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sexta-feira, 9 de outubro de 2020

Artigo: Liberdade de expressão ameaçada com a Lei de Fake News?

 

No entanto, a redação aprovada não contém uma definição do termo “fake news” ou “notícias falsas”


Sheila Shimada

Fenaj

O conceito de Fake News, muito difundido recentemente, tem crescido ainda mais no período eleitoral. Você sabe se aquele candidato pratica ou compartilha fake news? Já cancelou ou ajudou a cancelar alguém, eventualmente, compartilhando informações ou posts sem confirmar a veracidade dos fatos?

Inserido em um contexto político-social específico, o PL das Fake News  2630/2020 surge como uma tentativa de frear a disseminação de notícias falsas na internet e atenuar seus impactos nas esferas social, eleitoral e de saúde pública e também para tratar sobre a definição de rede social, canal de comunicação e troca de mensagens - como WhatsApp, Telegram, entre outros aplicativos - e a definição do que seriam “Fake News”. 

No entanto, a redação aprovada não contém uma definição do termo “fake news” ou notícias falsas”, direcionando seu enfoque ao comportamento inautêntico de contas de usuários nas redes sociais e à transparência sobre conteúdos pagos, que passarão a ser moderados pelos provedores de aplicações.

“A dificuldade dos termos abertos desse PL é quanto à classificação do que é ou não fake news. É possível conseguir uma liminar, por exemplo, em meio a campanha política, e bloquear um candidato que pode estar disseminando fake news. Porém, quanto tempo levará até a comprovação dos fatos? E se não for fake news? A campanha toda pode ser prejudicada”, alerta a Dra. Sheila Shimada.   

"Embora os objetivos do PL 2630/2020 sejam louváveis, a forma como se propõe que ele combata a disseminação de notícias falsas é bastante problemática, pois acaba legitimando situações de violação dos direitos à informação, à liberdade de expressão e à particularidade dos usuários praticadas por agentes privados e, ao mesmo tempo, amplia demasiadamente a responsabilidade desses agentes, podendo inviabilizar suas atividades", analisa a advogada. 

A Dra. Sheila Shimada destaca que a guerra contra a desinformação é urgente, mas que "a regulamentação da PL, às pressas, pode acarretar consequências graves à liberdade na internet, por ser complexa e englobar temas sensíveis que precisam ser debatidos sob diferentes perspectivas junto à sociedade civil, de forma semelhante ao que ocorreu com o Marco Civil da Internet". 

Para ela, "a sociedade, como maior interessada, deve ser convidada a participar das discussões sobre o projeto, auxiliando o Legislativo a encontrar alternativas ao gerenciamento e à moderação de conteúdos pelos provedores, com o objetivo de garantir os direitos fundamentais no mundo virtual, especialmente a liberdade de expressão e informação, a vedação à censura e a proteção à privacidade", finalizou Shimada.

No momento, o PL das Fake News 2.630/2020 está na Câmara dos Deputados - e não está tramitando em regime de urgência,  posteriormente seguirá para o Senado e para sanção do Presidente da República.

Sheila Shimada, advogada, Árbitra, Professora de Direito Empresarial na ESE Sebrae.

 


Economia: Aplicativo: ClickBus e Rappi ampliam venda de passagens de ônibus

 

Opção Rappi Travel permite que o viajante compre passagens de ônibus utilizando inclusive Rappi Créditos

Redação/Hourpress

Marcio Diniz

Os aplicativos de celular surgiram para simplificar a vida dos usuários e cada vez mais seus criadores buscam incluir funcionalidades que solucionem, com agilidade e rapidez, as necessidades das pessoas. Existem mais opções disponíveis do que podemos contar, como, por exemplo, jogos, leituras, relaxamento, compras e turismo. Nos dois últimos, a ClickBus, plataforma líder em venda online de passagens rodoviárias, e o Rappi, super app de delivery de alimentos, bebidas, suplementos, medicamentos, entre outros, se destacam. Por isso, decidiram fechar uma parceria para facilitar a vida dos viajantes.

