empresa no hemisfério Sul.
    • General Motors do Brasil chega a 2.500.000 veículos produzidos no Brasil.
    • Um dos principais centros de tecnologia da GM no mundo, o Campo de Provas da Cruz Alta completa 40 anos.
    • A General Motors do Brasil divulgou que a Chevrolet será a nova patrocinadora máster da Seleção Brasileira de Futebol. O contrato terá duração de cinco anos.
    • No mesmo dia a empresa anunciou, a decisão de investir R$ 6,5 bilhões no país no quinquênio de 2014 a 2018.
    • O complexo industrial da GM em São Caetano do Sul comemora no mês de agosto a marca de 6 milhões de veículos produzidos, atingida por um sedã Cobalt.
    • Cruze atinge a marca de três milhões de unidades comercializadas no mundo, sendo quase 140 mil delas só no Brasil.
    • A Chevrolet iniciou uma inovadora e ousada ação de varejo, batizada de Promoção das Américas. Nela, a marca convida o consumidor a adquirir um Chevrolet zero quilômetro e, caso o cliente não se sinta satisfeito com o produto em até 30 dias de uso, o veículo será recomprado pela empresa pelo mesmo valor pago.
    • Trailblazer ganha um novo motor V6, com injeção direta de combustível e 277 cavalos, que o transforma no carro nacional mais potente da história.
    • A fábrica de motores da General Motors em Joinville (SC) atinge o status zero resíduo para aterro. Com isso, a companhia possui agora 122 unidades no mundo que reciclam, reusam e convertem em energia todos os seus resíduos das operações diárias.
    • A Chevrolet apresenta no Salão de São Paulo dois inéditos modelos de bicicleta. A ação simboliza o ingresso da marca neste pujante segmento. Cultuado superesportivo norte-americano, o Corvette Stingray é uma das estrelas da mostra.
    • A fábrica de Gravataí e mais treze unidades da General Motors em todo mundo superaram o desafio de economia de energia elétrica para indústrias da agência de proteção ambiental norte-americana, chamado ENERGY STAR®. Já as fábricas da General Motors do Brasil de São Caetano do Sul e de Joinville foram reconhecidas pela Wildlife Habitat Council (WHC), organização internacional sem fins lucrativos dedicada à conservação da natureza.
    • O Onix completa dois anos no mercado brasileiro com recorde de vendas. Em novembro foram emplacadas 14.484 unidades do modelo, pioneiro no segmento a oferecer sistema de conectividade multimídia Chevrolet MyLink e transmissão automática de seis marchas.
    • A Chevrolet encerrou 2014 com quase 580 mil automóveis negociados e manteve a liderança no segmento de varejo pela segunda vez consecutiva, atingindo seu principal objetivo traçado para o ano.
    • Em dezembro foram emplacadas 58,3 mil unidades de automóveis Chevrolet no mercado brasileiro - a melhor marca da empresa em 2014. Destaque para o desempenho do Onix e do Prisma, que registraram recorde de vendas e lideraram segmentos nos quais competem.

