Postagem em destaque

Crônica: Escola de samba Unidos da Ilusão

Pixabay Os 2 mil componentes da Unidos da Ilusão faziam as arquibancadas balançarem   Astrogildo Magno Lucinho gostava muito de carnav...

terça-feira, 17 de novembro de 2020

Geral: No Rio de Janeiro, escolas de samba do grupo especial podem desfilar em julho

 


Agremiações concordam unir data dos desfiles com SP e Salvador

Agência Brasil 

As escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro trabalham com a possibilidade de realizar desfiles em julho de 2021. Em reunião, ontem, na sede da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), os integrantes das agremiações concordaram com a definição de uma data de acordo com a que já está sendo analisada para desfiles em São Paulo e em Salvador.

O presidente da Liesa, Jorge Castanheira, disse que a possibilidade de desfiles no meio do ano vem sendo discutida na liga há um tempo e as escolas se colocaram à disposição de fazer o espetáculo em julho, desde que tenha a vacina contra a Covid-19 e as condições para possam se preparar.

"Não podemos é deixar chegar maio e aí dizer que em junho ou julho vamos fazer o evento, por que aí não dará tempo. Estamos avisando claramente. São Paulo e Salvador também estão avaliando”, disse o presidente da liga à Agência Brasil.

Segundo Castanheira, São Paulo e Salvador já alteraram a previsão das datas e agora trabalham com o mês de julho. “As escolas do Rio decidiram ontem que, se for na primeira quinzena de julho, do dia 9 até o dia 12, teriam interesse também em fazer nos moldes que estamos propondo, para atender a cadeia cultural e socioeconômica do evento. Isso, aproveitando também o calendário de São Paulo. Neste ano, a data da Revolução Constitucionalista de 1932 - o feriado de 9 de julho - cai na sexta-feira.”

Calendário nacional

Castanheira afirmou que a intenção é fazer um calendário nacional, que seria seguido por outras cidades com intenção de promover festas. Para isso seria apresentado um projeto de lei na Câmara, por integrantes da bancada federal do Rio de Janeiro, com a proposta de calendário entre 9 e 12 de julho. “Fazer um projeto de lei com data única no Brasil todo, como feriado, para poder viabilizar o evento em todos os municípios.”

De acordo com o presidente, a Liesa precisa ainda ouvir a empresa de Turismo do município Riotur e a prefeitura, que agora depende de quem será eleito. Castanheira informou que o governo do estado  mostrou interesse em apoiar o evento. Segundo ele, é preciso saber também qual é o interesse de emissoras de televisão na transmissão, que atualmente é feita pela TV Globo.

Castanheira disse que os fatos são muito dinâmicos, ao avaliar a situação provocada pela pandemia. Por isso, a Liesa tem realizado reuniões frequentes com as escolas, para fazer um planejamento. Mas ainda não é possível definir até quando podem aguardar o surgimento da vacina para começar a preparação dos desfiles.

“Imaginamos que nos próximos dias ou meses vai surgir uma visão do que pode acontecer. Estamos em reunião permanente e, na medida em que as coisas vão evoluindo, vamos vendo como serão os próximos passos. As escolas estão dispostas a fazer um esforço coletivo para poder atender às necessidades do calendário e das pessoas que dependem do espetáculo. Por isso, estamos trabalhando com antecedência”, afirmou.

O presidente da liga acrescentou que é preciso saber se o Sambódromo da Marquês de Sapucaí estará pronto para abrigar o evento. A previsão é a de fazer obras entre dezembro e abril para que o local ganhe o certificado definitivo de aprovação do Corpo de Bombeiros, com melhorias estruturais, incluindo a instalação de corrimão nas arquibancadas, de sistema de emergência para iluminação, de hidrantes e infraestrutura de combate a incêndio.

Série A

A discussão sobre a possibilidade dos desfiles em julho não se estende ainda às escolas da Série A. Segundo o presidente da Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Lierj), Wlallace Palhares, “a Lierj só irá se posicionar sobre qualquer decisão em relação ao próximo carnaval, após realização de plenária com todos os presidentes das escolas filiadas”.