Assim, o Rappi lançou em seu aplicativo o "Rappi Travel", uma categoria na qual viajantes podem adquirir passagens de ônibus. Agora as passagens disponibilizadas no site e no app da ClickBus também podem ser compradas no aplicativo de entregas, sendo mais uma conveniente opção para o viajante, que pode escolher um dos mais de 4 mil destinos já oferecidos pela empresa.

Para Marcel Bianchi, Head de Parcerias da ClickBus, a parceria com o Rappi é mais uma forma de beneficiar os usuários e tornar a experiência de compra mais acessível. "Sempre buscamos oferecer novas formas para o passageiro rodoviário garantir sua passagem, onde quer que esteja, para ter uma experiência incrível e em um app no qual já está acostumado a fazer suas compras. Com essa parceria, damos mais um passo rumo democratização e capilaridade de venda de passagem de ônibus pela internet", explica. Uma das grandes vantagens é poder comprar todos os produtos de turismo no mesmo app, como o hotel junto com a passagem rodoviária, por exemplo.

A parceria é positiva para as duas empresas, já que permite uma troca de clientes entre os aplicativos, além de disponibilizar um número maior de serviços e possibilidades para cada um deles, o que é mais um passo no caminho dos super apps. Outro ponto importante é a democratização do acesso à compra de passagens rodoviárias através do Rappi Créditos, opção voltada para que clientes desbancarizados também consigam garantir passagens de ônibus sem precisar ir até uma rodoviária.

O Head de Rappi Travel, Guido Becher, explica porque a empresa escolheu a ClickBus para ser uma das responsáveis para oferecer as passagens disponíveis no aplicativo. "Clickbus é um aliado inovador, líder no segmento rodoviário no Brasil, que nos permite oferecer uma grande variedade de produtos de ônibus a todos os nossos clientes, um produto fundamental na reativação de viagens junto a voos e hotéis."

Para quem já está acostumado a utilizar os serviços oferecidos pela ClickBus, a experiência é bastante similar. No Rappi Travel, o cliente escolhe o local de saída e o destino, dia e horário que pretende viajar e depois passa para o próximo passo, que é o pagamento. Tudo de forma simples e que pode ser realizado em poucos cliques.

A ClickBus também reforça o comprometimento, em conjunto das empresas de ônibus, com os protocolos de segurança e higiene em todas as etapas de viagem com base nas recomendações de órgãos competentes, como Ministério do Turismo, Anvisa e ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).

Sobre a ClickBus
Líder em inovação do setor rodoviário, a ClickBus é o principal agente de mudança de comportamento de compra de passagens de ônibus no Brasil, trabalhando de forma ativa em todas as pontas do ecossistema digital para facilitar a vida de quem viaja de ônibus: como um agregador (GDS), uma plataforma online (OTA) e operador de sites de empresas de ônibus e rodoviárias (Gestor de Whitelabel).

Economia: Home Office: 52% dos brasileiros trocariam de emprego se pudessem trabalhar em casa

 

Pesquisa realizada pela Salesforce com 20 mil pessoas em 10 países revela percepções sobre esse tema

Redação/Hourpress

Arquivo
A Salesforce, líder global em CRM, realizou o estudo " Série Global Stakeholder - O Futuro do Trabalho, Agora " com mais de 20 mil pessoas na Alemanha, Austrália, Brasil, Canadá, Estados Unidos, França, Índia, Japão, Nova Zelândia, Reino Unido e Singapura. O levantamento, que teve 2 mil entrevistados apenas no Brasil, traz dados relevantes sobre a percepção da população em relação ao Futuro do Trabalho e os impactos da Covid-19 sobre as relações entre os colaboradores e as empresas.

"A pandemia teve um grande impacto no modelo de trabalho com o qual estávamos acostumados. Da noite para o dia tivemos que migrar para o home office, o que trouxe à tona muitas questões sobre o futuro do trabalho", comenta Fabio Costa, Vice-presidente sênior general manager da Salesforce no Brasil. "A Série Global Stakeholder traz reflexões importantes sobre a percepção dos brasileiros em relação às mudanças nas dinâmicas de trabalho e mostra uma expectativa de que as empresas como protagonistas para melhorar o mundo", completa Fabio Costa.