    2015

    • A Chevrolet comemora a produção de 15 milhões de veículos, que simbolizam um marco relevante tanto para o setor automotivo como para o toda a indústria nacional.
    • A Chevrolet inicia a venda da linha 2015 do Captiva, que chega às concessionárias com itens de conveniência e alterações estéticas como a adoção do teto solar com acionamento elétrico e do novo multimídia Chevrolet MyLink com a função áudio streaming.
    • Inaugura o MASC, Centro Logístico de Recebimento e Sequenciamento de Materiais Produtivos em São Caetano do Sul, onde utiliza-se de um método de gerenciamento inovador para os padrões da indústria automobilística e tem como objetivo elevar a produtividade.
    • Assina o patrocínio titular do Brasil Global Tour, série de jogos da Seleção Brasileira de Futebol ao redor do mundo contra outras importantes equipes.
    • A fábrica da General Motors em Joinville, em Santa Catarina, comemora dois anos de atividades como referência global em sustentabilidade e preservação do meio-ambiente. A unidade produz motores 1.0 e 1.4 litro e cabeçotes de alumínio para os modelos Chevrolet Onix e Prisma.
    • O Centro Logístico Chevrolet, localizado em Sorocaba (SP), o mais moderno da América Latina, comemora 19 anos de funcionamento.
    • Lança a linha 2016 do Spin, que chega com novidades mecânicas, de conveniência e de acabamento. Com isso, as versões LT e LTZ passam a compartilhar importantes evoluções estreadas na configuração Activ.
    • A Chevrolet remonta a equipe Power Team, que reúne grandes pilotos que competem pela marca na Stock Car.
    • É pelo segundo ano consecutivo patrocinadora máster da 4ª edição de um dos maiores festivais internacionais de música, o Lollapalooza, em São Paulo.
    • Inicia as vendas no Brasil de sua linha de bicicletas, apresentada durante o Salão do Automóvel de São Paulo, promovido no fim de 2014.
    • O Instituto General Motors (IGM), braço social da General Motors do Brasil, e funcionários da empresa doa a soma de R$ 104,7 mil a vítimas das fortes chuvas que inundaram o Acre.
    • Lançamento da versão especial do Onix, o modelo Seleção.
    • Chega às concessionárias a primeira série limitada do Cobalt, a Graphite.
    • Picape S10 ganha quatro versões inéditas: Advantage, Freeride, Chassis Cab e a luxuosa High Country. Elas somam às conhecidas configurações LS, LT e LTZ, ampliando ainda mais o leque de opções de acabamento do utilitário de maior sucesso do segmento.
    • O complexo industrial da GM em Gravataí (RS) completa 15 anos de atividades. Além de ter sido a primeira unidade da empresa no Brasil fora do Estado de São Paulo, inaugurou o conceito de condomínio industrial, reunindo ao seu redor os principais fornecedores –até então algo inédito no segmento automotivo mundial.
    • Chevrolet Classic ganha direção hidráulica de série na linha 2016. Com bom espaço para famílias, modelo é o sedã 1.0 mais acessível do mercado brasileiro. Ar-condicionado, alerta sonoro de esquecimento dos faróis ligados, conta-giros e preparação para som também equipam o veículo.
    • GM dobra plano de investimento para R$ 13 bilhões no Brasil. Aporte extra de R$ 6,5 bilhões será aplicado no desenvolvimento de uma nova família global de veículos a ser produzida no Brasil.
    • Anunciada contratação de Barry Engle na GM como Vice-Presidente Executivo e Presidente, GM América do Sul. Jaime Ardila decide se aposentar após décadas de extraordinários serviços.
    • Chevrolet lança os serviços exclusivos do OnStar no Brasil.
    • Complexo da GM em São Caetano do Sul completa 85 anos, sendo a fábrica de automóvel há mais tempo em atividade no país.
    • Chevrolet Montana 2016 chega com novo acabamento e mais acessórios. Suporte para bicicleta e tapete de caçamba são alguns dos itens originais disponíveis para a picape, que ganha opção de novo revestimento para os bancos e passa a ser oferecida também na cor Cinza Graphite. Modelo da Chevrolet traz direção hidráulica de série e tem capacidade de carga de até 768 kg, cerca de 10% superior à das principais concorrentes.
    • Chevrolet S10 Advantage estreia comercialmente. Caracterizada pelas rodas escuras e pelo decalque decorativo na lateral, nova versão da S10 é uma das novidades da linha 2016 da picape Chevrolet, líder do mercado há 20 anos. S10 ganha ainda mais três versões de acabamento: Chassis Cab, Freeride e High Country.
    • Chevrolet lança site de consulta e venda on-line de peças genuínas. Voltado para o reparador independente, página “Peça Chevrolet” na internet permite desde a solicitação de orçamentos até a efetivação de pagamentos online.
    • GM do Brasil comemora 90 anos com corrida dentro do complexo de São Caetano.
    • Cruze com OnStar é o primeiro carro nacional com inteligência humana.
    • Onix chega ao mercado com novas soluções em conectividade na linha 2016.
    • Prisma 2016 ganha versão Advantage 1.4 com sofisticação extra com a adoção do volante multifuncional em todos os modelos com o sistema multimídia MyLink. Outra novidade é a série especial Advantage, mais completa e agora equipada com motor 1.4 e transmissão automática de seis velocidades.
    • Trailblazer 2016 estreia com novas opções de cores, Cinza Graphite e Vermelho Chili são tons inéditos para o SUV.
    • MyLink com Android Auto e Apple CarPlay estreia no Chevrolet Cobalt 2016.
    • GM recebe certificado da Wildlife Habitat Council. Complexos de Gravataí e São José dos Campos fazem parte das 46 unidades da GM ao redor do mundo com o certificado.
    • Chevrolet Cobalt 2016 traz novo design, sofisticação e mais conectividade com OnStar e MyLink 2.
    • Chevrolet lança o Tracker em versão LT, que chega para ser a mais acessível da gama.
    • OnStar estreia nas pistas de corrida com o Cruze pela última etapa do Brasileiro de Marcas.
    • Chevrolet Onix é o carro mais vendido do Brasil em 2015. Esta é a primeira vez que o modelo da Chevrolet conquista o título. Ao longo do ano, foram 125,9 mil unidades emplacadas.
    • Chevrolet é líder de vendas no varejo pelo terceiro ano consecutivo com 388.082 mil unidades comercializadas e 15% de market share.