A data, no entanto, para a reunião das agremiações ainda não está definida. A Lierj é a associação organizadora dos desfiles da Série A, que era conhecida como Grupo de Acesso, porque a escola campeã sobe para o Grupo Especial, chamado de elite do carnaval carioca.

Geral: Eduardo Kobra 'finaliza' mural no Minhocão

 


O conhecido muralista fez seu primeiro mural na região do Minhocão, em São paulo

Redação ∕Hourpress

O muralista brasileiro terminou seu primeiro mural na região do Minhocão, em São Paulo. O trabalho, com 33 metros de altura por sete metros de largura, na empena de um prédio situado à rua Traipu, nº. 50, foi concluído no dia 15 de novembro. De acordo com o artista, é a mais autobiográfica de todas as suas obras. “O mural é inspirado em um momento muito difícil para mim, que começou a ser superado quando senti a mão de Deus. Foi algo que me ajudou e que me ampara até hoje”, diz. Kobra afirma que o mural é particular, mas também universal.

 “Serve para todas as pessoas, de qualquer fé, que passam por dificuldades como depressão, solidão, dificuldades econômicas, bebidas e drogas”. E complementa: “espero que nesses tempos de pandemia e mesmo depois que tudo isso terminar, o mural também inspire as pessoas a resgatarem a bondade e serem mais acolhedoras e solidárias umas com as outras”.

Kobra conta ainda voltará ao mural nos próximos dias para fazer alguns retoques. "Em muitos dos meus murais, mesmo depois de prontos, passo para observar se há algum detalhe para a ser aperfeiçoado. E, claro, sempre tem algo mais a ser trabalhado", revela.  

 Sobre Eduardo Kobra

Recentemente, Eduardo Kobra, 45 anos, entregou em Santos, no litoral de São Paulo, o mural “Coração Santista”, de 800 metros quadrados. A obra foi inaugurada no dia 23 de outubro, data do aniversário de 80 anos de Edson Arantes do Nascimento, Pelé. No mural, há quatro cenas, todas situadas dentro dos arcos (ou círculos) das muretas de Santos, um dos mais conhecidos símbolos da cidade: Pelé (o grande homenageado do mural), o Bonde, a Bolsa do Café e Um Estivador no Porto de Santos.

Eduardo Kobra


Pouco antes, o muralista lançou um painel sobre o Líbano, país marcado pela recente tragédia ocorrida em Beirute. A tela foi leiloada e foram feitas serigrafias para serem sorteadas entre pessoas que fizessem doações para o Líbano (o valor total a arrecadação será divulgado ainda em novembro). Também durante a pandemia, Kobra fez o painel “Coexistência”, onde mostrava crianças de cinco religiões – budismo, cristianismo, islamismo judaísmo e hinduísmo – em oração e vestindo máscaras. Uma Serigrafia da obra foi sorteada entre as pessoas que fizeram doações. Com o valor arrecadado foram produzidos e distribuídos 16.620 kits.

A seguir, uma síntese das linhas de trabalho de Eduardo Kobra

Muro das Memórias – projeto mais antigo e constante de Eduardo Kobra, que pinta São Paulo antiga. Há cerca de 40 trabalhos em São Paulo. Cria um contraste entre o antigo e o contemporâneo. No antigo mural, agora já apagado, de mil metros quadrados na av. 23 de maio, as pessoas passavam em seus carros, como máquinas, a toda velocidade. O lado humano da avenida estava justamente nos rostos pintados no muro. O artista desenvolveu trabalhos do Muro das Memórias em outras cidades. Fez, por exemplo, lindas criações em Belém (PA), Rio de Janeiro e Santa Maria (RS), além de cidades em diversos países, como Estados Unidos, Suécia, França, Inglaterra, Rússia, Polônia, México, Japão, Emirados Árabes e Taiti.

3D – Kobra é pioneiro nesta arte. Surpreendeu São Paulo fazendo um carro em 3d na Praça do Patriarca. A obra tinha cerca de 30 metros de largura por oito de comprimento. De 98% das posições o espectador via uma mancha no chão. De dois por cento via um carro, “real”, na frente. Fez um Pelé na av. Paulista; um Michael Jackson no Rio de Janeiro (junto com o artista plástico Romero Brito); uma piscina no Rio (homenagem às Olimpíadas); monumentos de Brasília na Esplanada dos Ministérios e um canyon com elementos brasileiros e sul-africanos na Praça do Patriarca, em São Paulo, durante a Copa do Mundo de 2010. Ao total, fez cerca de 20 trabalhos em 3D no Brasil. Kobra participou de diversas edições do Sarasota Chalk Festival, maior evento de 3D do mundo (ler em trabalhos internacionais, ao final do release). Também participou de quatro edições do “Dubai Canvas at City Walk”, nos Emirados Árabes Unidos. 