Entre os entrevistados no Brasil, 87% não percebem melhoras em relação às oportunidades de empregos, 75% acham que o desenvolvimento da força de trabalho deve ser uma prioridade das empresas e 71% dizem que o trabalho remoto é viável apenas para uma parcela da população. Abaixo destacamos os principais resultados da pesquisa no País.

Expectativa sobre as empresas como agentes de mudança
Entre os entrevistados no Brasil, 82% confiam nas empresas para construir um futuro melhor. E para 70% deles, a diminuição das desigualdades globais deveria ser a grande prioridade para as empresas. Esses números mostram a grande confiança dos brasileiros nas empresas, principalmente se comparados aos dados relacionados ao setor público: 55% dizem não confiar nos governos para construir um futuro melhor.

Além disso, 76% dos entrevistados dizem que é crucial que seu empregador retribua à comunidade e 66% acreditam que as empresas serão mais resilientes às crises ao sair da pandemia.

"Os negócios devem ser uma plataforma para mudança e isto é o que a sociedade espera. Além de posicionar produtos e soluções, as marcas precisam engajar seus públicos para apoiá-los neste momento e contar como impactam", destaca Fabio Costa.

A importância do trabalho remoto
71% dos brasileiros acreditam que o trabalho remoto é viável apenas para uma parcela da população, mas 57% dos trabalhadores presenciais dizem que conseguiriam trabalhar remotamente se sua empresa oferecesse uma tecnologia melhor. Já 52% dos entrevistados dizem que trocariam de emprego se isso significasse que poderiam trabalhar remotamente.

Esses dados mostram que há interesse pelo trabalho remoto por parte dos colaboradores, mas isso esbarra em alguns empecilhos, como a disponibilidade de tecnologia por parte das empresas.

"A pandemia fez com as empresas pelo mundo entendesse que o trabalho a distância é viável. O desafio é manter equipes alinhadas por meio de processos e tecnologia para colaborar com foco no cliente", destaca Fabio. "No ambiente híbrido, com equipes no escritório e trabalhando remotamente, o foco é cuidar da saúde dos colaboradores e clientes", completa o executivo. O Work.com traz soluções para o retorno seguro aos escritórios.

Desenvolvimento da força de trabalho deve ser prioridade das empresas
Para 89% dos entrevistados o acesso às oportunidades de emprego não está melhorando e quase um terço diz não ter as habilidades técnicas exigidas pelo mercado. De fato, atualmente o Brasil tem mais de 13,1 milhões de desempregados , segundo dados do IBGE. Como resultado dessas percepções 57% dos brasileiros estão considerando obter outra formação.

Nesse contexto, para 75% dos entrevistados o desenvolvimento da força de trabalho deve ser uma prioridade das empresas e 77% deles dizem que a tecnologia deve desempenhar um papel essencial nesse processo.

"A capacitação é chave para o crescimento e superação. As empresas que enfrentaram melhor o processo de isolamento social, prepararam suas equipes para lidar com um novo contexto, ferramentas e processos digitais. Sem novas habilidades, não há perspectiva positiva", diz Fabio.

Aprendizagem online gera interesse no Brasil, porém há obstáculos
Entre os entrevistados, 71% relataram estar mais interessados em aprendizado e treinamento online desde o início do isolamento social. Mas esse tipo de ensino esbarra em questões como o acesso à internet e a um computador, além da questão financeira para arcar com os custos de um curso.

A pesquisa aponta que 84% dos brasileiros gostariam de ter acesso gratuito a plataformas de capacitação, mas 50% se dizem nervosos demais para buscar o aprendizado online neste momento, índice que aumenta para 55% entre pessoas de baixa renda. Já um terço das pessoas ouvidas acredita que este modelo de aprendizagem é muito difícil para elas.

"Muitas empresas já têm adotado a capacitação online, especialmente as de tecnologia, que são as que mais sofrem com a falta de profissionais treinados. A Salesforce, por exemplo, disponibiliza gratuitamente o Trailhead, uma plataforma online que tem como objetivo capacitar as pessoas para utilizar as soluções da empresa nas diversas vagas disponíveis", comenta Fabio. "Ao preparem os cidadãos para o mercado de trabalho, essas plataformas gratuitas ajudam a tornar o País e sua indústria mais competitivos e qualificados", completa.