    2016

    • GM completa 91 anos celebrando a liderança de mercado com o Chevrolet Onix
    • GM anuncia recorde global de vendas pelo terceiro ano consecutivo
    • S10 completa 20 anos de liderança
    • Chevrolet Onix é o carro mais vendido do Brasil em 2015
    • Referência mundial em sustentabilidade, fábrica da GM em Joinville (SC) comemora três anos de atividades
    • OnStar tem primeiros casos de recuperação veicular e de notificação de acidente
    • Chevrolet lança linha de acessórios originais para o Novo Cobalt
    • GM ganha quinto prêmio ENERGY STAR®
    • Onix chega a 500 mil unidades produzidas
    • Centro Logístico Chevrolet completa 20 anos
    • Chevrolet estende venda on-line de peças para todo país
    • Chevrolet Onix é destaque no Lollapalooza Brasil 2016
    • Nova S10 estreia como a picape mais tecnológica e sofisticada do mercado
    • Nova Chevrolet S10 tem avant-première na Agrishow
    • Novo Cobalt amplia opção de conectividade com lançamento do Android Auto no Brasil
    • Chevrolet revela novo carro da temporada 2016 da Stock Car
    • Novo Cruze estreia como o sedã mais surpreendente do segmento
    • Instituto General Motors doa sistema de geração solar
    • Chevrolet é eleita a melhor rede de concessionárias
    • Campanha da Chevrolet inova mostrando superioridade da nova S10
    • GM reforça Negócios e Comunidades através da Mobilidade
    • Trailblazer ganha novo visual, mais requinte e tecnologia
    • Nova Chevrolet S10 estreia como a picape mais tecnológica e sofisticada do mercado
    • Novo Cruze estreia no segundo semestre no Brasil
    • Novo Cruze tem custo de revisão 15% menor
    • Vídeo mostra tecnologias inovadoras do Novo Cruze
    • GM lança programa de compartilhamento de carros
    • Onix Activ combina estilo aventureiro com tecnologia e conectividade
    • Novo Prisma é o sedã compacto feito para os dias de hoje
    • Novo Onix chega para ser referência em conectividade e eficiência energética
    • Novo Onix dará salto em conectividade com OnStar
    • GM premia os melhores fornecedores em qualidade
    • Carlos Zarlenga é nomeado presidente da GM do Brasil
    • Chevrolet anuncia novas configurações da S10 na Expointer
    • GM atinge 3 milhões de carros produzidos em Gravataí
    • Montana adota sistema ECO para ser a picape mais econômica do país
    • Campanha mostra salto tecnológico do Novo Onix
    • Valentia e baixo custo de manutenção da Nova S10 são destaque em feira sucroenergética
    • Com sistema ECO, Cobalt 1.8 fica mais confortável, econômico e potente
    • Além de OnStar, Spin ganha tecnologias inovadoras para ficar até 30% mais econômico
    • Prisma Joy estreia como o modelo mais econômico da Chevrolet no mercado brasileiro
    • Onix Joy chega como referência em eficiência energética entre os compactos 1.0
    • Chevrolet comercializa linha Retro Home Collection
    • Novo Cruze hatch será revelado no Salão de São Paulo
    • GM divulga vencedores do Prêmio de Sustentabilidade 2016
    • Nova geração do Camaro chega antes do fim do ano no Brasil
    • Camaro chega à sexta geração ainda mais potente
    • Chevrolet revela versão brasileira do Novo Tracker
    • GM expande programa de compartilhamento de carros
    • GM do Brasil sedia 2ᵃ edição de corrida em São Caetano
    • Chevrolet completa 12 meses consecutivos na liderança de vendas no país
    • Nova S10 Advantage estreia na Adventure Sport Fair
    • Nova S10 parte do Salão do Automóvel de SP para expedição de 70 mil km rumo à China
    • Chevrolet domina o YouTube por 24 horas
    • Onix é o compacto com maior valor de revenda pelo terceiro ano consecutivo
    • Chevrolet inova com campanha 100% digital para lançar Novo Tracker
    • Chevrolet recebe troféu Conpet por ter carros com alta eficiência energética
    • Tecnologia e experiências marcam o estande da Chevrolet
    • Novos Tracker, Cruze Sport6 e Camaro são os grandes lançamentos da Chevrolet no Salão de SP
    • Chevrolet exibe o mais inovador carro elétrico do mundo no Salão de SP
    • Chevrolet exibe pela primeira vez sua linha 2017 totalmente renovada
    • Péricles Mosca é nomeado diretor de OnStar e Maven da GM do Brasil
    • OnStar estreia Diagnóstico Avançado no Brasil
    • GM tem um ano recorde para operações sem aterros
    • OnStar no Brasil a partir de R$ 50,00
    • Novo Cruze Sport6 estreia com apelo mais esportivo