Galeria de Céu Aberto – O artista começou a colocar seus quadros em muros e outros espaços da cidade de São Paulo. Quer mostrar para as pessoas que a arte é acessível, que todos podem entrar em galerias. “Muita gente pensa que não gosta de arte simplesmente porque nunca entrou em museus e galerias”, afirma Eduardo Kobra.

Greenpincel - O projeto, que o artista desenvolve desde março de 2011, busca alertar e combater as agressões do homem aos animais e ao planeta como um todo. Kobra entregou vários murais para a cidade de São Paulo, dentro do projeto. Fez em julho um chocante mural de “boas-vindas”, chamado “Welcome to Amazônia”, na av. Rebouças, 167, com cerca de 7mX5m. O cenário mostra um ambiente arrasado. Pouco antes, concluiu o mural “CO2”, na rua Alvarenga, 2.400, com cerca de 10mX5m, também parte do seu projeto Greenpincel, iniciado com o mural “Navio Baleeiro” (obra crua e forte, baseada em uma cena da caça de uma baleia pelo navio Yushin Maru), realizado em março na rua Domingos de Morais, na Vila Mariana. Kobra pintou o mural “Sem Rodeios”, na av. Brigadeiro Faria Lima, depois de ficar chocado com as imagens nos jornais e sites do bezerro abatido pelo peão César Brosco durante a 56ª. Festa do Peão de Barretos. Fez na rua Cayowaa, em Perdizes, o mural “Mar da Vergonha”, onde critica o massacre de centenas de golfinhos no início de setembro, na pequena cidade de Taiji, na costa meridional da ilha japonesa de Honshu.

Em outubro do ano passado fez o mural Alta Mira, onde critica a construção da usina, trabalho que atingiu grande repercussão de público e mídia. Segundo Kobra, o Greenpincel denuncia e combate artisticamente as várias formas de agressão do Homem à natureza. “Todas as tragédias naturais que têm acontecido em nosso planeta mostram que proteger os animais e a natureza como um todo é também uma forma de protegermos o ser humano. Particularmente, sou um apaixonado por plantas e animais. São temas que namoro há muito tempo e, por isso, decidi que já era hora de colocá-los também dentro do meu trabalho como artista”, diz. 

O Greenpincel marca uma nova etapa nas obras de rua do artista, que buscam basicamente preservar a memória e trazer beleza aos paulistanos, em meio à correria do dia-a-dia. “Gosto muito de resgatar a história e levar beleza às ruas das cidades, o que faço principalmente no projeto ‘Muro das Memórias’, mas há situações em que devemos denunciar, mostrando artisticamente as agressões feitas contra o nosso Planeta”, afirma.

Olhares da Paz – Série inspirada em personalidades importantes da história do Brasil, como o arquiteto Oscar Niemeyer e os compositores Chico Buarque e Adoniran Barbosa além de nomes que contribuíram a para paz, a liberdade, a arte e o humanismo, como Nelson Mandela, Martin Luther King Malala Yousafzai, Dalai Lama, Mahatma Gandhi, Madre Teresa de Calcutá e John Lennon.

Mosaicos –Usa aspectos coloridos e figuras geométricas sobrepostas nas cenas. Esta técnica dá profundidade e cor aos trabalhos. Alguns exemplos desta fase são os já citados murais “O Beijo está no Ar”, em Nova York; e “A Bailarina”, em Moscou. Às vezes a técnica pode se mesclar a outros estilos ou linhas de trabalho do artista. A homenagem a Oscar Niemeyer pertence à fase Personalidades e também à fase Mosaicos.

Trabalhos Internacionais – Eduardo Kobra fez intervenções em países como Estados Unidos, Rússia, França, Itália, Inglaterra, Suécia, Polônia, Japão, Taiti, Emirados Árabes, México e Grécia. Em 2018, pintou 20 murais nos Estados Unidos, 18 murais em Nova York. 