Habilidades exigidas estão aumentando
Com a evolução constante nos formatos de trabalho, as habilidades exigidas pelos empregadores também estão mudando. Para os brasileiros, as habilidades mais importantes nos próximos seis meses serão adaptabilidade e colaboração, ambas apontadas por 96% dos entrevistados. Em seguida aparecem criatividade (95%) e habilidades comerciais (93%).

Já quando perguntados sobre as habilidades técnicas essenciais nos próximos seis meses, as respostas foram: análise de dados (93%), codificação/desenvolvimento de aplicativos (92%) e ciência de dados (91%).

"Neste esforço contínuo para desenvolvimento profissional, é importante que soft skills como adaptabilidade e colaboração tenham um papel relevante. Enquanto a tecnologia pode nos ajudar a aprender novas habilidades, precisamos nos apoiar em soft skills para crescer tanto no ambiente de trabalho digital quanto físico. Na economia digital, os produtos que vendemos, as expectativas dos clientes e a natureza do trabalho mudarão. Assim, nossa jornada para desenvolver soft skills não tem fim", destaca Fabio sobre os dados da Série Global Stakeholder - O Futuro do Trabalho, Agora.

Sobre a Salesforce
A Salesforce, líder mundial em CRM, capacita empresas de todos os tamanhos e segmentos para realizar a transformação digital e obter uma visão de 360 graus dos clientes. Para mais informações, visite http://www.salesforce.com/br.

Artigo: Lojas de shopping de São Paulo voltam a funcionar 12 horas por dia

 

Decreto passa a valer a partir de amanhã, 10, no Estado de São Paulo

Redação/Hourpress

O anúncio da passagem para fase verde dentro do Plano São Paulo irá alterar o horário de funcionamento das lojas de shopping. De acordo com o decreto de número 65.234 publicado hoje, 9 de outubro, os shoppings centers deverão funcionar com a capacidade limitada de 60%, adotando os protocolos exigidos e com horário de 12 horas diárias. Segundo a Alshop(Associação Brasileira de Lojistas de Shopping), as lojas irão funcionar em horário normal das 10h às 22h nos dias úteis e sábados, e das 12h às 20h nos domingos e feriados, segundo o plano anunciado pelo governo e mantendo todos os protocolos sanitários aprovados.

Eventos em shopping, cinemas e teatros

Outra consequência do avanço de fase é a permissão para a reabertura de espaços de entretenimento dos shoppings como cinemas e teatros, com limitação de público e venda de ingressos preferencialmente online. Também serão permitidos eventos dentro dos shoppings e eventos em geral com até duas mil pessoas. “A reabertura dos espaços de entretenimento nos shoppings devem ajudar na recuperação do movimento e das vendas nas lojas, pois um dos fatores para a crise que estamos vivendo é a baixa circulação de pessoas, horário restrito de restaurantes na praça de alimentação e o fechamento de cinemas e teatros ou mesmo a impossibilidade de eventos que movimentam centros de compra.”, finalizou Sahyoun.

Para conscientizar a sociedade e a opinião pública sobre a crise e a retomada da economia, a Alshop formou junto com outras 30 entidades e 70 empresários o Instituto Unidos Pelo Brasil. O grupo lançou uma campanha em formato de vídeo, pelas redes sociais, com entrevista a pequenos empreendedores do comércio, sobre os prejuízos e o desemprego causados pelo fechamento do comércio como resultado das ações de contenção da pandemia.