    2017

    • GM do Brasil completa 92 anos com o maior sistema solar da história. São 560 metros quadrados de sistema solar instalados na fábrica de São Caetano do Sul.
    • O Onix foi pela segunda vez consecutiva o carro preferido do brasileiro com o recorde de 37,2 mil unidades registradas, 22% maior que 2015.
    • GM reorganiza sua estrutura regional com a criação de três unidades de negócios GM Mercosul, GM Andina, GM Central.
    • GM atinge 12 milhões de motores produzidos em São José dos Campos.
    • S10 e Trailbrazer atingem marcar de 1 milhão de unidades no Brasil.
    • Fábrica de Joinville comemora 4 anos com mais de 350 mil motores.
    • Pela primeira vez o Onix foi o carro mais vendido da América Latina em 2016. Com 178,8 mil unidades alta de 26,6% em relação a 2015.
    • Pela 4ª vez a Chevrolet é patrocinadora master do Lollapalooza um dos maiores festivais internacionais de música.
    • Lançamento da configuração adicional Onix Effect, com acabamento esportivo e alta eficiência energética.
    • Minivan Spin alcança marca de 200 mil unidades produzidas.
    • Chevrolet comemora a produção de 40 mil Cruze na Argentina.
    • GM atinge marco de 400 mil motores produzidos em Joinville.
    • GM ganha prêmio de sustentabilidade da AEA. Projeto zero Aterro em São Caetano do Sul vence a XI edição da premiação na categoria
    • A GM é a primeira indústria da cidade de São Caetano do Sul a deixar de enviar resíduos para aterro.
    • GM Mercosul ganha o prêmio global de sustentabilidade Energy Management Insight 2017.
    • Chevrolet Onix foi escolhido como o parceiro do lançamento do Waze para o sistema Android Auto no Brasil.
    • General Motors anuncia investimento em Gravataí. Será aplicado no desenvolvimento de novos produtos R$ 1,4 bilhões para desenvolvimento de novos produtos e conceitos inovadores como manufatura e qualidade 4.0.
    • GM anuncia 4,5 Bilhões de investimentos no Brasil. O aporte será para desenvolvimento de novos produtos, novas tecnologias e conceitos de inovação de manufatura nas unidades de São Caetano do Sul (SP), Joinville (SC) e Gravataí (RS).
    • Chevrolet Onix bate recorde de vendas em agosto. A marca que já é líder de mercado teve 216,5 mil emplacamentos e um crescimento de 24,6%.
    • GM abre terceiro turno em Gravataí e gera 700 empregos diretos.
    • OnStar agora tem parceria com Sem Parar.
    • Barry Engle assume a liderança das regiões GM Internacional e América do Sul.
    • GM anuncia novo investimento de US$ 500 milhões na Argentina. O objetivo é produzir um novo modelo da Chevrolet e instalar novas tecnologias e conceitos inovadores de manufatura na fábrica em Alvear.
    • Chevrolet Equinox chega ao Brasil como a mais nova referência da categoria.
    • GM Mercosul recebe certificado do Wildlife Habitat Council. A instalação do campo de provas da Cruz Alta além das manufaturas de Mogi das Cruzes, São José dos Campos e Rosário foram recertificadas por envolverem os parceiros da comunidade para melhorar e promover a conservação e educação da vida selvagem ao redor de suas instalações.
    • Série especial da S10 celebra 100 anos de picape Chevrolet no mundo. A nova Série chamasse S10 100 YEARS e tem apenas 450 unidades produzidas no Brasil.
    • Onix atinge recorde de vendas em novembro. Foram 18.611 unidades emplacadas.
    • Chevrolet OnStar lança parceria com a Rede Ipiranga.