 

Veja algumas das obras de Kobra no Brasil e no Exterior

 Exterior: 1 - O Beijo, na High Line, em Nova York, EUA

2 - Arthur Rubinstein, em Lodz, na Polônia

3 - Artistas, em Wynwood, Miami, Flórida, EUA

4 - A Bailarina (Maya Plisetskaya), em Moscou, Rússia

5 - Malala, em Roma, Itália

6 - Olhar a Paz, em Los Angeles, Califórnia, EUA

7 - Sarasota Antiga, em Sarasota, Flórida, EUA

8 - Abraham Lincoln, em Lexington, Kentucky, EUA

9 – Fight for Street Art (releitura da cena clássica de Andy Warhol e Jean Michael Basquiat), em Williamsburg, Brooklyn, EUA

10 – Alfred Nobel, na cidade de Boras, Suécia

11 – MariArte, em San Miguel de Allende, México

12 – Ritmos do Brasil, em Tóquio, Japão

13 – O Beduíno, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos

14 – Mural ainda sem nome, Papeete, Taiti

15 - Bob Dylan, The Times They Are a-Changin. Minneapolis, Minnesota, EUA

16 – Hamlet, West Palm Beach, Florida, EUA

17 – Einstein vai à Praia, West Palm Beach, Flórida, EUA

18 – Give Peace a Chance, Wynwood, Miami, Flórida, EUA

19 – Stop Wars, Wynwood, Miami, Flórida, EUA

20 – The Fallen Angel (O Anjo Caído), Wynwood, Miami, Flórida, EUA

21 – Muddy Waters, Chicago, Illinois, EUA.

22 – Rio, Tóquio, Japão

23 – Armstrong (nome não definitivo), Cincinnati, Ohio, EUA 

24 – Dante Alighieri, Ravenna, Itália

25 – Let me be myself, Amsterdã, Holanda

26 - Ziggy Stardust (sobre David Bowie), Jersey City, New Jersey, EUA.

27 – Sonho de um Menino, Dubai, Emirados Árabes Unidos.

28 – Mandela (ainda sem nome definitivo), em Blantyre, Malawi

29 – Desmond Tutu (ainda sem nome definitivo), em Blantyre, Malawi 

30 – Dalí, em Múrcia, Espanha

31 – Davi, em Carrara, Itália32 – Cacique Raoni (ainda em nome definitivo), em Lisboa, Portugal.

33 – Etnias – Todos Somos Um (talvez ainda receba um novo nome), em Sandefjord, Noruega.

34 – Locomotiva, em Londres, Reino Unido

35 – Família Monet (dois murais que conversam entre si), em Boulogne-sur-Mer (Bolonha-sobre-o-Mar), na França.

36 – Imagine, em Bristol, Inglaterra.37 – Em 2018 o artista fez 20 murais nos EUA, 18 deles em Nova York.

38 – Ayrton Senna, Ímola, Itália.  

 

Brasil

1 – Oscar Niemeyer, Praça Oswaldo Cruz, av. Paulista, em São Paulo, São Paulo

2 - A Arte do Gol (projeto Muro das Memórias), av. Hélio Pellegrino com av. Santo Amaro, em São Paulo, São Paulo

3 - Belém Antigo, esquina da rua Castilhos França com a rua Portugal, em Belém, Pará

4 - Candango, no Complexo Bancário, em Brasília.

5 - Chico e Ariano, na avenida Pedroso de Morais, Pinheiros, em São Paulo, São Paulo.

6 - Novos Ventos, nos tanques da Linde Gases, na rodovia Cônego Domênico Rangoni, no trecho do sistema Anchieta-Imigrantes, que liga Cubatão a Guarujá, São Paulo.

- Mural da 23 de Maio (projeto Muro das Memórias), av. 23 de Maio (próximo ao viaduto Tutóia), em São Paulo, São Paulo.

8 - Murais do Parque do Ibirapuera, ao lado do MAM, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, São Paulo.

9 - Pensador, Senac Tatuapé, em São Paulo, São Paulo.

10 – Muro das Memórias Caixa d’água, Senac Santo Amaro, em São Paulo, São Paulo.