Saúde: Hábitos comuns que interferem na eficácia da pílula anticoncepcional

 

Ingerir o medicamento no mesmo período é o ideal e garante maior eficiência

Redação/Hourpress

BBC
A pílula anticoncepcional é um dos métodos aliados das mulheres com vida sexual ativa que desejam evitar a gravidez. O que nem todas sabem é que alguns hábitos, relativos a horários e à ingestão inadequada, interferem na eficácia do medicamento. A ginecologista do Hospital Edmundo Vasconcelos, Maria Luisa Mendes Nazar, solucionou algumas das principais dúvidas sobre o tema:
 
1. Não tomar a pílula anticoncepcional no mesmo horário diminui a eficiência do remédio?
 
A resposta é sim. Segundo a ginecologista, ingerir o medicamento no mesmo período é o ideal e garante maior eficiência, seja ele via oral ou injetável. No caso da pílula, que é diária, recomenda-se escolher um horário com menor possibilidade de esquecimento. A médica, no entanto, tranquiliza. “Quando alertamos sobre atrasos, não nos referimos a minutos, mas sim a um período inteiro, após 3h do horário”, explica. Nesses casos, o ideal é fazer uso de outros métodos contraceptivos, como a camisinha para evitar qualquer risco de engravidar.
 
2. É preciso ingerir o comprimido com água ou outro líquido?
 
A recomendação é tomar o remédio sempre com auxílio de água ou qualquer outro líquido que não seja alcoólico. A dica, como explica a Maria Luisa, é importante por ajudar na condução do comprimido até o estômago, evitando qualquer parada inesperada no esôfago, por exemplo. “Caso a paciente tenha uma boa salivação e consiga deglutir sem nenhum problema, não há contraindicação. Mas aconselhamos a assistência da água para que a pílula chegue tranquilamente ao estômago”, explica a ginecologista. 
 
3. Vômitos e diarreia atrapalham a absorção do anticoncepcional?
 
Nestes casos, segundo a médica, é preciso cautela. Os vômitos são preocupantes em alguns cenários, principalmente quando ocorrem em até quatro horas da ingestão do comprimido. Isso porque é este o tempo médio que a pílula demora a chegar ao estômago, portanto, aumenta as chances de não absorção correta. 
 
A segunda situação que merece atenção é a de pacientes com bulimia, gastrite, intolerância no tubo digestivo e mulheres que fizeram cirurgia bariátrica. Para estas pessoas, por conta do histórico clínico, é preciso uma análise do caso para a escolha do método mais adequado e eficaz. Já no caso de diarreia, a ginecologista não vê perigo. “O comprimido primeiro chega ao estômago, cai na corrente sanguínea e vai até o fígado para ser metabolizado. Por isso, a diarreia não é uma ameaça ao efeito da pílula”, lembra. 
 
4. Qual o melhor método anticoncepcional?
 
Não é possível afirmar de forma geral qual é o melhor, destaca Maria Luisa. A orientação é sempre consultar-se com o especialista a fim de definir a opção mais vantajosa para a realidade de cada paciente. 

Saúde: Na Pandemia,Telemedicina oferece consulta com psicólogos para controlar ansiedade

 

Pagamento é feito no próprio aplicativo e os profissionais podem se cadastrar gratuitamente


Redação/Hourpress

Arquivo
A pandemia de coronavírus trouxe preocupações para todas as pessoas. Não saber o que pode acontecer nos próximos meses, se preocupar com a saúde, com amigos e familiares, a instabilidade econômica e a ameaça de desemprego, são situações que podem gerar grande desgaste mental e emocional.

Manter o equilíbrio e cuidar da saúde mental neste momento é muito importante e pode ajudar a enfrentar esse período caótico. Com a flexibilização da quarentena muitos consultórios de psicólogos e psiquiatras já estão abertos, mas muitas pessoas ainda não sentem-se totalmente seguras para sair de casa toda semana para fazer terapia. Nesse caso a melhor alternativa é a consulta com o profissional em casa, pela internet, através da telemedicina. A VidaClass, plataforma online que há seis anos promove acesso a serviços médicos passou a oferecer consultas online com psicólogos e psiquiatras no aplicativo e também no site.

Segundo levantamento do Ministério da Saúde feito com mais de 17 mil pessoas de diferentes idades sobre a saúde mental dos brasileiros durante a pandemia, 86,5% dos entrevistados relatam sentir ansiedade, 45,5% sentem presença moderada de estresse pós-traumático e 16% declararam depressão grave.