    2018

    • GM do Brasil completa 93 anos como líder de vendas na América do Sul pelo 17º ano consecutivo ao somar 662,2 mil unidades e crescimento de 13.8% em relação ao ano anterior.
    • OnStar chega a mais de 50 mil assinantes no Mercosul.
    • Chevrolet lidera vendas de automóveis e comerciais leves pelo segundo ano consecutivo. Além de liderar os maiores segmentos por tipo de carroceria, o dos hatches e o dos sedãs, a Chevrolet teve evolução significativa em outras segmentações estratégicas. Registrou crescimento anual de 49% nas vendas de modelos aventureiros, crossovers e SUVs, com 60,4 mil unidades
    • Fábrica da GM em Joinville quadruplica tamanho com investimento de R$ 1,9 bilhão.
    • Onix 1.4 Advantage estreia como o automático mais acessível da Chevrolet.
    • GM investe 1.2 bilhão para modernizar a fábrica de São Caetano do Sul. A unidade ganha um novo prédio com conceitos sustentáveis e terá suas instalações internas redesenhadas e vai incorporar novas tecnologias de manufatura 4.0.
    • A General Motors expande globalmente instalações com Zero Aterro. Com a certificação de São José dos campos todas as operações do Brasil agora são Aterro Zero. Com 142 instalações a GM se torna líder mundial em Aterro Zero.
    • Equinox se torna o novo carro madrinha da Stock Car.
    • Chevrolet atinge 15 milhões de carros vendidos no Brasil.
    • A parceria entre o Lollapalooza Brasil e o Chevrolet Onix vem desde 2014. Este ano a Chevrolet exibe diversos Onix customizados no Lollapalooza Brasil para interação com o público do festival.
    • Chevrolet lança edição Midnight no Brasil. Idealizada pela Chevrolet nos Estados Unidos, a edição Midnight chega ao Brasil seguindo uma nova tendência de estilo: a dos veículos totalmente pretos, incluindo carroceria, frisos e acabamentos, que o deixam com aspecto mais esportivo e provocador.
    • Chevrolet Fan Store Lança linha de produtos em homenagem aos 50 anos do Opala.
    • Novo Spin Activ estreia com visual mais esportivo e opção de sete lugares. Versão aventureira chega com design completamente atualizado para agregar mais sofisticação e esportividade ao conjunto, em sintonia com a nova linha de crossovers da Chevrolet no mundo.
    • Novo Spin linha 2019 se destaca pelo design, espaço e versatilidade. O modelo chega com importantes alterações no design externo e no acabamento da cabine. Tudo para oferecer estilo e sofisticação que combinem com o novo estilo de vida do consumidor que busca um veículo multifuncional.
    • Fábrica da GM em Gravataí completa 18 anos e comemora 3,5 milhões de veículos produzidos.
    • Chevrolet Cobalt linha 2019 chega com nova configuração e isenção para PCD.
    • Fábrica da GM em Gravataí (RS) é destaque internacional por eficiência energética. A unidade conquistou o Energy Star Challenge for Industry Recognition. Concedido pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (U.S Environmental Protection Agency).
    • O Onix Joy é lançado e traz mudanças que reforçam sua relação custo benefício.
    • Chevrolet Onix registra recorde de vendas em agosto. Com 248,6 mil unidades, agosto fechou como o melhor mês do ano para a indústria automobilística.
    • Equinox ganha detector de pedestre com auxilio frenagem em sua linha 2019 premier.
    • Chevrolet lança acessórios para o transporte de Pets. Linha é composta por cadeirinha, capa de proteção para banco, guia retrátil, extensor de cinto de segurança, bolsa de passeio e caixa transportadora.
    • Chevrolet inicia comercialização do Equinox para canal PCD. A Chevrolet está ampliando a gama de produtos com isenção de impostos para pessoas com deficiência e seus familiares.
    • Chevrolet MyLink projeta Waze também via Apple CarPlay.
    • Onix atinge 1 milhão de unidades produzidas.
    • A Chevrolet participa do Salão do Automóvel no Expo São Paulo. O Novo Camaro modelo 2019 estreou em solo brasileiro no evento. O Cruze Sport6 SS também foi lançado no dia do evento. A Chevrolet disponibilizou um test-drive com o Bolt o carro elétrico mais premiado do mundo.
    • Cruze Black Bow Tie é lançado na sua linha 2019, está linha traz um conjunto de acessórios originais alinhado com uma nova proposta de customização para o veículo
    • Novo Camaro é apresentado nas versões Cupe e Conversivel.
    • Chevrolet anuncia wi-fi com internet 4g para novos modelos. Internet de alta velocidade estreia em 2019 em carros da marca e inaugura o quarto nível da conectividade veicular no Brasil.
    • Pela 5ª vez consecutiva o Onix é o veículo com o maior valor de revenda da categoria. O compacto foi o melhor avaliado do mercado nacional, com depreciação de apenas 9,3% após um ano de uso.
    • Spin estreia nova configuração com isenção para PCD. Versão passa a ser a mais acessível equipada com transmissão automática.