11 – AltaMira (projeto Greenpincel), rua Maria Antônia, São Paulo, São Paulo.

12 - Muro das Memórias, Senac Tiradentes, em São Paulo, São Paulo.

13 – Gonzagão, Recife, Pernambuco.

14 - Viver, Reviver e Ousar, Igreja do Calvário, em Pinheiros, São Paulo, São Paulo.

15 - Brasil!, muro da usina termelétrica de Macaé, Rio de Janeiro.

16 – Sem Rodeio (Projeto Greenpincel), av. Faria Lima, em São Paulo, São Paulo.

17 – Muro das Memórias Senac Tiradentes, av. Tiradentes, em São Paulo, São Paulo.

18 – Racionais MC’s, Capão Redondo, São Paulo, São Paulo

19 – Genial é Andar de Bike, Oscar Freire, São Paulo, São Paulo

20 – A Lenda do Brasil, rua da Consolação, São Paulo;

21 – Etnias – Todos Somos Um, Boulevard Olímpico, Porto Maravilha, Rio de Janeiro, RJ

22 – Sobre Bike e mobilidade (nome ainda indefinido), rua Tavares Cabral, 62, Pinheiros, São Paulo, São Paulo.

23 – Mural do Chocolate, km 35 da rod..Castelo Branco, em Itapevi, São Paulo;

24 – Escadão das Bailarinas, em Pinheiro, São Paulo, São Paulo

25 – Mario Quintana, Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

26 – Ayrton Senna – Superação, em Interlagos, São Paulo.

27 – Escola Professor Raul Brasil (ainda sem nome definitivo), em Suzano, São Paulo.

28 – Coração Santista, em Santos, São Paulo.

29 – A Mão de Deus, São Paulo, São Paulo


Geral: Mineiro de 14 anos ganha R$140 mil do Facebook após descobrir falha de segurança no Instagram

 


 Andrés Alonso é um exemplo da importância do ensino de Ciência da Computação desde cedo

Redação ∕Hourpress

Uma falha de segurança em uma das principais redes sociais do mundo todo, o Instagram, que caberia ser descoberta por um desenvolvedor com anos de experiência ou na pior das hipóteses, após o sistema ter sido invadido por um hacker, foi detectada por um menino de apenas 14 anos de idade.

Natural de Nova Lima (MG), Andrés Alonso Bie Perez estuda programação desde os 12 anos e já pode ser considerado um “hacker do bem”. Como recompensa após ter avisado a equipe de segurança do Facebook, empresa-mãe da rede social, sobre a falha de segurança, o estudante recebeu um prêmio de US$ 25 mil, o equivalente a aproximadamente R$ 143,8 mil.

O bug, segundo Alonso, ocorria durante o compartilhamento de links de filtros que podem ser aplicados nos “Stories” do Instagram. No código da plataforma, havia um problema de “injeção de código”, quando é possível escrever novas linhas no código da rede social e, por exemplo, conseguir acesso à conta dos usuários que compartilharem o link do filtro.

O adolescente que estuda e desenvolve por conta própria projetos de tecnologia, alguns inclusive ganharam destaque em nível universitário, se matriculou também quando tinha 13 anos, em um curso de programação na SuperGeeks, primeira escola de programação e robótica para crianças e adolescentes do país. Ele também já foi selecionado e convidado pela SuperGeeks para participar da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), sendo premiado no ano passado em 7º Lugar na modalidade Programação Nível Júnior, com nota de 383. Além do curso de programação, ele fez design gráfico aos 9 anos e hoje conhece linguagens de programação para sites e aplicativos e já sabe com que quer trabalhar no futuro, ele pretende aprofundar os conhecimentos em segurança digital.

“O Alonso é um exemplo para nós que lutamos para que o ensino de Ciência da Computação seja inserido cada vez mais cedo na vida das pessoas. O conhecimento e aprendizado em tecnologia se faz necessário não só para quem, assim como ele, quer um dia trabalhar na área de tecnologia, como também para quem quer atuar em outras profissões como medicina, biologia, segurança e administração, que também dependerão cada vez mais da tecnologia”, explica Marco Giroto, fundador da SuperGeeks.