Os resultados da pesquisa confirmam que uma ajuda especializada, principalmente neste momento, é fundamental. Uma grande dificuldade das pessoas que buscam tratamentos desse tipo são os valores cobrados, preocupando-se com essa realidade, a VidaClass oferece consultas, exames e serviços de seguros que garantem internação hospitalar, vida e assistência, além de produtos que disponibilizam descontos e entrega em domicílio de medicamentos, com preços justos para ajudar as pessoas nos cuidados necessários à saúde.

Vitor Moura, CEO da VidaClass, diz que preços acessíveis e telemedicina podem ajudar na recuperação das pessoas: "Os serviços oferecidos aqui podem ser enquadrados como exemplo de tecnologia voltada para o bem estar das pessoas, já que une pacientes e médicos por geolocalização e pretende ser um suporte para os quase 170 milhões de brasileiros que não possuem plano de saúde e precisam de algum tipo de atendimento médico".

Sobre a VidaClass - Criada em 2014, a VidaClass é uma startup que promove acesso a diversos serviços na área da saúde. Entre eles, médicos, dentistas, exames de imagens e laboratoriais, consultas multiprofissionais, pacotes hospitalares, seguro de diária internação hospitalar e benefícios farmacêuticos. 

Artigo: Como a pandemia pode elevar as taxas da obesidade no Brasil

 

No País, 20,7% das mulheres e 18,7% dos homens são obesos


Redação/Hourpress

Arquivo

Dia 11 de outubro é comemorado o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, que foi criado para alertar e conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção dessa doença que, se não tratada, pode se tornar um fator de risco e desencadear diversas enfermidades crônicas como asma, gordura no fígado, alguns tipos de câncer, doenças cardiovasculares, diabetes, entre outras, afetando a qualidade de vida da pessoa. Com isso, a data incentiva a busca por soluções práticas que ajudem as pessoas a alcançar e manter um peso saudável, revertendo esse problema que é global.

Somado a isso, o problema pode se agravar em função do cenário de incertezas pelo qual o mundo está passando. Em função da pandemia, as pessoas tiveram que se adaptar a situações nunca antes vivenciadas, como conciliar trabalho, família, filhos e aulas online, além dos sentimentos de ansiedade, medo e angústia. É importante destacar que, durante o distanciamento social, o nível da prática de exercícios físicos caiu, levando as pessoas a terem uma vida mais sedentária. Tudo isso contribuiu para um desequilíbrio na alimentação e no aumento do consumo de alimentos processados e ricos em calorias.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a obesidade é um dos problemas mais graves que precisa ser combatido em todos os países. A estimativa é que, em 2025, cerca de 2,3 bilhões de adultos no mundo estejam acima do peso, sendo 700 milhões de indivíduos com obesidade. Em relação às crianças, a previsão é que 75 milhões sejam diagnosticadas com obesidade infantil, caso nada seja feito. Atualmente, no Brasil, 20,7% das mulheres e 18,7% dos homens são obesos. Em relação à obesidade infantil, o Ministério da Saúde e a Organização Panamericana da Saúde apontam que 12,9% das crianças brasileiras entre 5 e 9 anos de idade têm obesidade, assim como 7% dos adolescentes na faixa etária de 12 a 17 anos.

Para Sizenando Ernesto de Lima Junior, Coordenador do Núcleo de Obesidade Mórbida do HSANP e Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, a vida sedentária, os maus hábitos alimentares e o alto consumo de açúcar são as principais causas para o aumento da obesidade mundial. “As pessoas têm uma jornada de trabalho muito intensa e acabam não priorizando sua alimentação e saúde, e isso pode impactar diretamente em quadros de obesidade. Além disso, há inúmeros fatores que contribuem para o aumento dessa doença, como a genética e o fator emocional, por exemplo, mas os impactos causados por essas condições são relativamente pequenos, se comparados às pessoas que se alimentam de forma incorreta. Isso, sim, é a grande causa da obesidade”, explica. No entanto, o médico explica que é possível conciliar a correria do dia a dia com uma vida saudável. “É importante adotar medidas como a prática de exercícios físicos, alimentação adequada, beber um copo de água meia hora antes da refeição para ter a sensação de saciedade e comer alimentos mais leves, dormir bem, incluir frutas em sua rotina e beber bastante água para manter a hidratação do corpo”, finaliza o especialista.