    2019

    • GM anuncia nova família global de veículos a partir de 2019.
    • Onix fecha 2018 com recorde e supera ‘tricampeonato” do Monza com quatro anos de liderança consecutiva. Onix passa a ser o Chevrolet a ocupar o posto pelo maior período na história.
    • Carlos Zarlenga assume presidência da GM América do sul.
    • Chevrolet anuncia início das vendas do novo Camaro, que passa a ser oferecido nas versões SS Cupê e Conversível.
    • Onix vira nome global da Chevrolet.
    • GM anuncia investimento de R$ 10 bilhões no Brasil. Recursos serão aplicados entre 2020 e 2024 para o desenvolvimento e a produção de novos veículos no Estado de SP.
    • Chevrolet confirma segunda edição do #ONIXDAY no Lollapalooza Brasil
    • Montana é a picape compacta de número 750 mil da Chevrolet.
    • Carro elétrico da Chevrolet começa a ser vendido em outubro no Brasil. O Bolt EV vai chegar em um momento de busca por novas soluções de mobilidade.
    • Versão Premier reforça imagem de sofisticação do Trailblazer. A novidade estreou com a linha 2020 do SUV de grande porte da Chevrolet.
    • Cobalt foca em relação Custo-benefício na linha 2020 e o modelo passa a ser ofertado nas versões de maior apelo comercial: LT e LTZ.
    • GM reduz água necessária para fabricar um carro em 76%. Hoje é utilizado um quarto do volume de água para fabricar um carro na empresa em comparação ao que era necessário há 15 anos.
    • Campo de Provas da GM faz 45 anos com ampliações para o desenvolvimento de novos produtos e tecnologias. Foram investidos nesta nova fase cerca de R$ 60 milhões.
    • General Motors terá energia 100% renovável até 2050. Compromisso global foi reafirmado no relatório de sustentabilidade da empresa que vai ao encontro da visão de futuro da GM de zero acidente, zero emissão e zero congestionamento.
    • Cruze Premier chega como o primeiro carro com Wi-Fi.
    • Novo Onix Plus chega ao mercado oferecendo muito mais pelo mesmo preço.
    • Onix Joy passa por atualização visual. Modelo de entrada da Chevrolet ganha refinamento e novos itens de série. Opção de acabamento Black é outra novidade.
    • GM inaugura nova linha de motores em Joinville. Nova linha produz os inovadores motores 1.0 turbo e aspirado do Novo Onix e Novo Onix Plus.
    • Joy Plus é o novo sedã de entrada da Chevrolet. O sedã da Chevrolet estreia repleto de novidades: começando com o novo nome comercial (Joy Plus), o visual atualizado, além da adoção de conteúdos adicionais de conveniência.
    • GM simplifica sua estrutura na América do sul e nomeia novos executivos regionais.
    • Novo Onix Hatch chega mais esportivo e eficiente
    • Fábrica da GM em Gravataí incorpora tecnologias de manufatura 4.0 na produção do novo Onix.
    • Pré-venda do Bolt EV começa em 12 cidades.
    • Cruze LT chega com Wi-fi e seis airbags, passando a ofertar a versão LT, que chega também com novidades interessantes para quem busca um modelo médio altamente tecnológico, porém numa faixa mais acessível de preço.
    • Chevrolet terá sete lançamentos em 2020. Importante parcela destas novidades vai se concentrar no segmento de SUVs.
    • Marcos Munhoz é nomeado presidente do instituto General Motors.
    • Equinox Midnight estreia com o inédito motor 1.5 Turbo.
    • Onix bate recorde histórico de vendas com 241,2 mil unidades vendidas no ano de 2019.