Para incentivar outras crianças e adolescentes a entrarem na área e aprenderem cada vez mais, o Alonso dará início a um canal no Youtube com vídeos semanais sobre o assunto.

Muitos países de primeiro mundo estão mudando suas leis para que ciência da computação seja inserida na grade curricular, como matéria obrigatória, das escolas. No Brasil mais recentemente com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), a cultura digital foi reconhecida como uma competência que deve ser dominada. 

Além de desenvolver diversas competências e habilidades (Soft Skills) ao aluno, como raciocínio lógico, criatividade, resolução de problemas, pensamento crítico e sistêmico, foco, concentração, inglês, entre outros, a disciplina é imprescindível para a formação dos profissionais do futuro. Isso porque pelo menos 90% das profissões dependerão de bons conhecimentos em ciência da computação. Muitos empregos, inclusive, deixarão de existir e serão substituídos por máquinas.  

Com mais de 5 mil alunos matriculados nas mais de 60 unidades, a SuperGeeks atende crianças entre 05 e 17 anos que fazem cursos para aprender ciência da computação a partir do desenvolvimento de games, robótica, realidade virtual e aumentada, inteligência artificial e também da criação de aplicativos e sistemas web, incluindo questões de redes de computadores e servidores. A SuperGeeks também possui cursos profissionalizantes de programação, para aqueles que pretendem seguir carreira na área.

Segundo dados publicados pela Foundation for Young Australians (FYA), 60% dos jovens estão buscando profissões que serão tomadas por robôs dentro de 10 a 15 anos. Ainda de acordo com o relatório, esses empregos terão robôs em mais de ⅔ das tarefas, o que pode deixar pelo menos 66% desses profissionais desempregados, caso eles não se renovem.

Estudo inédito feito com dados pelo Laboratório de Aprendizado de Máquina em Finanças e Organizações da Universidade de Brasília (UnB) mostrou que máquinas movidas por tecnologia de inteligência artificial, por exemplo devem, seguir substituindo postos de trabalho. Segundo a pesquisa, até 2026, 54% dos empregos formais do país poderão ser ocupados por robôs e programas de computador. A porcentagem representa cerca de 30 milhões de vagas. O trabalho, desenvolvido ao longo de 2018, avaliou uma lista de 2.602 profissões brasileiras.

Quer saber mais? Acesse https://SuperGeeks.com.br

Canal de Andrés Alonso no Youtube:

https://www.youtube.com/channel/UCoOH1mq8KR5IxnUR4bMDXpA/

Artigo: Passamos de meio milhão de acessos!

 

Esta foi a primeira foto do blogue Hourpress, na Avenida Inajar de Souza, Zona Norte de SP

Radiografia de Sampa: Avenida Inajar de Souza

Luís Alberto Alves ∕Hourpress

Foi com esta primeira matéria em 11 de julho de 2013 que comecei a escrever este blog #Hourpress. Não tinha pretensão nenhuma de algo grande. Essa reportagem contava a história da Avenida Inajar de Souza, que começa na ponte da Freguesia do Ó e termina no sopé da Serra da Cantareira, ao lado do Jardim dos Francos, Zona Norte de SP.

Souza trabalhou de repórter no então Jornal da Tarde e O Estado de S.Paulo, onde entrou em 1967 e ali permaneceu até morrer em 6 de janeiro de 1977. Escreveu matérias famosas que repercutiram no Brasil e Exterior, inclusive os últimos dias do capitão do Exército e depois guerrilheiro  Carlos Lamarca e a rota de traficantes de cocaína no Brasil.

Hoje (17 de novembro de 2020), o #Hourpress já passou de meio milhão de acessos, de leitores de diversas partes do mundo, entre eles da Indonésia, China, Azerbaijão. Ucrânia entre vários países. Linux e Windows são os programas líderes nestas consultas, com Firefox como abertura de páginas. Grande número acessam o #Google para conhecer o #Hourpress.

Sete anos depois, esse blogue ficou mais sofisticado, bem parecido com os portais de notícias. Na luta entre Davi e Golias, o #Hourpress é o Davi que a cada dia se torna melhor na informação de qualidade e detalhes, muitas vezes ignorados pela grande imprensa. Agradeço a todos vocês que aprenderam a gostar do #Hourpress e confiar no material que coloco nesta página. Agora rumo a 1 milhão de acessos!!!