    2020

    • Fábrica da GM em Gravataí atinge 4 milhões de carros produzidos.
    • No dia 18 de março, é lançado o Novo Tracker.
    • No combate à pandemia de covid-19, GM lidera a força-tarefa de conserto de respiradores, doa 8.800 cestas de alimentos, higiene e limpeza e mais de 150 mil máscaras, além de emprestar carros às autoridades.
    • GM inaugura fábrica de máscaras no seu complexo de São Caetano do Sul.
    • Chevrolet digitaliza seu processo de vendas e inaugura novas ferramentas como loja no Mercado Livre e venda por Whatsapp.
    • Em 18 de maio, a fábrica de São Caetano do Sul é a primeira a retomar a produção após dois meses de paralisação em virtude da pandemia de covid-19.
    • S10 celebra 25 anos com 1 milhão de unidades produzidas.
    • Fábrica da GM em Gravataí completa 20 anos.
    • Fábrica de GM em São Caetano do Sul completa 90 anos.
    • São lançadas os novos Onix RS e Onix Plus Midnight.
    • Fábrica da GM em Joinville alcança o marco de 1 milhão de motores produzidos.


Internacional: Papa vai se encontrar com grande aiatolá Sistani em visita ao Iraque

 


Viagem está prevista para o início de março

Agência Brasil 

O papa Francisco terá um encontro com o grande aiatolá Ali Sistani, a mais alta autoridade xiita do Iraque, durante sua visita ao país prevista para o início de março, anunciou hoje o cardeal iraquiano Louis Raphael Sako à AFP.

Durante o encontro privado, os dois líderes religiosos "poderão evocar uma espécie de enquadramento para condenar todos aqueles que atacam a vida", disse o cardeal, patriarca da Igreja Católica caldeia no Iraque.

Em fevereiro de 2019, em Abu Dhabi, o papa Francisco assinou com o xeque Ahmed al-Tayeb, o grande imã da instituição do islã sunita Al-Azhar, sediada no Cairo, um "documento sobre a fraternidade humana".

Francisco foi então o primeiro chefe da Igreja Católica a pisar o solo da Península Arábica, berço do islã.

O diálogo inter-religioso está no centro da visita do papa ao Iraque, de 5 a 8 de março, mais uma viagem sem precedentes para um bispo de Roma.

O clero cristão e xiita informou que está discutindo a questão inter-religiosa, e alguns dos seus membros alertam que um acordo pode exigir várias reuniões.

O cardeal Sako, no entanto, disse à AFP esperar que "haja uma assinatura durante a visita".

Segundo o portal de notícias do Vaticano, as origens da Igreja Caldeia remontam ao século 13, quando alguns missionários católicos, fundamentalmente dominicanos e franciscanos, desenvolveram intenso trabalho entre os fiéis da Igreja Oriental Assíria.

A Igreja Católica caldeia, com cerca de 1 milhão de fiéis, tem o patriarcado no Iraque e circunscrições eclesiásticas no Irã, Síria, Líbano, Turquia, Egito, Estados Unidos, Canadá e Austrália.


Artigo: Quatro dicas de como negociar dívidas online e com segurança

 

Negocie sempre pelo canais oficiais


Redação/Hourpress

Ter dívidas é a realidade de grande parte da população brasileira. Como sabemos, o início de ano é sempre uma oportunidade de organizar a vida financeira e começar o novo ciclo com as contas no azul. Para isso, negociar dívidas online, além de cômodo, é prático. Porém, requer alguns cuidados, principalmente no que diz respeito à segurança da informação que você fornece durante o processo.