Túnel do Tempo: Inauguração do Canal de Suez

 


Luís Alberto Alves ∕Hourpress

Em 17 de novembro de 1869 ,no Egito, é inaugurado o Canal de Suez, que liga o Mar Mediterrâneo ao Mar Vermelho.

Raio X de Sampa: Conheça a história da Avenida Carlos Caldeira Filho

 


Luís Alberto Alves ∕Hourpress

carlos Caldeira Filho nasceu em Santos (SP) em 1913. Foi vice-presidente do Conselho Deliberativo do Santos Futebol Clube. Em agosto de 1962, junto com Octavio Frias de Oliveira comprou o controle acionário da Empresa Folha da manhã, da qual foi diretor-superintendente por 15 anos.

 Ao lado de três empresários construiu e administrou a antiga estação rodoviária, que ficava na Praça Júlio Prestes, na Região da Luz, de 1961 a 1982. Foi presidente e diretor da Fundação Casper Líbero, além de prefeito de Santos, de 1979 a 1980. Morreu em 1993.




terça-feira, 10 de novembro de 2020

Variedades: Manola lança novo single: "Hoje Eu Só Não Danço Pra Você"

 

Faixa chega às plataformas em 20 de novembro

Redação/Hourpress

Manola já provou ao que veio e agora, após seu exitoso lançamento na música, anuncia mais um passo rumo à consolidação. Trata-se de "Hoje Eu Só Não Danço Pra Você", seu primeiro single em português. Revelando uma nova face, a faixa fala sobre se desvencilhar de relações ruins e o reencontro consigo mesma. 

Composto e produzido em meio à pandemia, o lançamento é um relato de uma jovem que possui muitas histórias para contar. 

Apostando em uma nova sonoridade, "Hoje Eu Só Não Danço Pra Você" chega para desafiar a própria artista, sendo esta sua primeira faixa em português. A divulgação acontece após a estreia de “Smells Like Butterflies”, debut de Manola na música. Lançada em junho de 2020, a track alcançou o TOP 5 do iTunes Brasil, superando nomes como Dua Lipa. 

Contando com um time renomado de especialistas, incluindo direção artística de Alvares, produção de Bernardo Massot, que já trabalhou com artistas como Karol Conká, Rashid, Edi Rock, Negra Li e Rincón Sapiência e acumula 8 Leões no Festival de Cannes, na França, dentre outros prêmios, e mixagem e masterização de Vanius Marques, consagrado profissional que conta com trabalhos com grandes nomes da música como Dominguinhos e Caetano Veloso, e possui 4 Grammys, Manola se supera trazendo ainda mais qualidade para seu trabalho. Já a reconhecida Coach vocal Ledjane Motta é quem assina a preparação de voz de Manola.

“Hoje eu só não danço pra você” é um lançamento da Dals Records e chega às plataformas digitais no dia 20 de novembro.

Sobre Manola  

Nascida no Rio de Janeiro, Manola é triplamente canceriana (com Sol, Lua e Ascendentes  posicionados no signo). Aos 28 anos, a artista traz em si, em sua estética pessoal e vida,  anos de vivência e viagens mundo afora, um de seus grandes hobbies, tendo conhecido  47 países em todo o planeta. Sempre tentando experimentar um pedacinho de cada local  que passa, Manola se constrói em meio à cultura.  

Entregue às artes, Manola assina peças de design de móveis e tem orgulho de ser dona  da única loja franqueada da grife mundial Tommy Hilfiger no Rio de Janeiro, além de possuir ainda uma franquia da famosa rede de calçados Anacapri. Sua experiência corporativa agora vai de encontro à seu grande sonho, de se tornar uma artista.  

“Smells Like Butterflies”, ou simplesmente “SLB” é, não apenas sua primeira composição, mas o ingresso com pé direito da artista rumo ao sonho de mostrar sua felicidade e inspirações ao mundo.  

Menos de uma semana após sua estreia nas plataformas digitais, Manola viu a faixa entre as mais vendidas do iTunes Brasil, uma das lojas mais importantes de  comercialização musical em todo o país, com presença em nível mundial, e antagonizada pela Apple, gigante da tecnologia.