Segundo uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), mais de 12 milhões de brasileiros já sofreram algum golpe financeiro pela internet nos últimos anos. O resultado representou um prejuízo de quase R﹩ 2 bilhões somente em fraudes.

De acordo com Luiz Henrique Garcia, CEO da QuiteJá, plataforma de negociação de dívidas, uma vez escolhida a empresa com a qual vai negociar, é o momento de checar etapas. "Veja o que é necessário para conseguir um acordo.Aqui o cuidado deve ser com dados como conta bancária e senha, por exemplo, porque as informações comuns mais pedidas, nesses casos, são o CPF, e-mail e celular. Se algo muito diferente disso for solicitado para você, desconfie", alerta o executivo.

Para ajudar a tirar todas as dúvidas, o executivo listou abaixo algumas dicas. Confira:

• Negocie com segurança: já percebeu que os sites protegidos têm um certificado de segurança chamado (Secure Sockets Layer) SSL? Esse certificado digital atesta que a plataforma de negociação online é segura. Observe se ao lado da barra de endereço, o site apresenta a imagem de um cadeado, comprovando a segurança da informação. Outro elemento importante é a sigla "https" acompanhando o endereço do site, na barra de navegação. Isso também serve como indício de que sua negociação está sendo realizada de maneira segura. Seguindo essas dicas, suas transações financeiras online estarão seguros de golpes. Especialmente as negociações de dívidas.

• Negocie sempre pelo canais oficiais: as empresas que trabalham com este tipo de setor, possuem canais oficiais em que você pode acessar e checar se há dívidas em aberto no seu CPF. Geralmente, os canais mais comuns são site, WhatsApp e até mesmo via messenger do Facebook. Fique atento!

• Confirme as parcerias: Descubra se o seu credor tem, de fato, parceria com a empresa na qual pretende quitar o seu débito. Toda plataforma de negociação tem uma sessão no site com a lista de parceiros. E o contrário também é verdadeiro. As grandes varejistas costumam informar as empresas com as quais você pode negociar. Dessa forma, você evita o risco de realizar negociações em plataformas fraudulentas.

• Verifique a origem do boleto: quando você negocia qualquer tipo de dívida e forma online, os boletos são enviados por e-mail ou baixados no próprio site da empresa. Caso esteja em dúvida, a solução mais segura é entrar em contato com a empresa responsável pela negociação e verificar a origem do boleto. O beneficiário final dos boletos referentes ao acordo de débitos é sempre a empresa com quem você tem dívida. Antes de fazer o pagamento, verifique se o CNPJ e a razão social que receberá o pagamento pertence à empresa correta.

Política: Homicídio praticado por milícia privada poderá ser transformado em crime hediondo

 


Deputado diz que a lei atual pune com rigor apenas os crimes cometidos por grupos de extermínio

Luís Alberto Alves/Hourpress/Agência Câmara 

O Projeto de Lei 5299/20 torna 
crime hediondo os assassinatos cometidos por milícias privadas. O texto, que tramita na Câmara dos Deputados, também amplia as penas para os crimes de extorsão e extorsão indireta quando praticados por essas milícias.

A proposta é do deputado João Daniel (PT-SE) e altera o Código Penal e a Lei dos Crimes Hediondos.

No caso de extorsão e extorsão indireta, as penas atuais (respectivamente, 
reclusão de 4 a 10 anos, e reclusão de 1 a 3 anos) são aumentadas de um terço até a metade. A extorsão indireta é um tipo de crime em que o credor exige uma garantia ilícita para a dívida.

O deputado João Daniel afirma que o projeto supre uma lacuna na lei, que hoje pune com rigor apenas os crimes cometidos por grupos de extermínio, categoria que ele entende ser diferente de milícia privada.

“O ponto central da milícia é o controle do território e a intenção de lucrar com tal dominação, com fulcro num discurso centrado na cultura do medo”, disse Daniel. “Atualmente, o homicídio praticado por milícia privada, por si só, não será crime hediondo, por mais grave que seja, em virtude da falta de previsão legal.”

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei